domingo, 17 de junho de 2012

Catastroika - A privatização da democracia

«A crise mundial que o sector privado criou
tornou-se um pretexto para o ataque generalizado aos bens públicos»

A não perder, o documentário Catastroika, que mostra onde leva (e para quem) a onda de privatizações ao desbarato das infraestruturas essenciais. A quem não tiver tempo de ver o documentário todo, recomendo especialmente a parte sobre a privatização da água (13 minutos: de 0:50:40 a 1:04:00).



«Num momento em que as políticas de austeridade se comprovam como catastróficas, vale a pena ver Catastroika, filme dos mesmos autores de Dividocracia, agora no Youtube com legendas em português. O filme de Aris Chatzistefanou e Katerina Kitidi explica as motivações por trás das privatizações e as consequências brutais desta austeridade selvagem que, com a desculpa da dívida, traz apenas uma resposta - a subjugação e a miséria.

Catastroika denuncia exemplos concretos na Rússia, Chile, Inglaterra, França, Estados Unidos e, obviamente, na Grécia, em sectores como os transportes, a água ou a energia. Produzido através de contribuições do público, conta com o testemunho de nomes como Slavoj Žižek, Naomi Klein, Luis Sepúlveda, Ken Loach, Dean Baker e Aditya Chakrabortyy.
De forma deliberada e com uma motivação ideológica clara, os governos daqueles países estrangulam ou estrangularam serviços públicos fundamentais, elegendo os funcionários públicos como bodes expiatórios, para apresentarem, em seguida, a privatização como solução óbvia e inevitável. Sacrifica-se a qualidade, a segurança e a sustentabilidade, provocando, invariavelmente, uma deterioração generalizada da qualidade de vida dos cidadãos.
...
Se a Grécia é o melhor exemplo da relação entre a dividocracia e a catastroika, ela é também, nestes dias, a prova de que as pessoas não abdicaram da responsabilidade de exigir um futuro. Cá e lá, é importante saber o que está em jogo — e Catastroika rompe com o discurso hegemónico omnipresente nos media convencionais, tornando bem claro que o desafio que temos pela frente é optar entre a luta ou a barbárie.»
Fonte: 420doc

E a propósito das eleições de hoje na Grécia, transcrevo uma parte do texto de Nuno Ramos de Almeida, publicado no iOnline: 

Imagem de Reuters obtida em Dawn.com
«O berço ou a urna da democracia


Na Europa da troika os povos têm direito de ir às urnas apenas para votar naquilo que foi decidido para eles. É como na velha anedota em que um pai anuncia ao filho que é totalmente livre para escolher o seu futuro: “Meu filho, quer queiras quer não hás-de ser bombeiro voluntário.” Os poderes que mandam na Europa permitem que a Grécia eleja o seu governo desde que execute a política que a troika ordena.
...
O programa único dos memorandos da troika não é neutral. Nem pretende resolver a crise económica para todos. Aliás, desse ponto de vista, é uma catástrofe: Portugal e a Grécia vão acabar o período da dita ajuda a dever mais dinheiro e com a economia em pior estado que antes dos empréstimos da troika. A maré negra que alastrou a Espanha e a Itália não vai parar. ...»

5 comentários:

  1. Olá a Todos...

    Ali do lado direito, está lá uma imagem muito simples, que fazendo um clique nela mostra o quando os Portugas estão preocupados com a questão da Privatização da Água!

    São já tantos os assinantes que até assusta!!!
    E aquilo é para pedir um referendo!!!

    Ai se fosse uma petição “Pela redução do número máximo de alunos e alunas por turma e por professor/a. ”

    Nem imagino o que seria a adesão a uma coisa destas!!! Mas seria certamente de +- o dobro...

    Bjs e Abr
    voz a 0 db

    ResponderEliminar
  2. Olá Voz

    Pois... acho que vou voltar a colocá-la no destaque em cima... a petição contra a barragem do Tua parece-me não ter hipótese (1629 "as we speak"), mas a da Privatização da Água a Referendo já passa dos 18.000 ...não é muito mas, vale a pena insistir!

    ResponderEliminar
  3. Olá Maninha

    Já coloquei esse vídeo reportagem lá no meu blogue. Muito bom e na realidade assustador.
    As pessoas não estão para se chatear e esse tipo de documentários, além de realistas são demorados... que chatice!... Vamos ser arrastadas pela manada e neste termo, o Voz está coberto de razão. Pelos vistos as pessoas já interiorizaram que a ignorância lhes dá felicidade!... Vai daí, não passam de cordeiros e de nós pensam que somos loucos conspirativos que lhes queremos roubar o bem estar.
    Obrigada pela tua luta incansável na divulgação da verdade!
    Um beijo

    ResponderEliminar
  4. E como a Fada tem razão...

    beijo aos 3

    ResponderEliminar
  5. Baixar o Documentário Catastroika - http://goo.gl/v85ie

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.