domingo, 6 de maio de 2012

Permacultura: A horta caseira de Geoff Lawton

Imagem de Cecilia Macaulay   obtida aqui
No ano passado, falei aqui no Dia Nacional da Permacultura na Austrália, mas este ano, comemora-se hoje, dia 6 de Maio, o primeiro Dia Internacional da Permacultura! E para assinalar, deixo aqui dois vídeos com Geoff Lawton. 

Geoff Lawton é um consultor, designer e professor de permacultura. A pedido de Bill Mollison, um dos pais da permacultura, Geoff criou e dirige o "The Permaculture Research Institute" na Austrália, um instituto de pesquisa e ensino que atua como um centro de rede global para os projectos de permacultura. 

No primeiro vídeo, com legendas em português, Geoff Lawton mostra e explica a sua horta caseira, com a aplicação dos mesmos princípios da floresta alimentar (food forest) da permacultura.


Geoff Lawton - A Horta Caseira (The Kitchen... por ecotransition

No segundo vídeo, Geoff Lawton, numa entrevista preparada para este Dia Internacional da Permacultura, começa por responder à pergunta "Porquê Permacultura?":

"Permacultura, para mim, é a única resposta que o mundo precisa, é a única metodologia que funcionará reconstruindo os recursos mundiais de modo a que eles sejam permanentemente reconstituídos. Os recursos são finitos, precisamos de os reconstituir, e podemos fazê-lo milhares de vezes mais eficientemente, positivamente e quantitativamente do que alguma vez imaginámos, usando este sistema. Por isso, é algo em que vale mesmo a pena estar empenhado, e é isso que eu faço.

2 comentários:

  1. Uma daquelas coincidências que não é coincidência: ser celebrado o primeiro dia internacional da permacultura no dia da Mãe!
    Acho que a Mãe-Terra agradece! :-)

    Beijinhos e bom finzinho de dia da Mãe para ti também Manuela! :-D

    ResponderEliminar
  2. Olá Sónia

    Não tinha pensado nisso, mas se calhar tens razão, não é coincidência :)

    Beijinhos e obrigada

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.