sexta-feira, 20 de abril de 2012

Uma rede a convergir para a sustentabilidade

REDE CONVERGIR

Fonte: http://www.redeconvergir.net/?info=convergir

«A Rede CONVERGIR pretende mapear todos os projectos sustentáveis e inspiradores para que em rede possamos cooperar, potenciar as nossas sinergias e contribuir para uma sociedade equilibrada e uma vida humana em harmonia com o meio envolvente.
Procuramos interligar projectos que nas suas actividades promovam a reflexão e tomada de consciência por parte de cada ser humano do seu papel na sociedade e na natureza, estimulando uma atitude crítica, construtiva, activa e emancipada.

PORQUÊ?

É um juntar de esforços de pessoas que pretendem contribuir para dois objectivos:
- dar a conhecer, às pessoas que já estão envolvidas, o movimento silencioso que tem vindo a acontecer em Portugal de inúmeras iniciativas e projectos de diversas identidades, no sentido de criar uma rede de cooperação.
- integrar novas pessoas que se sintam motivadas a contribuir para uma convergência global e que, para isso, precisem de conhecer iniciativas e projectos concretos a acontecer ao seu redor.




COMO?

O mapeamento de projectos é feito através do preenchimento e envio de um inquérito on-line, projectos esses que ficarão georreferenciados num mapa.
As actividades e iniciativas aparecerão num calendário comum também através do preenchimento de um inquérito on-line.

QUAIS OS PROJECTOS E INICIATIVAS QUE ESTÃO NA REDE?

A rede CONVERGIR integra projectos cuja actividade procure contribuir para um maior equilíbrio, diversidade e interdependência dos indivíduos, promovendo uma maior harmonia entre os seres humanos (e suas gerações) e entre estes e o seu meio ambiente.

QUAIS OS PRINCÍPIOS DA INICIATIVA?

Cooperação – o contributo de cada pessoa objectiva o bem comum e promove as relações baseadas na colaboração entre indivíduos e projectos.

Transparência – desde o seu início a ideia foi partilhada, integrando o contributo de quem dela teve conhecimento e assim entendeu por bem fazer. Os seus resultados são de acesso comum.

Auto-regulação e organização – a informação de entrada é gerida por um grupo de voluntários que é rotativo consoante as dinâmicas de motivações e desmotivações pessoais.

Abrangência e proximidade geográfica – o projecto procura ter colaboradoras/es que cubram a generalidade do território de Portugal e estejam próximos dos projectos.»

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.