quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Dia Mundial do SOLO - 5 de Dezembro

Fotografia de Jim Richardson, National Geographic
"Servir como meio básico para a sustentação da vida e de habitat para pessoas, animais, plantas e outros organismos vivos; manter o ciclo da água e dos nutrientes; servir como meio para a produção de alimentos e outros bens primários de consumo; agir como filtro natural, tampão e meio de adsorção, degradação e transformação de substâncias químicas e organismos; proteger as águas superficiais e subterrâneas; servir como fonte de informação quanto ao patrimônio natural, histórico e cultural; constituir fonte de recursos minerais; e servir como meio básico para a ocupação territorial, práticas recreacionais e, propiciar outros usos públicos e econômicos, são as principais funções do solo. E dessa forma, o solo deve ser considerado como elemento fundamental para a sustentação e sobrevivência do homem na face da terra. "
(Fonte: Engs. Agrs. JoséLaus Neto e Ivan Bacic (Ciram) e Milton da Veiga (EECN), através do site do CIRAM)

A IUSS (União Internacional de Ciências do Solo) lançou o dia 5 de dezembro como o Dia Mundial do Solo em 2002:

Imagem de City Soils
"Dia Mundial do Solo celebra a importância do solo como um componente crítico do sistema natural e, como um contribuinte vital para a comunidade humana através da sua contribuição para a segurança de alimentos, água e energia e como mitigador de perda de biodiversidade e mudanças climáticas. Particularmente comemorado pela comunidade global de 60 000 cientistas do solo encarregados da responsabilidade de gerar e comunicar conhecimento do solo para o bem comum, muitos eventos focado no aumento da consciência pública do solo e da sua importância para a humanidade e o ambiente". (Fonte: IUSS)

Este ano, 10 anos depois, a FAO juntou-se ao evento:

Imagem de City Soils
"O solo é um recurso natural finito. Numa escala de tempo humana não é renovável. No entanto, apesar do papel essencial que o solo desempenha para a subsistência humana, em todo o mundo há degradação crescente dos recursos do solo devido às práticas de gestão inadequadas e pressões populacionais, que conduzem à  intensificação insustentável e à inadequada administração deste recurso essencial.

Apesar dos esforços louváveis da IUSS e dos cientistas do solo de todo o mundo, nas últimas décadas os solos tem sido vistos  como uma segunda prioridade em decisões  nacionais e internacionais. De facto, a degradação do solo é um processo silencioso, que não chama a atenção dos decisores. No entanto, os solos são essenciais para enfrentar pressões atuais e futuras sobre recursos limitados e atender às necessidades de uma população em expansão. 

Imagem de City Soils
Reconhecer, defender e apoiar a gestão sustentável dos solos é a única alternativa para garantir solos saudáveis e a segurança alimentar mundial e para a manutenção dos muitos serviços vitais dos ecossistemas que os solos providenciam.

Apoiada pela Parceria Global do Solo (Global Soil Partnership), e dada a sua importância , a FAO decidiu, pela primeira vez, celebrar o Dia Mundial do Solo e ajudar a colocar os solos no topo da agenda para a Agricultura Sustentável e para a Segurança Alimentar em todo o mundo."

Porque considero muito positivo este alargamento da consciência sobre a importância do solo, este blogue junta-se ao Dia Mundial do Solo com esta publicação e com mais trêss publicações adicionais e quase simultâneas sobre o solo: O Solo físico, o Solo vivo e a Degradação do Solo, derivadas da pesquisa efetuada para a Exposição Percursos (exposição inaugural da Casa do Território, Parque da Devesa, Vila Nova de Famalicão).

Para entender o SOLO e o seu papel vital para as pessoas e o ambiente, recomendo  a crianças e adultos de todas as idades, da cidade ou do campo, o imperdível filme DIRT!, cuja divulgação, foi, nem mais, nem menos, o "post" mais visitado deste blogue nestes mais de 3 anos e meio de existência.


3 comentários:

  1. Não percebo como é que não percebem que o solo está a morrer com o tratamento que lhe damos.
    E com um solo morto, toda a vida morre... :(

    Que grande capacidade de alheamento das populações, nem falo dos governantes, porque estes, já sabemos...

    ResponderEliminar
  2. Olá aNa Tureza

    Infelizmente há mesmo muita falta de compreensão sobre o papel importantíssimo do solo nos ecossistemas. Mas nem tudo é mau, pois até a UE está a preparar legislação para a defesa do solo...mas a verdade é que já hámais de 10 anos e ainda não saiu nada... pelo menos, já há um dia dedicado ao solo, o que quer dizer, pelo menos, que lhe reconhecem importância!

    ResponderEliminar
  3. "Quando mudamos o modo de observar as coisas, as coisas que observamos também mudam"

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.