domingo, 18 de dezembro de 2011

O Futuro dos Alimentos

«O Futuro dos Alimentos é um filme-documentário norte-americano realizado em 2004 sobre as mudanças que se estão a verificar na natureza da nossa alimentação, sem que muitos de nós tenhamos conhecimento do seu conteúdo nem das suas consequências para a saúde e para o planeta em geral.

Trata-se de uma profunda investigação sobre os bens alimentares geneticamente modificados, cujas sementes e características estão a ser registadas e patenteadas pelas grandes empresas multinacionais que assim passam a monopolizar cada vez o agro-negócio e a dominar em absoluto o mercado global dos produtos alimentares, com a consequente perda de biodiversidade a favor de uma monocultura promovida centralmente pelas grandes empresas transnacionais.

Desde as pradarias de Saskatchewan, Canadá, aos campos de Oaxaca, no México, este filme dá voz aos agricultores que foram afectados por estas mudanças. Os perigos para a saúde, as políticas governamentais e os lobbies globais são algumas das razões porque muitas pessoas estão alarmadas pela introdução de alimentos alterados geneticamente.

Filmado nos Estados Unidos, Canadá e México, "The Future Of Food" analisa a complexa malha de forças políticas e económicas que estão a alterar o que comemos à medida que enormes multinacionais procuram controlar o sistema alimentar mundial.

O filme também explora as alternativas para a agricultura industrial, colocando a agricultura biológica e sustentável como soluções reais para a crise agrícola actual.»

Sinopse, do blogue Pimenta Negra
(Nota: esta versão legendada, introduzida em 8/3/2014, não está completa. Versão completa sem legendas aqui)

6 comentários:

  1. Assustador...
    A esperança passa pela denúncia. Mas o video é tão longo...

    ResponderEliminar
  2. Olá Rogério

    O documentário é longo? Será! Mas menos longo que a maioria dos filmes de ficção. Assustador? Sem dúvida, sobretudo se ainda não se percebeu as malhas que as grandes corporações vem tecendo há décadas, formando uma teia muito difícil de quebrar.

    Citando a citação num post de há uns meses atrás "Na verdade, as fontes primitivas de todas as nossas colheita principais estão a ser sistematicamente destruídas" e "Não há nada que nos ligue mais profundamente à Terra do que os alimentos.

    É através dos alimentos, mais até do que através da energia, que as mega-corporações conseguem dominar as populações. A maior parte (muito, muito maior), a leste disto tudo.

    Patentear a vida, patentear as sementes, é pura e simplesmente uma ABOMINAÇÃO!

    Obrigada pela visita :)

    ResponderEliminar
  3. Muito bom o blog! Parabéns! Pena que ainda existem ações na contra-mão como acontece em algumas cidades do Brasil, em particular uma chamada Riversul, onde o autor do blog é atacado diariamente apenas por publicar uma foto onde lavam a rua com água tratada.

    ResponderEliminar
  4. Daniela R. Vieira

    Muito obrigada pela visita e pelo comentário.

    Accões na contra-mão como essa existem demasiadas e vão continuar a existir. Mas é preciso não desistir e não dar importância... embora eu bem saiba que essas atitudes nos entristecem.

    Bom Natal

    ResponderEliminar
  5. O filme desapareceu do servidor, tal como todos os da Plataforma Transgénicos Fora. Fica hoje nova versão legendada em português

    ResponderEliminar
  6. O vídeo do Vimeo desapareceu também (http://vimeo.com/26170338) desapareceu. Substituí hoje por um do Youtube (http://youtu.be/FVAJlCRFQJY), também legendado em português. Obrigada Patrícia Stretch, por teres enviado!

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.