segunda-feira, 2 de abril de 2012

Permacultura, princípios éticos

A permacultura baseia-se em três princípios éticos:   

    Cuidar da Terra
    Cuidar das pessoas
    Partilhar os excedentes

Para além dos fundamentais princípios éticos, a permacultura assenta também em princípios de planeamento (ou design). 

Convido-vos a visitar a brochura em português "Os Fundamentos da Permacultura", um resumo dos conceitos e princípios apresentados no livro "Princípios e Caminhos da Permacultura Além da Sustentabilidade", da autoria de David Holmgreen, e a ver a explicação do permacultor brasileiro Cláudio Jacintho, no vídeo abaixo.

2 comentários:

  1. Olá Manuela, apesar do meu afastamento (definitivo, ou não ?) da Blogoesfera, a verdade é que o "sustentabilidade" continua a ser um dos meus hábitos de leitura.
    Parabéns por mais este pedaço de conhecimento que aqui partilha connosco. Muito se fala em mudança de paradigma como solução para o actual estado em que (sobre)vivemos. Pois bem, comecem precisamente por olhar para a permacultura como o princípio básico dessa mudança de paradigma, que o resto virá por acréscimo.

    ResponderEliminar
  2. Olá Eduardo

    Apesar do afastamento, ainda arranjou um bocadinho para dar aqui um "saltinho" :-)

    E não podia estar mais de acordo, o princípio da mudança de paradigma é mudar de atitude e meter mão à obra! E quem quiser aprender permacultura, não precisa de curso, basta vontade e algum tempo para pesquisar na net, o manancial é enorme, sobretudo em inglês, mas cada vez há mais textos e vídeos em português. No Brasil, então, a permacultura vai de vento em popa!

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.