sexta-feira, 26 de outubro de 2012

"À Sombra de um Delírio Verde"


À Sombra de um Delírio Verde from Midiateca Copyleft on Vimeo.

Filme em inglês: The Dark Side of the Green

À Sombra de um Delírio Verde, 2011,um filme de An Baccaert, Cristiano Navarro, Nicola Mu

«Na região Sul do Mato Grosso do Sul, fronteira com Paraguai, o povo indígena com a maior população no Brasil trava, quase silenciosamente, uma luta desigual pela reconquista de seu território.
Expulsos pelo contínuo processo de colonização, mais de 40 mil Guarani Kaiowá vivem hoje em menos de 1% de seu território original. Sobre suas terras encontram-se milhares de hectares de cana-de-açúcar plantados por multinacionais que, juntamente com governantes, apresentam o etanol para o mundo como o combustível “limpo” e ecologicamente correto.
Sem terra e sem floresta, os Guarani Kaiowá convivem há anos com uma epidemia de desnutrição que atinge suas crianças. Sem alternativas de subsistência, adultos e adolescentes são explorados nos canaviais em exaustivas jornadas de trabalho. Na linha de produção do combustível limpo são constantes as autuações feitas pelo Ministério Público do Trabalho que encontram nas usinas trabalho infantil e trabalho escravo.
Em meio ao delírio da febre do ouro verde (como é chamada a cana-de-açúcar), as lideranças indígenas que enfrentam o poder que se impõe muitas vezes encontram como destino a morte encomendada por fazendeiros.»

Mais sobre as injustiças e crimes contra os índios Kaiowá Guarani no Brasil aqui

Petição da Avaaz: Salvemos os índios Guarani-Kaiowá - URGENTE!

6 comentários:

  1. Manuela...
    a espécie "civilizada" não vai ter emenda.
    Ando dividida entre querer saber e não querer saber o que se passa, pois o que já eu sei parece-me suficiente para tentar não fazer parte deste saque/massacre do planeta e dos outros seres vivos.
    Qualquer dia desisto de saber e dedico-me a viver a vida o melhor que puder, mas consciente da realidade de um modo geral.
    Parece-me que o grito de "Viva a Vida!" não ecoa...
    Um grande beijinho para ti.
    Hoje recordei que tu e mais alguns amigos virtuais ajudaram-me imenso numa altura em que estava bastante solitária no meu modo de ver o mundo.
    Parece-me que há mais gente desperta, embora sejam poucos que não contribuam para o caos, pois fazemos parte da engrenagem mesmo sem querer.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. aNaTureza

      Estamos sempre divididas, e é bom que assim seja, Precisamos saber o que se passa, procurar compreender, mas sem deixar de tentar fazer o melhor pelas nossas vidas, na nossa pequena esfera de acção.
      O grito "Viva a Vida!" ecoa, sim! Se não nas planícies, pelo menos nas montanhas :)

      Beijinhos e obrigada pela tua companhia e ânimo!

      Eliminar
    2. Estou otimista quanto ao futuro. O maior consumo de energia é com a mobilidade. Hoje começa a ser viável a utilização de meios de transporte elétricos e de hidrogéneo. Dentro de dez anos a gasolina, o etanol, o diesel e o biodiesel vão gradualmente sendo substituidos pelo gás, eletricidade e hidrogéneo. As energias renováveis do vento e do sol começam a ser competitivas (mais baratas) dentro de poucos anos. Hoje há locais onde as eólicas e as solares já atingiram a paridade com os combustiveis fósseis e os biocombustiveis. Cadadia que passa essa vantagem vai-se alargando. A evolução tecnológica está a favor dum Mundo mais sustentável...

      Eliminar
    3. Na primeira noite, eles se aproximam e roubam uma flor do nosso jardim: não dizemos nada. Na segunda, já não se escondem. Pisam as flores, matam o nosso cão e não dizemos nada. Até que um dia o mais frágil deles entra sozinho em nossa casa, rouba-nos a luz e, conhecendo o nosso medo, arranca-nos a voz da garganta. E já não podemos dizer nada. A caminho com Maiakovski (Bertolt Brecht).

      Eliminar
  2. Pela persistência e qualidade das denuncias e alertas, pela qualidade dos textos e documentos, por tudo isso e pela "velha" amizade aceite este prémio...

    (entretanto, já tinha assinado a petição)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, caro Rogério

      Já lá fui, em tempo, agradecer. Mas não queria deixar de o fazer também aqui:

      MUITO OBRIGADA :)

      Um abraço

      Eliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.