quinta-feira, 24 de maio de 2012

"Esta não é a única realidade possível" - Eduardo Galeano

Entrevista com Eduardo Galeano, escritor uruguaio, transmitida no programa "O Tempo e o Modo", com realização de Graça Castanheira (RTP 2) no dia 10 de Maio de 2012. 

"Eduardo Galeano nasceu em Montevideo, Uruguai, em 1940. É jornalista e escritor. Combina ficção, história e análise política nos seus textos. Viveu exilado grande parte da sua vida. Regressou a Montevideo em 1985, onde vive e escreve, até hoje.

Imagem obtida aqui
Galeano fala um pouco do seu percurso e muito do percurso de um arco-íris terrestre sistematicamente mutilado ao longo da história; que é essencial ouvir e escutar com respeito; do contraditório e de fraturas entre o que  devia estar unido; que o sonho é parte da realidade; que o mundo está grávido de outros mundos muito melhores que este e que é preciso ajudá-los a nascer. 

Sobretudo, Galeano fala bem, fala como um ser "sentipensante", e chega até nós, com o coração e a razão, com o corpo e alma, inteiro.

A não perder, tal como os dois anteriores vídeos aqui colocados anteriormente com Eduardo Galeano: O Direito ao Delírio e A Ordem Criminosa do Mundo.

Ver aqui: http://www.rtp.pt/play/p871/e86823/o-tempo-e-o-modo

2 comentários:

  1. Olá,
    ele tem o dom de traduzir numa linguagem tão bonita , iguais sentimentos.
    Gosto mesmo muito de o ouvir.

    "O mundo está grávido de outros "munditos" e nós temos que ajudá-los a nascer"

    Viva a Vida!

    ResponderEliminar
  2. Olá aNaTureza

    Pois é cativante mesmo!

    Vamos lá a continuar a ajudar a nascer esses "munditos" :)

    Viva a Vida!

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.