quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

O SOLO Vivo

Foto de José Salgado
O solo é um meio vivo e dinâmico, um habitat de enorme biodiversidade e um reservatório de nutrientes.
Uma colossal diversidade de organismos vivem no solo, desde as bactérias unicelulares aos  pequenos vertebrados e plantas, passando pelos protozoários, fungos, nemátodos, insetos e outros artrópodes, e minhocas. Só de bactérias, um grama de solo em boas condições pode conter centenas de milhões de microorganismos de dezenas de milhares de espécies diferentes.


A atividade biológica no solo elimina agentes patogénicos, decompõe a matéria orgânica em componentes mais simples passíveis de serem absorvidos pelas plantas, contribui para a manutenção ou melhoria da estrutura e da fertilidade dos solos.


Um solo fértil e produtivo tem pelo menos 3 a 6% de matéria orgânica, que é composta pelos próprios organismos do solo, pelo resíduo fresco - restos de plantas, como folhas e raízes, e outros seres vivos, pela matéria orgânica em decomposição – a parte ativa, e pelo o húmus, a parte já decomposta e estabilizada.

A matéria orgânica melhora a estrutura do solo, defende-o da erosão,  permite a retenção de água e de nutrientes, facilita a circulação do ar e da água,  evita variações de pH,  diminui a toxicidade dos micronutrientes e de poluentes, melhora a nutrição das plantas e dos organismos do solo.

Mensagem baseada na pesquisa efetuada para a Exposição Percursos (exposição inaugural da Casa do Território, Parque da Devesa, Vila Nova de Famalicão)

2 comentários:

  1. Adoro este saber,desejo que seja respeitada a natureza ,eu tentarei cumprir meu desejo
    obrigada

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.