quinta-feira, 3 de novembro de 2011

G20 - Pessoas dentro, patrocinadores fora

Mensagem da Avaaz publicada ontem, sobre a reunião do G20 que começou hoje em Cannes. Esta é daquelas petições que assinei sem qualquer expectativa de resultados imediatos, mas acho que merece ser divulgada e assinada. Pode ser que para a próxima comecem a ter vergonha...: 


"É inacreditável. O G20 - o encontro mais poderoso dos governos mundiais -- que acontece amanhã e discutirá a crise econômica global, está sendo financiado por quem? Por bancos e corporações!


Imagem de AFP obtida em Globo
Não é a toa que o local do encontro - a cidade francesa de Cannes - está completamente fechado para os cidadãos comuns, enquanto presidentes de bancos e grandes corporações têm acesso total para dizer o que os nossos governantes devem fazer. 


As corporações capturaram os nossos governos, recebendo imensos resgates corporativos apesar de destruírem nossa economia. Agora eles estão comprando seu caminho para a reunião que pode decidir o futuro financeiro da maior parte do globo. Juntos podemos persuadir o anfitrião do encontro, Nicolas Sarkozy, a cancelar o patrocínio -- vamos construir um chamado público que causará uma tempestade na mídia forçando Sarkozy a expulsar os patrocinadores corporativos e reinvidicando o G20 para todos nós. Assine a petição!"


"Para o Presidente Francês Nicolas Sarkozy e outros líderes do G20:
Como cidadãos preocupados com a crise econômica nós pedimos que você limpe o encontro do G20. Patrocinadores corporativos têm acesso permitido e visibilidade, enquanto as pessoas são excluídas. Patrocínio corporativo de encontros como este e subseqüentes devem ser rejeitados." Fonte: Avaaz

8 comentários:

  1. "... está sendo financiado por quem? Por bancos e corporações!" quase verdadeiro... na realidade eles são apenas os intermediários uma vez que o dinheiro é da MANADA... tantos triliões já lá metidos Bailouts que eles têm que gastá-lo de alguma maneira...

    "Juntos podemos persuadir o anfitrião do encontro, Nicolas Sarkozy, a cancelar o patrocínio" É, continuem a sonhar...

    "orçando Sarkozy a expulsar os patrocinadores corporativos e reinvidicando o G20 para todos nós."
    E pelos vistos já não é sonho é delírio!

    Substituam a palavra "Pessoas" por "Escravos"... sempre torna esta ilusão mais realista!

    ResponderEliminar
  2. Assinada!
    Tempos estranhos estes...Tanto poder que temos e ao mesmo tempo...nenhum.
    Esta incapacidade de acção conjunta deixa-me de rastos...algumas vezes.

    E no entanto qualquer acção positiva importa.

    um abraço, Manuela

    ResponderEliminar
  3. Ó aNaTureza!!!

    Também tu estás com a ilusão do positivo... já lá atrás escrevi que isto de acção positiva não produz qualquer efeito...

    e o tema foi o mesmo lê lá aqui beijinhos e continua POSITIVA! Não porque o Sistema se alterará, apenas porque te faz bem a ti.

    ResponderEliminar
  4. ANaTureza

    Num mundo tão negativo, ser positivo é a única coisa que nos resta!

    Obrigada e beijinhos :)

    ResponderEliminar
  5. Voz

    Porque sou positiva, ainda penso ser possível que um dia chegue à conclusão que o negativismo não ajuda em nada. Mas isso já deve ser positivismo a mais...

    ResponderEliminar
  6. eheh... Continuas a achar que a mera constatação da Realidade é negativismo... isso é que não é nada positivo!

    De qualquer forma se eu fosse realmente negativista bastava juntar-me a outro igual a mim, e automaticamente, ficávamos positivistas...

    O passar do TEMPO, aliás, é a prova de que não estou assim tão errado... e que as nossas ínfimas positividades nada têm feito de relevante para provocar qualquer alteração digna de realce!

    ResponderEliminar
  7. Voooozzzz, não consigo te perceber...algumas vezes.
    E é evidente que tb não me percebes...algumas vezes.

    Podes-me explicar porque é que o optimismo é mau? Com outro tipo de explicação, porque ainda não entendi o teu ponto de vista.

    Sei que (para mim) se não for isto, é entregar os pontos e nada fazer.
    E se todos pensarem assim e a maioria pelos visto pensa, nada faz, porque é tão difícil mudar, porque a maioria nada faz, etc,etc...blá blá blá.
    Então? Andamos a perder tempo, é?
    Para quê assinar tantas petições, escrever tanto, tanta preocupação, se o que está a dar, é uma pessoa esquecer e viver alheado?
    É porque tenho a certeza, de que se achasse o contrário (não fosse optimista), faria o contrário do que faço. Conseguia esquecer esta realidade e passar-me para outra. E neste caso, querer é poder.
    Puff.
    Claro que só optimismo, não resolve absolutamente nada. Pois me parece que a grande maioria, é demasiado optimista, está á espera que os problemas mudem, sem nada fazer.

    ResponderEliminar
  8. Olá Ana... não me percebes? É aNaTural (gostaste desta?)

    Tens é que me dizer onde é que escrevi que optimismo é mau...

    E se deste conta eu disse-te para continuares a ser positiva, até escrevi em LETRAS GRANDES!ihih

    A única coisa que eu vos quero fazer ver, e pelo visto isto é tipo "missão impossível" é que as nossas pequenas positividades juntas não alteram PATAVINA... Se é por isto que eu, VOZ MALUCA, e "NEGATIVISTA" com diz a Manuela, vou deixar de fazer tudo aquilo que venho fazendo há muitos anos... claro que não! Aliás cada vez mais isso se intensifica em tudo o que faço.

    Mas como sou MALUCO não vivo nem na ilusão nem na esperança que é por eu ser assim, que altero 0,0000001% da Total e Completa Destruição dos Ecossistemas que nos são suporte básico de vida.

    Mas para vos mostrar às duas que eu até sou um gajo Optimista e Positivista, esperem pela próxima mensagem que vou publicar lá no buraco da loucura, já a estou a preparar desde ontem...

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.