domingo, 9 de setembro de 2012

Fluxo: Por Amor à Água

Flow: For Love of Water  (Fluxo: Por Amor à Água), de Irena Salina, 2008:

"Documentário premiado Irena Salina que investiga o que os especialistas consideram a questão política e ambiental mais importante do século 21 - A Crise Mundial da Água.

Salina constrói um caso contra a crescente privatização das cada vez menos abundantes reservas de água doce do mundo, com um foco intrépido sobre política, poluição, direitos humanos, e o surgimento de um cartel mundial dominador da água.

As entrevistas com cientistas e ativistas revelam de forma inteligente a crise em franca ascenção, à escala global e humana, e o filme apresenta muitos dos responsáveis governamentais e corporativos por trás da "caça à água" (watergrab), enquanto coloca pergunta: "PODE ALGUÉM SER DONO DA ÁGUA?"

Fonte: Tradução livre de http://www.flowthefilm.com/about


Sobre as consequências da privatização da água, veja também o documentário Ouro Azul, de 2008.

Em 28 de Julho de 2010 a Assembleia Geral das Nações Unidas, através da Resolução 64/292, declarou que o direito à água potável e ao saneamento é um direito humano essencial para o pleno gozo da vida e do exercício de todos os direitos humanos. Esta resolução foi aprovada por 122 países, com 41 abstenções, nos quais se incluem os Estados Unidos, o Reino Unido, o Canadá, a Austrália e o Japão (comunicado da ONU aos media aqui)

E se não quiser esperar para ver o que acontece com a privatização da água em Portugal, que está já com a legislação encaminhada para o efeito, assine a Petição Privatização da Água a Referendo e/ou subscreva a Iniciativa Legislativa de Cidadãos PROTECÇÃO DOS DIREITOS INDIVIDUAIS E COMUNS À ÁGUAS (Manifesto aqui).

Nota: esta mensagem foi inicialmente publicada em 09/09/2012, e republicada em 22/03/2015, Dia Mundial da Água

4 comentários:

  1. Cara Manuela,
    Não sei se farei o que me pede...
    solicitar um referendo sobre esta questão é o mesmo que submeter a referendo a privatização do ar... há coisas em que o simples acto de referendar admite a alternativa...

    ResponderEliminar
  2. Caro Rogério

    Como vê, a pedir peço logo uma ou duas coisas. Também acho que nem sequer se deveria colocar a questão de privatizar a água, e como acho!!! Mas por acaso não sabemos de que é capaz quem nos (des)governa? Nem sequer nos querem "ouvir" porque já tomaram a decisão... vamos deixar?

    Mas como sei que muita gente não concorda sequer que se referende, também aí está o link para a Iniciativa Legislativa de Cidadãos PROTECÇÃO DOS DIREITOS INDIVIDUAIS E COMUNS À ÁGUAS

    ResponderEliminar
  3. BOA Manuela!
    É isso mesmo, tenho feito "campanha" para essa Iniciativa Legislativa de Cidadãos. Tenho recolhido assinaturas e distribuído as folhas para recolha. E amanhã mesmo, já combinei com amigos irmos para a rua recolher mais e falar sobre o assunto.
    Gostaria de pensar que as pessoas que se importam, no seu dia a dia e junto de amigos e familiares tb as recolham, pois para isso, tb se fala no assunto e esclarece-se as pessoas. Só assim...Não quero nem pensar que isto aconteça na totalidade, embora a água já esteja privatizada ou concessionada em alguns concelhos. É um escândalo ganharem dinheiro com um bem que é inerente à vida e que pertence a todos nós. É o mundo que temos, mas sei que poderíamos ter outro simplesmente se as pessoas se importarem.

    “Eu acredito que um outro mundo é possível. E numa noite calma, eu posso ouvi-lo a respirar”

    A ver vamos se se consegue as 35 000.

    Beijinhos grandes ;) e VIVA A VIDAAAAAAAA!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa, aNaTureza :))) isso é que é acção!!!

      Eu enviei a minha assinatura por e-mail, e agora que já tenho impressora, vou tratar de fazer também a recolha de assinaturas pelos familiares, amigos e colegas.

      Beijinhos e obrigada

      E, como dizes, VIVA A VIDA :)

      Eliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.