terça-feira, 15 de maio de 2012

Novo Código Florestal do Brasil: VETA TUDO DILMA!


O parlamento brasileiro aprovou, em Abril passado,  a reforma do código florestal, uma lei que existe desde 1934. A nova lei prevê o alargamento das zonas agrícolas em regiões até agora protegidas, como a Amazónia, e amnistia os que têm vindo a cometer crimes ambientais contra a  floresta.

Milhões de pessoas no Brasil protestam contra uma lei que, ao contrário do que alega, protege os grandes latifundiários e não os pequenos produtores, e permite o aceleramento da destruição da floresta. Está agora nas mãos da presidente Dilma Roussef a decisão, até ao próximo dia 25 de Maio, de aprovar, vetar parcialmente ou totalmente esta nova lei.

Para além dos crimes ambientais, mais de duas centenas de defensores da floresta e opositores ao desflorestamento, foram assassinados nos últimos dez anos.

A seguir, um vídeo feito pelos habitantes de Fortaleza apelando ao veto de Dilma sobre as alterações ao Código Florestal Brasileiro, que explica de um modo muito claro o que está em causa:



Saiba mais em http://www.florestafazadiferenca.org.br/home/, incluindo os locais e datas das manifestações em várias cidades do Brasil.


3 comentários:

  1. Como se diz no Brasil "Nao ha como nao vetar né Dilma?"

    ResponderEliminar
  2. Olá Rogério,olá Bruno!

    Pois a Dilma vetou! Não tudo, mas parcialmente: "A presidente Dilma Rousseff vetou nesta sexta-feira 12 itens (artigos, parágrafos ou incisos) do Código Florestal. A redação final será publicada no Diário Oficial da União. O texto aprovado na Câmara dos Deputados no mês passado chegou ao Planalto com 84 artigos. Dilma cortou trechos da proposta que abririam margem para anistia a desmatadores, como o trecho que suprime punição para quem desmatou após julho de 2008." (Fonte: Terra Brasil).

    Agora vou tentar descobrir o que isso significa!

    Bom fim de semana

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.