domingo, 15 de janeiro de 2012

Biopirataria

A contaminação de culturas locais de alimentos com variedades transgénicas, assim como o registo de patentes de variedades de seres vivos que ocorrem naturalmente são autênticas ações de BIOPIRATARIA.

Imagem obtida em India Together
Esta biopirataria é gravíssima, pois é a tentativa que algumas mega-corporações estão a fazer para controlar a alimentação no mundo, que nos afetará a todos, mas que passa despercebida à maior parte da população.

No entanto, parece que em algumas partes do mundo, como na Índia, se está a acordar para o tema, conforme a notícia da revista Nature Biotechnology de 09/01/2012:

«Monsanto enfrenta acusação de biopirataria na Índia
por Lucas Laursen
Uma agência governamental indiana concordou em processar os responsáveis pelo desenvolvimento de beringela geneticamente modificada  (GM) por violar a Lei da Diversidade Biológica de 2002

A Autoridade Nacional da Biodiversidade da Índia  (NBA)  alega que os responsáveis pelo desenvolvimento das primeiras  culturas de alimentos GM da Índia  - a Mahyco em parceria com a gigante das sementes Monsanto e várias universidades  locais - utilizaram variedades locais para desenvolver plantas transgénicas sem licenças para ensaios de campo. Ao mesmo tempo, ativistas na Europa argumentam que as patentes sobre plantas criadas convencionalmente, incluindo uma variedade de melão encontrada na Índia, dados como “propriedade” de empresas de biotecnologia violam os direitos dos agricultores de usar variedades que ocorrem naturalmente.

Ambos os casos que estão pendentes legalmente podem  estabelecer importantes  precedentes para a biopirataria na Índia e na Europa.

No início de Novembro, o Instituto Europeu de Patentes remeteu à sua Câmara de Recurso um caso envolvendo tomates criados convencionalmente, que provavelmente enquadrará a aplicação futura da patente de melão como propriedade da Monsanto, diz Christoph Then, porta-voz do grupo  “No Patent on Seeds” (Sementes sem Patentes): "É um sinal de que o Instituto Europeu de Patentes tem sérias dúvidas sobre este tipo de patentes»



10 comentários:

  1. Muito interessante!
    Saber não ocupa lugar. Obrigada!

    L.B.

    ResponderEliminar
  2. Olá!!!

    Aquilo na Índia tem que se lhe diga... são cobaias preferenciais para todo o tipo de testes... neste caso dos OGM então foi uma loucura... Mas até o menos letrado dos letrados lá já compreende que os OGM e os pesticidas que lhes estão apensos apenas servem para envenenar e arruinar os solos e a fonte de alimentação... por isso já há muitos por lá a rejeitarem os OGM... Claro que a Máfia do costume que está no Poder quer porque quer que os OGM continuem pois assim a fonte de dinheiro nos seus bolsos não seca...

    Bjs...
    VOZ a 0 db

    ResponderEliminar
  3. Nossa essa eu não sabia, aonde vamos parar desse jeito, o ser humano não tem limite mesmo, é decepcionante...
    Parabéns pela postagem, e muitoooo obrigada por compartilhar...Boa Semana...

    ResponderEliminar
  4. Gravíssimo!! O humano está em vias de ser escravizado não só pelo dinheiro mas também pela alimentação.
    É de tal forma grave que assusta. Tomei a liberdade de divulgar no guerra. E ainda: Monsanto contrata serviços clandestinos de espionagem do maior exército mercenário


    Obrigada e um beijinho.

    ResponderEliminar
  5. mANUELA OLÁ, SOU EU NOVAMENTE, VOU AJUDÁ-LA A DIVULGAR, ACHO MUITO SÉRIO ESSE ASSUNTO, ENTÃO VAMOS POR A BOCA NO TROMBONE, OK...BEIJOS FLORIDOS...

    ResponderEliminar
  6. Olá Lídia, Voz, Mãe Terra... e Fada

    Infelizmente estes dois assuntos dos transgénicos a contaminar culturas tradicionais e as patentes sobre as sementes e a vida, são por si só, cada um deles, gravíssimos! Aliados um ao outro, são perigosíssimos. Aliados ao silêncio geral a que a comunicação social os votou, condenado as pessoas à ignorância sobre assuntos tão graves para o futuro da alimentação, então são catastróficos.

    Obrigada pela visita :)

    ResponderEliminar
  7. "Aliados ao silêncio geral a que a comunicação social os votou"

    A "comunicação social" não os votou ao silêncio... como mero instrumento de propaganda das 8 Famílias que é, a "comunicação social" apenas faz aquilo que lhe mandam... Qualquer alucinado que tente dentro do meio da "comunicação social" abrir a bocarra e dizer "baboseiras" já sabe que debaixo da ponte é a nova casa!

    ResponderEliminar
  8. Voz, pois, a voz da censura não se mede em decibéis...

    ResponderEliminar
  9. Monsanto e similares conseguirão promover a repetição da historia da raça humana.
    São empresas mercantilistas onde a vida no planeta só serve como um adicional para ganhos monetários.

    ResponderEliminar
  10. O que eu acho inconcebível é que se permita patentear um gene.

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.