terça-feira, 10 de abril de 2012

Troca-te! - Dia 14 de Abril, Lisboa

Divulgação da 3ª edição do "Troca-te!", com o tema "Do som à imagem", no próximo sãbado, dia 14 de Abril, em Lisboa, na SOU - Associação Cultural - Rua Maria nº 73 (à Forno do Tijolo), Zona: Anjos. Trata-se de uma iniciativa de Teresa Simões e Adriana Fernandes (de quem transcrevo o e-mail abaixo) para um estilo de vida sustentável, e que nesta edição consta de troca de música, filmes e jogos.

"Após o sucesso do último evento, "Troca-te! Da primeira à última página" onde contámos com cerca de 60 pessoas e onde cerca de 700 livros passaram pelas nossas mãos pretendemos divulgar a nossa terceira edição. Podes ver aqui o vídeo do nosso último evento: Troca-te!Da primeira à última página!

Assim passamos a divulgar a 3ª edição: Troca-te! Do som à imagem! O objectivo será trocar filmes, música e jogos em todos os formatos (cd's, dvd's, cassetes, vinil...). Sempre com o intuito de promover um estilo de vida sustentável e economizar uns trocos! Haverá ainda a exibição pela primeira vez em Portugal do documentário "Living Without Money".

Esta edição do Troca-te! promete ser mais uma “loja” de troca imediata onde poderás também ouvir e ver antes de trocares e renovares a tua mediateca. As cassetes de vídeo e de música, os minidisc e tudo o que já nem sabíamos que alguma vez existiu e ainda tens por casa poderá aqui ser trocado.
Como sempre, tudo o que não for trocado será doado, desta vez a hospitais ou outras instituições sociais, para o entretenimento daqueles que, infelizmente não podem vir trocar.
Como trocar?

O Troca-te! terá início às 15 horas, hora em que os participantes começarão a chegar e entregam os seus artigos. Ser-lhe-á dado o número de senhas correspondente ao número de artigos trazidos, até um máximo de 7 para troca (contudo, poderão trazer mais como donativo).
Depois de se dar início à troca, estarão à disposição leitores/reprodutores para experimentar cd’s, dvd’s, discos de vinil e um computador portátil para jogos desta natureza.

Às 18 horas haverá a exibição do documentário "Living Without Money" (apresentado pela primeira vez em Portugal) que conta a história da alemã Heidemarie Schwermer que vive há 16 anos apenas de trocas.

Durante todo o evento o café do Sou estará mais uma vez disponível para nos acompanhar a chá, tostas e vinho quente!  O Troca-te! terminará por volta das 19 horas.

Regras
- Não são necessárias inscrições mas qualquer esclarecimento poderá ser feito através de info.trocate@gmail.com.
- Não existe limite máximo ou mínimo de artigos para entrega mas o número máximo de artigos que poderão ser trocados será 7.
- São aceites todo o tipo de música, filmes ou jogos nos formatos: cassete de áudio, discos de vinil, cassete VHS, minidisc, CD, DVD, jogos de computador, jogos de consolas (PS, Nintendo...).
- Todos os artigos devem ser originais e não cópias.
- Apelamos para que tudo o que é entregue esteja 100% funcional. Contudo, pelo carácter dos artigos entregues, não podemos garantir a total funcionalidade dos mesmos, uma vez que são artigos usados e não testados previamente pela equipa Troca-te!
...
Cumprimentos,

Adriana e Teresa"

5 comentários:

  1. A ideia é muito boa e é pena eu estar longe. Engraçado que sem nunca ter ouvido falar nisto também ja pensei nisso de viver sem dinheiro mas ao mesmo tempo pergunto se é possivel. Ou sera que penso assim por viver numa escravatura do consumo tal como todos nos?

    ResponderEliminar
  2. Olá Bruno

    Pois também eu estou longe, mas é uma excelente ideia a replicar!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola. Queria so dizer que quando falei em viver numa escravatura do consumo nao quis dizer que o consumismo me afecte. Nao sou de perder tempo em centros comerciais. Quis dizer que vivemos actualmente num tempo onde a febre consumista tem um lugar exagerado na nossa sociedade.

      Eliminar
    2. Olá Bruno

      Acho que tinha entendido. Também eu não me sinto escrava dessa ditadura, felizmente, embora reconheça que por vezes tenha de fazer um esforço. Por exemplo, tenho um telemóvel há muitos anos, com os seus defeitos, já me apeteceu trocar várias vezes... felizmente, tenho resistido a esse impulso, pois a verdade é que ele cumpre bem a sua função: fazer e receber chamadas e mensagens, e é leve, característica fundamental para mim!

      A sociedade em que estamos inseridos está constantemente a exercer pressões sobre nós, o que requer muita resistência e sobretudo pensamento livre (e informado, só assim pode ser livre) para combater esses vícios em que se deixou submergir!

      Escravatura? Sem dúvida.... de uns mais, de outros menos...

      Eliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.