terça-feira, 24 de abril de 2012

O Poder da Comunidade

«Quando a União Soviética colapsou em 1990, a economia de Cuba entrou em parafuso. Com as importações de petróleo cortadas em mais de metade - e de alimentos em 80% - as pessoas estavam desesperadas. Este filme narra as dificuldades e lutas, bem como o espírito de comunidade e a criatividade, do povo cubano durante este período difícil. Os cubanos explicam como fizeram a transição de um sistema agrícola industrial altamente mecanizado para um outro baseado na agricultura biológica, local, e em hortas urbanas.

É um olhar incomum sobre a cultura cubana durante esta crise económica, a que eles chamam "O Período Especial". O filme começa com uma breve história do Pico do Petróleo, um momento da nossa história em que a produção mundial de petróleo atinge o máximo e começa a declinar. Cuba, o único país que enfrentou uma crise dessas - a redução massiva de combustíveis fósseis - é um exemplo de opções e esperança.

O Poder da Comunidade: Como Cuba Sobreviveu Pico do Petróleo é um projeto do Instituto de Soluções Comunitárias Arthur Morgan, uma organização sem fins lucrativos que desenvolve e ensina alternativas de baixa energia ao atual modo de vida insustentável, industrializado, centralizado e dependente de combustíveis fósseis. Visite www.communitysolution.org para mais informações.»

Fonte: http://www.powerofcommunity.org/cm/index.php (tradução minha)

2 comentários:

  1. Obrigado!

    Vão haver reacções de todo o tipo... mas vou ver. Julgo de que se tratam de ensinamentos mais úteis do que possam parecer...

    ResponderEliminar
  2. Olá Rogério

    Aqui em Famalicão houve de facto reacções muito estranhas... e esta sessão de documentários teve menos pessoas que as duas anteriores. Houve quem me dissesse que não ia nem divulgava porque era uma "apologia" do comunismo. Quando se fala sem conhecimento, dá nisto, pois a ignorância é muito atrevida.

    De qualquer modo, este exemplo vai servir a quem o quiser conhecer para enfrentar a escassez de combustíveis. Aprender com os outros, evitar os erros que cometeram, faz parte do modo de funcionar das sociedades inteligentes. Mais ainda se se atuar atempadamente!

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.