sábado, 20 de outubro de 2012

Uma quinta para o futuro

Documentário da BBC "A Farm for the Future" (2009):

Imagem obtida aqui

«Com o pai perto da reforma, a realizadora de filmes de vida selvagem Rebecca Hosking retorna à quinta da sua família em Devon, para se tornar a próxima geração a cultivar a terra. Mas os preços a subir dos combustíveis chamaram a atenção para Rebecca. Percebendo que toda a produção de alimentos no Reino Unido é completamente dependente de combustíveis fósseis, ela propõe-se descobrir o quão seguro é o fornecimento de petróleo.

Alarmada com as respostas, ela explora as formas de agricultura sem o uso de combustíveis fósseis. Com a ajuda de agricultores e produtores pioneiros, Rebecca descobre que, na verdade, a natureza é a chave para a agricultura num futuro de baixa energia
Fonte: tradução daqui

7 comentários:

  1. Minha Boa Amiga Manuela Araújo,
    Como é usual em si trouxe-nos mais um post muito oportuno! De tal modo o apreciei que penso levá-lo para o meu Blogue "Alentejo"! Espero que não se zangue pois é importante difundi-lo para que possamos futuramente depender menos da importação dos alimentos que necessitamos, alem de que poderíamos evitar mais consumos de petróleo e seus derivados.
    Um beijinho muito amigo e solidário.

    ResponderEliminar
  2. Caro amigo Luís


    Bem sabe que tudo o que por aqui aparece é para ser divulgado! Por isso se levar algo daqui para difundir, só posso agradecer!

    Bem haja e um abraço

    ResponderEliminar
  3. Gostei muito e aprendi outro tanto!
    Já partilhei no FB!
    Obrigado :)

    ResponderEliminar
  4. Agora, com legendas em português. Versão com legendas em espanhol em: http://vimeo.com/18161854

    ResponderEliminar
  5. Sonhei a vida toda em voltar a comer coisas do quintal, como fazia quando criança. Depois percebi que isso seria a saida para não ingerir venenos e agora pode ser simplesmente a saida diante de um futuro incerto. O documentpario me fez chorar no momento em que a moça de Fordhall fala sobre não arar a terra. Venho lutando para que meu jardim e horta sejam assim: um lugar one bichos e plantas cresçam e resgatem sua verdadeira vida e me dêem algum alimento. É só uma hortinha e um jardim de flores e ervas, tudo misturado, mas sei que estou seguindo a trilha certa. Grata por me aceitar neste grupo de pessoas que estão juntas nesse caminho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana Lagoa

      Muito obrigada pelo belo testemunho que aqui nos deixou. É mesmo esse o caminho que é preciso trilhar, um caminho de sustentabilidade e auto-suficiência, que nos trará mais saúde, um ambiente mais limpo, menos desperdício e a cooperação entre as pessoas para o seu benefício, em vez de trabalho duro apenas para trazer lucros a grandes corporações. É esse o obetivo da Permacultura, de que já várias vezes falei por aqui: cuidar da terra, cuidar das pessoas e partilhar. Com a maximização da produção em diversidade e a minimização do esforço, imitando a natureza e não lutando contra ela, e apostando nas culturas perenes, que exigem muito menos esforço que as anuais (sem esquecer estas, é claro).

      Obrigada e bem vinda.

      Eliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.