quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

A física do SOLO

Foto de Pedro Colaço
O solo, a camada superficial da crosta terrestre, é o suporte da paisagem, das atividades humanas e de grande parte da vida na Terra. É o sustentáculo das plantas que nos fornecem alimento e oxigénio e regulam o clima, é um regulador e purificador dos fluxos de água, um meio natural de reciclagem de compostos orgânicos e um habitat de grande biodiversidade.


Definido pela pedologia (ciência que estuda a formação, morfologia e classificação do solo) como o resultado do intemperismo (conjunto de fenómenos químicos, físicos e biológicos que provocam a alteração das rochas e seus minerais), o solo reúne três estados da matéria (sólido, líquido e gasoso) e é constituído por partículas minerais, água, ar, matéria orgânica e organismos vivos. 

A proporção dos constituintes do solo varia muito, mas em média pode-se considerar que, em volume, é composto por cerca de 45% de minerais, 25% de ar, 25% de água e 5% de matéria orgânica (incluindo organismos vivos). 

Horizontes do Solo

Textura do solo
O perfil do solo mostra uma série de camadas mais ou menos paralelas à superfície, chamadas horizontes, com aspeto e propriedades diferentes, cuja natureza, espessura e número de variam de acordo com os diferentes tipos de solo e com a sua maturidade, podendo enquadrar-se nos cinco horizontes principais (O, A, B, C e R) ou em horizontes de transição; um solo jovem tem menos camadas que um solo maduro.

Várias propriedades físicas caracterizam o solo, como a estrutura, a textura, a porosidade, a permeabilidade, a coesão e a cor.   A textura é a propriedade física do solo que menos sofre alteração ao longo do tempo, e é muito importante na agricultura pois tem influência direta na infiltração e na retenção de água, no arejamento e na coesão do solo, bem como na nutrição das plantas.  

Mensagem baseada na pesquisa efetuada para a Exposição Percursos (exposição inaugural da Casa do Território, Parque da Devesa, Vila Nova de Famalicão)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.