quarta-feira, 20 de junho de 2012

A voz da juventude na Rio+20

Há 20 anos, a canadense Severn Suzuki, então com 12 anos, ficou conhecida como "A menina que calou a ONU" na Conferência da Terra, a Cimeira Rio 92, com o seu discurso emotivo e profundo.

Imagem obtida na exame.abril
Hoje em dia, nós sabemos e ela sabe que não foi realmente ouvida, pois globalmente estamos bem pior. Pessoalmente, não acredito que a Rio+20 faça a diferença, porque os lideres mundiais continuam surdos à realidade das pessoas e da Terra e apenas têm ouvidos para as vozes $onante$ das grandes empresas multinacionais.

Mas a juventude continua a apelar aos líderes mundiais para mudarem de rumo. E ainda bem! Haja esperança!

Hoje foi a vez de Brittany Trilford (na foto), uma neozelandesa de 17 anos, discursar na cimeira, num discurso de 10 minutos que finalizou assim: "vocês têm 72 horas para decidir o destino de nossas crianças, dos meus filhos, dos filhos dos meus filhos. O cronômetro está contando, tic, tac, tic, tac".  A seguir, fica um vídeo com o seu apelo através da internet. 



E abaixo, um novo alerta de Severn Suzuki, desta vez referindo-se especificamente ao Canadá (o que não consta das legendas), país que tem tido retrocessos inacreditáveis nas políticas ambientais e cujo governo nitidamente a envergonha.

3 comentários:

  1. Olá a Todos...

    Sempre adorei, e continuo a adorar, ouvir Crianças que pregam aos Calhaus...

    E daqui por Terra+20(anos) a malta vai continuar a lamentar o que se passou no Rio+20 e a relembrar o discurso da Brittany Trilford, pois até nisto temos que ir fazendo actualizações... Pois as crianças têm o espantoso dom de nos conseguir CALAR... Mas mais NADA... Assim que os sons emanados pela boca celestial cessam... "Olha lá, quando é vais comprar mais créditos de carbono aos Índios da Amazónia? É que a minha Corporação quer expandir o negócio ainda mais e precisamos de créditos (verde) de carbono!"

    E assim vai ser... Mais letra menos letra...

    Se o SISTEMA não se altera... A destruição continuará, se bem que agora com suaves tons de verde!

    Bjs e Abr

    voz a 0 db

    ResponderEliminar
  2. Não é fácil, Voz, quem anda nisto há uns anos acreditar que eles façam algo de jeito!!!
    Aliás, antes pelo contrário. Vê lá o que andam a tramar:
    Breaking ’08 Pledge, Leaked Trade Doc Shows Obama Wants to Help Corporations Avoid Regulations

    Ou não percebi bem, ou isto é escandaloso!

    ResponderEliminar
  3. Então Manuela?!?! Não me digas que ainda estás sob o efeito da "Ilusão Obama"?

    Se estás então vê aqui e aqui... Se não servirem para ajudar passar a "Ilusão Obama" então não sei que mais faça para te ajudar!

    No 2º vídeo é preciso estar com atenção...

    Quanto à ligação que referes... Apenas mais do costume... Eles só sabem operar desta forma!

    Bjs

    voz a 0 db

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.