segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Quer ser um bom consumidor?

Hoje em dia, somos considerados "consumidores" como se o nosso papel nesta vida fosse "comprar" e não viver! Com as desculpas de que precisamos de consumir para estimular a economia e para estarmos "na moda", a publicidade e todo um sistema económico falhado impingem-nos incessantemente necessidades falsas. E quanto mais consumimos, mais recursos gastamos, mais lixo produzimos. E enquanto os recursos do planeta são esgotados pela civilização do consumo, outras civilizações, sobretudo no hemisfério sul, são privadas de viver com o mínimo à medida que são invadidas pela acção predadora e devastadora de grandes corporações.

Já é tarde para que se comece a pensar com a própria cabeça, mas mais vale tarde que nunca. No entanto, a crise (que ainda está no princípio) irá ser a ferramenta mais poderosa para lutar contra essa lavagem ao cérebro que nos fazem desde que nascemos.

14 comentários:

  1. Sou oficialmente uma péssia consumidora! :-)
    Mais uma coisa que reforça a minha "ovelha negrice"!!! ;-P

    Muito bem conseguido Manuela.
    Beijinhos e boa semana.

    ResponderEliminar
  2. É por não estarmos a consumir como devíamos que o país está como está... em colapso absoluto... Somos uns meninos muito mal comportados... se bem que não é essa a mensagem que nos andam a passar, pois tenho ouvido que estamos a cumprir à risca, e em alguns casos a ir mais além, o que é de louvar... Se morrem 3000 numa semana ou 6000 noutra, isso são pormenores! É que é preciso é consumir, do nacional... claro!

    Já tinha visto este belo vídeo que retrata os indivíduos que também têm o seu lugar no meu esquema "riquinho".

    Gostei de ler a tua prosa... está a ficar mais... mais... zero bel, sei lá!! eheh

    ResponderEliminar
  3. Olá Sónia :)

    Pois andas a portar-te "mal"??? ;) Deixa lá, junta-te ao clube :)

    Obrigada, beijinhos e boa semana

    ResponderEliminar
  4. Chegou-me um comentário do Voz a 0 db por mail, não percebo porque não está aqui, por isso, aqui fica, caso não "apareça":

    « otempoquehadevir (http://otempoquehadevir.wordpress.com/) deixou um novo comentário na sua mensagem "Quer ser um bom consumidor?":

    É por não estarmos a consumir como devíamos que o país está como está... em colapso absoluto... Somos uns meninos muito mal comportados... se bem que não é essa a mensagem que nos andam a passar, pois tenho ouvido que estamos a cumprir à risca, e em alguns casos a ir mais além, o que é de louvar... Se morrem 3000 numa semana ou 6000 noutra, isso são pormenores! É que é preciso é consumir, do nacional... claro!

    Já tinha visto este belo vídeo que retrata os indivíduos que também têm o seu lugar no meu esquema "riquinho".

    Gostei de ler a tua prosa... está a ficar mais... mais... zero bel, sei lá!! eheh »

    ResponderEliminar
  5. Que sorte...

    Já ia escrever outra vez a mesma treta! Se bem que desta vez ia meter mais cola!

    É estranho pois tirei uma foto de ecrã com ele lá e depois puf... foi-se! É a crise! Também não quer consumir tela de monitor! eheh

    ResponderEliminar
  6. E hoje já se tornou comum o consumismo. É praticamente imperceptível para maioria das pessoas este ciclo de sempre trabalhar mais para poder comprar mais coisas. Me pergunto se a maioria das pessoas endividadas estão nesta situação por causa da voracidade do consumo ou por motivos imprevisíveis como doença, perda de emprego etc.

    ResponderEliminar
  7. "Do ponto de vista do planeta, não existe como deitar fora o lixo, porque não existe "fora".
    Este é um dos aspectos.
    Um outro, escravidão...
    e outro,"Cada dia a natureza produz o suficiente para nossa carência. Se cada um tomasse o que lhe fosse necessário, não havia pobreza no mundo e ninguém morreria de fome."
    Mahatma Gandhi

    Mto bom o video para partilhar. Obrigada Manuela.
    Posso tb dizer que se dependesse esta "economia" de mim, andava para trás.

    ResponderEliminar
  8. Olá Manuela!
    Este vídeo está muito bom!Retrata na perfeição a "lavagem" a que somos sujeitos.
    Eu ainda assim culpo muito a educação e as relações sociais actuais.As pessoas sentem-se infelizes,mal-amadas e então consomem para preencher o vazio.
    Vou partilhar!

    Boa semana e abraço
    Ana

    ResponderEliminar
  9. Mais uma mensagem de Voz a 0 db que foi parar ao mail e não ao blogue:


    No dia 27 de Fevereiro de 2012 23:57, otempoquehadevir (http://otempoquehadevir.wordpress.com/) deixou um novo comentário na sua mensagem "Quer ser um bom consumidor?":

    Que sorte...

    Já ia escrever outra vez a mesma treta! Se bem que desta vez ia meter mais cola!

    É estranho pois tirei uma foto de ecrã com ele lá e depois puf... foi-se! É a crise! Também não quer consumir tela de monitor! eheh

    ResponderEliminar
  10. Olá Voz, Ricardo Soares Lima, aNaTureza e Ana

    Até tento compreender a atitude das pessoas que julgam que felicidade é ter muitas coisas e estar na moda... porque isso lhes foi impingido pela cultura dominante, pela TV, pela publicidade, desde que nasceram... uma autêntica lavagem cerebral. Mas há alturas em que tenho alguma dificuldade e tenho de fazer um esforço.

    Mas como nada se consegue sem esforço, lá vamos continuando a tentar entender e a tentar mudar alguma coisa, por muito pouco que seja.

    Obrigada pelos vossos comentários e continuação de boa semana

    ResponderEliminar
  11. Infelizmente o nosso modelo econômico atual é baseado não apenas em consumo, mas também em dívida. Ou melhor falando, consumo a base de dívida. Se as pessoas deixarem de consumir (e consequentemente de contrair novas dívidas) o sistema entra em colapso, e é isso que estamos vendo hoje no mundo todo, e principalmente na Europa.

    O problema é que para continuarmos consumindo (e nos endividando) a economia tem que crescer continuamente. Sem crescimento não há como servir a dívida, e consequentemente não há como contrair novas dívidas. Sem crescimento o sistema implode.

    E para que precisamos crescer tanto assim? Simplesmente para sustentar os parasitas que controlam o sistema financeiro.

    Eu escrevi um artigo sobre o tema:
    http://rcesar.net/2011/11/crescimento-eterno/

    Um Abraço,
    Roberto.

    ResponderEliminar
  12. Muito bom esse seu artigo, Roberto César!

    Não percebo nada de economia, mas as noções básicas de física, química ou biologia dão para entender que nenhum sistema finito pode crescer indefinidamente... O que eu não entendo mesmo é como tantos economistas e políticos acreditaram nisso durante tanto tempo... e como tantos ainda acreditam! Ou será que fazem que acreditam "para manter a qualidade de vida dos parasitas que controlam o sistema financeiro", como você diz.

    O colapso, no ponto em que estamos hoje, parece inevitável. No entanto já há comunidades a fazer a transição, a única solução possível.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  13. Oi Manuela,

    Na realidade a economia está ligada a todos as outras disciplinas como física, química e biologia. Para que haja crescimento econômico é preciso que haja consumo de matérias-primas como ferro, cobre, cimento. Para transportar e manufaturar os produtos criados com essas matérias-primas é preciso energia: petróleo, carvão, eletricidade, urânio. É preciso alimentar as pessoas que fazem parte dessa cadeia de produção: milho, soja, arroz, carne, ovos, água.

    O crescimento econômico só demanda mais e mais desses recursos tão valiosos do nosso planeta que estão sendo desperdiçados, exauridos, e que podem fazer falta para as gerações futuras.

    O crescimento econômico a qualquer custo está esbarrando nesses limites. Os metais estão cada vez mais difíceis de se extrair e requerem cada vez mais energia na sua extração. A produção agro-pecuária também requer muita energia na produção, transporte e armazenamento. Não é simples alimentar 6 bilhões de pessoas no mundo (1 bilhão passa fome). A energia já está ficando cara de se conseguir. petróleo está cada vez mais difícil (e caro) de extrair, novas hidrelétricas estão devastando o meio ambiente.

    E a maioria das pessoas não percebe isso, não vê que esse modelo econômico só beneficia os banqueiros e as elites, não vê que isso é insustentável.

    Um abraço,
    Roberto.

    ResponderEliminar
  14. Olá Roberto

    Há coisas tão óbvias que não dá para entender como não entendem! E os políticos e economistas da política dou do "show" televisivo continuam a falar em crescimento... quando será que assumem que é impossível crescer sempre, e que desenvolvimento não é crescimento? E quando será que as pessoas percebem que o é preciso mesmo é envolvimento?

    Perguntas que ficam no ar... sem sabermos se realmente há uma falta de entendimento... ou uma falta de vontade de mudar!

    Um abraço

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.