domingo, 24 de junho de 2012

Rio+20 - Nos interstícios da malha

Para finalizar as mensagens sobre a Rio+20 por aqui, algumas imagens e um extrato do artigo de opinião de Luísa Schmidt no jornal Expresso deste fim de semana, intitulado "As Malhas do Mundo":

«Algo de frustrante perpassa nesta cimeira. Com o mundo aflito na crise e a Europa a jogar à bola, este Rio por pouco desagua em seco.
...
A medir pela atenção que lhe foi dada pelos grandes governos do mundo, este Rio+20 seria quase um Rio menos 40" não fosse a exuberante criatividade das suas 'outras' cimeiras. É que tal como há 20 anos, esta cimeira são duas. Uma, a cimeira dos chefes de Estado com as suas presenças e sobretudo com as suas marcantes ausências (Obama, Merkel, Cameron). Um circo que move uma colossal máquina de segurança e de burocracia jurídica e diplomática à sua volta. Mas há outra que move mais gente: a cimeira da cúpula dos povos. Aquela onde está o mundo a querer existir e a não aceitar que o impeçam , agora que a informação, o conhecimento e as redes permitem construir sociedade, quer os poderes queiram, quer não. E é por aqui que o futuro parece espreitar, por onde melhor se fabrica sustentabilidade, e por onde se recupera a humanidade.
...

Desta cimeira leva-se, assim, um sentimento duplo: por um lado um pessimismo lúcido, porque os governantes mais uma vez transformaram uma oportunidade num oportunismo e adiaram as urgências para um tempo que já não temos.
...
Por outro lado, também se leva daqui um otimismo igualmente lúcido, quando se percebe que o mundo anda a construir-se nos interstícios e, à medida que isso acontece, esses interstícios revelam afinal que  afinal há mais mundos dentro do Mundo numa grande rede que vai construindo o seu próprio caminho, que não é 'alternativo' nem apenas reativo, mas real e concretizável. É sobretudo aí que está tudo a ser feito: as ideias novas, a criatividade, a esperança, os projetos inovadores, a solidariedade e sobretudo a inteligência e a alegria.  ...»

Imagem obtida em Portal Aprendiz
Imagem obtida em Combate ao Racismo Ambiental
Imagem obtida em Cúpula dos povos   
Imagem obtida em Terra


«Ares Kagele, de Malauí, África Oriental, durante a Marcha Global da Cúpula dos Povos da Rio+20, em 20 de junho de 2012. Tradução: "Estou aqui para mostrar aos Estados que nós somos os donos da terra, das sementes e da vida. Queremos que eles entendam que não é para destruir nossa terra. Estamos aqui para demandar que eles discutam o que podem fazer para proteger nossa terra e para proteger nossa vida".» Fonte: Canal de PortalAprendiz no Youtube

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.