domingo, 13 de novembro de 2011

Hortas Urbanas em Guimarães

A Horta Pedagógica de Guimarães, de iniciativa camarária, arrancou em 2008 num espaço com 3 hectares de elevado potencial agrícola, a Veiga de Creixomil. As hortas urbanas são cultivadas em talhões de 50 m2 (alguns de 100 m2) por cerca de  270 de utilizadores. 

No espaço, existem também zonas de lazer arborizadas com mesas de madeira e bancos, grelhadores e edifício de apoio com instalações sanitárias e sala de formação. A Câmara Municipal de Guimarães tem ainda no local talhões destinados a fornecer o Banco Alimentar, assim como canteiros de aromáticas e de flores, que embelezam o local e atraem os insectos polinizadores.

Eventos e festas ao longo do ano ajudam a criar o espírito de colectividade, não menos importante que o impacto positivo na economia doméstica, na alimentação, na saúde física e mental. Embora patrocinados pela Câmara Municipal, uma Comissão de Utentes da Horta tem um papel essencial na organização destes eventos.








Está para breve o arranque da 2ª fase, com a duplicação da área disponível de 3 para 6 hectares, pois não faltam mais pessoas a quererem cultivar os seus próprios vegetais, estando já as inscrições lotadas. No entanto, parece que as hortas urbanas de Guimarães vão continuar a crescer, mas em outros locais.

Fonte desta imagem: Henry Silva

Mais informações no respectivo site, onde se encontra o regulamento, a ficha de inscrição, entre outras informações úteis, designadamente sobre os vegetais e o seu cultivo.

Agradeço a cedência das fotos à colega Clara Lemos

4 comentários:

  1. Olá! :)

    São uma ideia genial! Passei por lá algumas vezes e achei as hortas lindas. Está tudo muito bem organizado! Os vimaranenses estão de Parabéns!
    O post está também muito bem feito e muito completo.
    Parabéns para ti também! :)
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  2. Foi preciso "ir" ao Brasil para saber disto:
    Filme feito com 27 euros ganha prêmio nacional português

    imagina tu!

    http://contextolivre.blogspot.com/2011/11/filme-feito-com-27-euros-ganha-premio.html

    ResponderEliminar
  3. É que esse filmezinho além de ser uma rábula a perguntar "quem comanda"? - a Europa, claro - ainda mostra como estamos "tesos" para esse tipo de coisas...

    ResponderEliminar
  4. Olá Fada

    Obrigada pela parte que me toca dos Parabéns :) De facto, as hortas de Guimarães estão muito bem integradas,o local está muito bonito e bem tratado, e não faltam pessoas à espera de mais hortas.

    Obrigada, beijinhos e bom fim de semana :)

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.