sábado, 7 de julho de 2012

"Belo Monte, Anúncio de uma Guerra" - o filme

Sobre o crime contra a Amazónia e seus povos indígenas chamado Belo Monte, a mega barragem no Rio Xingu, já aqui falei algumas vezes. As obras já começaram, e não adiantaram manifestações, petições, famosos pedindo, nem adiantou James Cameron recorrer a uma curta metragem onde estabelece o paralelo da situação com a trama de Avatar - Uma Mensagem de Pandora. Dilma manteve-se firme na defesa dos interesses dos grupos económicos.

No filme Avatar, os predadores de recursos alheios perdem a guerra final e os locais vencem. No Xingu, embora a guerra contra o poder económico não tenha acabado, está muito difícil para os locais, e as batalhas perdidas sucedem-se. Infelizmente!

Imagem de Mario Tama/Getty Images obtida em NYT
«As manifestações contra a construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte continuam no estado do Pará. Ativistas, indígenas e organizações não governamentais (ONGs) travam duelos com o governo e empreiteiras em campo e na lei para impedir o andamento das obras. A polêmica expõe o Brasil no exterior, como no exemplo de mais uma notícia publicada no jornal norte-americano New York Times»

Mas a guerra ainda não acabou. Assim o mostra o filme que foi recentemente divulgado:

«O documentário Belo Monte, anúncio de uma guerra é um projeto independente que foi filmado durante três expedições à região do rio Xingu. O projeto teve financiamento popular via site Catarse. O filme foi lançado dia 17 de junho na internet.»

3 comentários:

  1. Olá a Todos...

    Pois é... LUCRO... ponto final!

    E lucro de quem? Dos países do costume... EUA, França, Alemanha, China etc! Pouco importa se uns quantos Índios vão morrer ou vão ter que mudar de sítio... AZAR! O que importa é LUCRO... NADA MAIS!

    Mas o que se passa lá, não é diferente do que se passa cá... E por cómico que seja a petição para parar TUA já leva o assustador número de 2,123 assinaturas... UI UI que o pessoal da EPD e restantes mafiosos já estão a tremer...

    Tal como em 1989 a coisa parece que só lá vai com aço afiado! Lá e cá...

    Bjs e Abr para Todos...

    ResponderEliminar
  2. Olá...

    E como ELES estão cheios de PODER...

    Mas tudo continua bem... A ignorância é a energia que mantém a ILUSÃO...

    Bjs e Abr
    voz a 0 db

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.