segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Economia Baseada em Recursos

"Será o Modelo Económico Baseado em Recursos perfeito? Será Utopia? Não! Mas seria cataclismicamente melhor do que o que temos hoje, que é continuarmos a prejudicarmo-nos a nós mesmos, destruirmos o  nosso ambiente, e tudo indica que vai ficar muito pior." 

No vídeo que se segue, donde foi retirado o parágrafo acima,  Peter Joseph apresenta a visão resumida do Movimento Zeitgeist sobre o modelo económico. Independentemente de se concordar ou não com todas as suas premissas, vale a pena conhecer, pois, tal como foi dito acima, é uma solução muito, mas muito melhor do que aquilo que temos hoje.

7 comentários:

  1. Olá Manuela!!!

    Muito bacana o vídeo, ainda não tinha visto. Também concordo com Peter Joseph quando diz que "Concedemos poderes ditatoriais a políticos e partidos políticos sob a aparência de algo a que chamamos de "democracia", políticos que, em média não possuem qualquer educação ou formação..." Que verdade hein? Muito legal o exemplo da mãe e o bebê, exemplos concretos e reais para demonstram o pensamento e o comportamento humano . Valeu compartilhar, graças aos blogs a gente pode ver essas preciosidades.
    Tenha um bom dia!!!
    Bjs
    Bia :)

    ResponderEliminar
  2. Olá Nela,

    As ideias do Zeitgeist são uma maravilha, apesar de utópicas. É preciso a Utopia. É necessário o sonho, mas para te ser sincera, depois de ter consultado este diagrama, só acredito numa coisa: a maioria ainda nao se apercebeu que estamos sob uma ditadura económica mundial.

    ResponderEliminar
  3. Olá Bia e Fada

    Tenho andado sem tempo para responder aos comentários, pelo que peço desculpa, mas agradeço-vos muito que venham aqui dar a vossa opinião.

    Como dizia Gedeão "O sonho comanda a vida", e "sempre que um homem sonha, o mundo pula e avança".

    Pena é que ultimamente o que tem regido o mundo são os pesadelos que o fazem avançar mas é para o abismo.

    Por isso, é bom que haja movimentos como este (e como a Transição, e como a Permacultura, e como o Occuppy,...) com sonhos de um mundo melhor, para ajudar a avançar no bom sentido.

    Obrigada e beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Penso que já divulgaste aqui: O Direito de Sonhar de Eduardo Galeano

    Um beijinho para ti. :)

    ResponderEliminar
  5. "O sonho comanda a vida"...

    não fosse eu MALUCO até engolia esta sem grande problema! Felizmente sou MALUCO...

    ResponderEliminar
  6. Fada

    Ainda não tinha divulgado aqui o "Direito ao Delírio" do Eduardo Galeano. Fi-lo hoje!

    Obrigada e beijinhos :-)

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.