sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Açores Zona Livre de OGM

Um pouco atrasada, pois é de 09/12/2011, mas não podia deixar de caber aqui esta boa notícia (obtida em Gaia, TVI e Zona Livre de OGM):

"Açores livre de organismos geneticamente modificados

Governo regional proíbe «cultura, sementeira, plantio ou criação de organismos geneticamente modificados» 

O Governo dos Açores decidiu declarar o arquipélago como zona livre do cultivo de organismos geneticamente modificados (OGM), aplicando na região os normativos comunitários relativos à utilização destes organismos e dos produtos derivados.

«A aplicação do princípio da precaução aconselha a que os Açores se tornem uma zona livre do cultivo de OGM», refere o comunicado final da reunião do Conselho de Governo, divulgado esta sexta-feira em Ponta Delgada, como noticia a agência Lusa.
Nesse sentido, «fica proibida a cultura, sementeira, plantio ou criação, por qualquer método ou técnica, de organismos geneticamente modificados, à excepção da produção ou introdução para fins de investigação científica ou desenvolvimento tecnológico de manifesto interesse público».

O executivo açoriano considera que a proposta de decreto legislativo regional que aprovou para a aplicação na região dos normativos comunitários «adopta uma posição claramente precaucionaria».
O comunicado refere ainda que o diploma pretende «garantir a unidade e transparência do mercado interno e a segurança alimentar, minimizando os riscos ambientais e económicos da utilização de organismos geneticamente modificados»."

Antes demos os parabéns à Madeira, agora aqui ficam os parabéns aos Açores. Um passo em frente na defesa da biodiversidade, da natureza, da saúde, das pessoas. E continuamos a querer Portugal inteiro Zona Livre de OGM!

7 comentários:

  1. Manuela,
    não sei porquê, mas não confio muito nisto...
    Existem campos de milho transgénico nos Açores e penso que nós sabemos o que isto quererá dizer "à excepção da produção ou introdução para fins de investigação científica ou desenvolvimento tecnológico de manifesto interesse público».

    É que as barragens aí e incineração por cá, tb são "de manifesto interesse público".

    E mais não digo...

    beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Digo mais, aliás:

    As vaquinhas e nós, andámos a comer OGM. Não é proibido importar.

    É mau ser desconfiado, mas pior é andar constantemente a levar rasteiras.

    Quando se diz da incineração que é uma "valorização energética", está tudo dito.

    Tá na "moda" não dar o nome correcto ás "coisas".

    ResponderEliminar
  3. aNATureza

    Penso que é um bom sinal esta declaração e compromisso dos Açores livres de OGM. Falta agora dar os passos seguintes e acabar com as culturas existentes, pois para além de tudo CONTAMINAM.

    Nesse aspecto, já estão mais à frente que nós no continente. E nós no continente mais à frente que nos EUA, como se pode confirmar no filme O Futuro dos Alimentos.

    Não deixe o lado negativo das coisas levar a melhor mesmo em acontecimentos positivos.

    Obrigada e um abraço :)

    ResponderEliminar
  4. Olá mamã (aNATureza)! Concordo plenamente contigo, o sistema está de tal forma putrefacto que custa a acreditar nestas "esmolas". Mas penso que a resposta da nossa querida Manuela não poderia ser mais verdadeira e sábia, temos que aproveitar estes degraus e continuar a ter esperança!
    Um grande beijinho a vocês duas que eu tanto admiro :)))))) **** viva a vida!

    ResponderEliminar
  5. De acordo Manuela, é um bom sinal, mas aNatureza tem razão ao manifestar a sua desconfiança.
    O que me parece é que, independentemente de leis e decretos, nunca podemos ficar descansados. Temos de continuar a vigiar.

    ResponderEliminar
  6. Olá magnolia-dream :) e bem vinda aqui ao blogue

    Claro que a tua mãe tem razão. E eu bem sei o que é ir ao desânimo com tanta coisa mal à nossa volta. Mas continuo a crer que o desânimo e o pessimismo é a arma que os que querem que tudo continue na mesma nos atiram todos os dias... e recuso-me usá-las, pois assim dar-me-ia por vencida em pouco tempo.

    E parabéns à magnolia-dream e à aNaTureza pela mãe e pela filha que têm, respetivamente :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Olá Patrícia

    Como disse à magnolia-dream, claro que a aNaTureza tem razão, e tu também tens: temos de estar sempre alerta, nunca podemos ficar descansados! E nunca pegar nessas malditas armas que nos fornecem de graça: o medo, o pessimismo e o desânimo.

    Mas, vigilantes sempre!

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.