domingo, 1 de julho de 2012

Vandana Shiva em "O Tempo e o Modo"

{O programa completo foi disponibilizado pela RTP aqui (9 Julho 2012)}

{A pedido da produtora, o vídeo abaixo referido foi retirado deste blogue (e também do Youtube). Em sua substituição, coloquei aqui o trailer. Esperemos que o programa seja emitido mais vezes, porque o depoimento de Vandana Shiva é demasiado sério e importante para ficar na gaveta. (3 Julho 2012)}

Quem não pôde assistir ao programa "O Tempo e o Modo" na RTP2 com Vandana Shiva, na passada quarta-feira dia 28 de Junho de 2012, não deixe de o ver enquanto está disponível no Youtube.

Um depoimento vital e indispensável duma Senhora incrível, com uma cultura vasta, uma inteligência brilhante e uma simplicidade desarmante

"Um povo ignorante é um instrumento cego da sua própria destruição." Simón Bolivar



«Vandana Shiva alia a física quântica ao ativismo social para resistir pacificamente a um sistema que considera ter colonizado a terra, a vida e o espírito. Conta-nos como começou a defender a floresta, as sementes e os modos de vida e produção locais contra o controlo e o registo de patentes feitos pelas multinacionais.
A análise de Shiva vai mais além: remete-nos para as profundas implicações que o sistema capitalista patriarcal tem na construção de um mundo desigual, com consequências dramáticas, como a fome ou as alterações climáticas, que, para Shiva, são sintomas de implosão de uma civilização que falha material e espiritualmente. A nossa civilização, para sobreviver, terá de rever o seu modelo de compreensão e de interação com o mundo, tendo como exemplo o conhecimento holístico das civilizações chinesa e indiana, que, para Shiva, sobreviveram à História essencialmente porque diferem do Ocidente na relação que estabeleceram com a natureza.»

Fonte: RTP (O Tempo e o Modo)

4 comentários:

  1. Boa tarde.
    O meu nome é Rita Borges e sou produtora deste programa, o tempo e o modo. Esta série é algo que consideramos muito importante mas também constituiu um enorme esforço para a nossa produtora. Para o podermos continuar temos que cumprir uma série de compromissos, nomeadamente a não divulgação integral. Já enviei diversas nmensagens ao Vitor Mendes que me parece ser conhecido deste blog.
    O incomprimento é para nós fatal e pode significar o fim das nossas produções e sustentabilidade. Mais uma vez peço que retirem o programa da Vandana Shiva do Youtube. Acreditamos em diálogo e por isto mesmo, agradeço a vossa compreensão e aguardo uma resposta.

    ResponderEliminar
  2. Rita Borges

    Quando vi o seu comentário tratei de retirar o filme, e verifiquei que o mesmo também foi retirado do Youtube. Compreendo o vosso pedido, e espero que produzam mais programas com esta qualidade e importância para a sociedade atual, mas é com muita pena que vejo uma mensagem como a de Vandana Shiva ficar calada. Espero que o programa seja emitido mais vezes, porque é verdadeiro serviço público.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  3. Consigo compreender a perspectiva da produtora, mas já não há pachorra para direitos de autor!!!

    ResponderEliminar
  4. Mamede, felizmente a RTP disponibilizou os programas d' O Tempo e o Modo (http://www.rtp.pt/play/p871/e86825/o-tempo-e-o-modo)

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.