quinta-feira, 15 de novembro de 2012

"Murar o Medo", por Mia Couto

«Há muros que separam nações, há muros que dividem pobres e ricos. Mas não há hoje no mundo muro que separe os que têm medo dos que não têm medo.  Sob as mesmas nuvens cinzentas vivemos todos nós, do sul e do norte, do ocidente e do oriente. Citarei Eduardo Galeano acerca disso que é o medo global: “Os que trabalham têm medo de perder o trabalho. Os que não trabalham têm medo de nunca encontrar trabalho. Quando não têm medo da fome, têm medo da comida. Os civis têm medo dos militares, os militares têm medo da falta de armas, as armas têm medo da falta de guerras.” E, se calhar, acrescento agora eu, há quem tenha medo que o medo acabe.»

Parte final do texto de Mia Couto, abaixo lido pelo próprio em 6 de Maio de 2011, nas Conferências do Estoril.  Texto completo em Pra Ler

4 comentários:

  1. Assustou a dimensão da greve (de que ninguém fala)
    E apareceu a arruada da pedrada
    A justificar a carga
    Carga desmedida, mas treinada
    pelos que
    têm medo que o medo acabe

    Mia Couto sabe do que fala

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Rogério

      Também acho que Mia Couto sabe do que fala. Quando o medo medra as pessoas ficam mais dóceis... por isso, há mesmo que tenha medo que o medo acabe!

      Eliminar
  2. Olá Manuela,
    Estive para fazer um post com este texto, mas não cheguei a fazê-lo... Obrigado por partilhar este maravilhoso texto! :)
    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Mab

      É de facto um texto que temos de partilhar! Contra o medo!

      Obrigada pela visita e um abraço :)

      Eliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.