sábado, 14 de janeiro de 2012

Hortas-jardim e Jardins-horta


Nas andanças de conhecer e aprender um pouco sobre hortas biológicas e agricultura sustentável, tenho-me deparado com verdadeiras hortas-jardim, ou seja, hortas rodeadas ou matizadas de flores. Isto porque as flores, como cravos-de-tunes, zínias, calêndulas e muitas outras, assim como a maioria das ervas aromáticas e medicinais, são cruciais na horticultura biológica, já que, atraem insectos polinizadores e, por si ou com a ajuda dos insectos auxiliares, afastam muitas das pragas.

No entanto, numa cidade francesa situada nos Pirinéus chamada "Pau" (lê-se "pô"), os jardins do castelo, "les Jardins du Château", mais são um jardim-horta do que uma horta-jardim.

Além de ser um jardim comestível e bonito, é um bom exemplo para quem ainda acha que é de mau gosto ter uma horta no logradouro.









Agradeço a cedência das fotos à colega Francisca Magalhães

4 comentários:

  1. Se morasse nesse castelo
    exigia logradouro assim
    Como não moro
    desejo horta, ao pé da porta
    seja ou não vistoso jardim

    ResponderEliminar
  2. Olá Manuela!!!

    Que lindo este exemplo!!! Que maravilhoso seria se todos pudessem fazer o mesmo!!!
    Bjs
    Bia :)

    ResponderEliminar
  3. Olá Rogério

    Eu já fico feliz com a horta-jardim ou com o jardim-horta, quer seja no logradouro, na varanda ou ao pé da porta. Mais feliz ainda, se o jardim ou a horta se transformarem em poema :)

    ResponderEliminar
  4. Olá Bia

    Pois também gostei do exemplo, e já háum tempo que andava para divulgar (as fotos são de Outubro), mas mais vale tarde.... :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.