sexta-feira, 13 de julho de 2012

Crise, corrupção e bancos

«"Temos situações tão absurdas como pessoas da banca privada a controlar o Banco de Portugal e pessoas ligadas ao setor financeiro e ao setor das empresas que vão ser privatizadas a controlar no Parlamento as empresas que vão ser privatizadas e o próprio setor financeiro." 
(...)
"se é verdade que a crise gera corrupção também é verdade que foi a corrupção que gerou a crise"»

Paulo Morais, em JN (14/06/2012)


A fonte... from voz zerobel on Vimeo.
Através do blogue O Tempo Chegou

«Paulo Morais, vice-presidente da ONG "Transparência e Integridade" diz que o parlamento é o grande centro da corrupção em Portugal e que a corrupção é a verdadeira causa da crise. Entrevista de Luís Gouveia Monteiro.»  
Fonte: Vídeos SAPO

E a propósito, se concordar, assine a


«Os grandes bancos foram surpreendidos em um enorme escândalo de manipulação das taxas de juros globais, surrupiando milhões de pessoas em hipotecas, empréstimos estudantis, entre outros. Se fosse conosco, iríamos para a cadeia por conta disso, mas o banco Barclays apenas teve de pagar uma multa, uma pequena fração de seus lucros! A indignação está crescendo e essa é nossa chance de finalmente virar a mesa contra o reinado dos banqueiros sobre nossas democracias. 

O regulador de finanças da UE, Michel Barnier, está enfrentando o lobby de poderosos bancos e defendendo uma reforma que iria colocar os banqueiros atrás das grades por fraudes como esta. Se a UE tomar a iniciativa, esse tipo de responsabilização pode rapidamente se espalhar pelo globo. Mas os bancos estão fazendo lobby contra essa medida e precisamos de um gigante apoio popular para conduzir essas reformas. 

Se conseguirmos 1 milhão de assinaturas em apoio a Barnier nos próximos 3 dias, isso lhe dará forças para enfrentar a lobby bancário e para pressionar os governos em prol de uma reforma bancária. Assine a petição ao lado. O número de assinaturas será representado por atores fantasiados de banqueiros em uma prisão em frente ao Parlamento da UE.


Fonte (texto e imagem): Avaaz 10 Julho 2012, em http://www.avaaz.org/po/bankers_behind_bars_f/

4 comentários:

  1. Estou a seguir atentamente as intervenções de Paulo Morais e já editei este video, salientando o rigor e o cuidado em não entrar em generalizações...

    Quanto à petição, está assinada. Na próxima semana divulga-la-ei.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Paulo Morais tem tido a coragem que muitos não têm! E é mesmo preciso ter coragem, porque a perseguição é muito violenta!

      Eliminar
  2. Olá a todos...

    Acho é que a coisa é mais "não entrar em excepções"... mas está bem! Continuamos a pensar que a coisa é pouca!
    O que o Paulo Morais descreve é o estado geral deste país... Ainda ontem ao ouvir na RTP informação uma deputada novinha novinha... e fiquei a pensar!!! Coisa RARA... pensar!
    E decidi ir à pesca, e pesquei... Quase o mesmo que no caso da Sérvulo! E acho que se continuar a pescar neste Lago não me vão calhar espécies diferentes, serão, na generalidade, sempre a mesma espécie...

    Abraços
    voz a 0 db

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Voz, pelo menos essa sua pesca diária de coisas infames é bem frutífera... é um oceano cada vez mais recheado de "peixes-mamíferos" que não há meio de entrarem em extinção.
      Já a pesca de peixe de verdade, não tarda a se extinguir, por extinção do peixe, é claro...

      Abraços

      Eliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.