domingo, 25 de setembro de 2011

Sobre o caminho das novas gerações

O texto que se segue  é de Benedicto Ismael Camargo Dutra* e foi publicado no EcoDebate  no passado dia 20 de Setembro.Para reflexão.

"Recomendações às novas gerações

A vida está difícil. As novas gerações estão chegando ao planeta terra. Muitas coisas, porém, já estão estragadas e piorando. A população atinge níveis elevados. Os conflitos se avolumam. As oportunidades de emprego se reduzem dramaticamente. Restaurantes cheios. Filas nos aeroportos. Pouca consideração humana. Todos com muita pressa. Falta de propósitos. Diante de tantas dificuldades estão se deixando moldar pelas superficialidades, sem maiores interesses por tentar descobrir o sentido da vida.

Esse é o cenário para as novas gerações que precisa ser reconhecido e enfrentado para que sejam buscadas as soluções que levem ao aprimoramento. Não basta dar merenda e transporte gratuito para a escola. Para auxiliar as novas gerações precisamos alimentar a alma, pondo em destaque a essência humana e a necessidade de convivência pacífica entre os humanos e a natureza. É preciso despertar a curiosidade sobre o significado da vida, que deve ser pesquisado, prioritariamente, para que as novas gerações possam alcançar o lugar que lhes cabe. Por que estamos aqui? O que é esperado de nós? Qual o sentido da vida? São perguntas que não podem ser relegadas para segundo plano.

Massacradas com teorias ilógicas e antinaturais as novas gerações têm permanecido na ignorância quanto ao funcionamento da própria intuição. Os intuitivos e sua lucidez sempre foram tidos pelos poderosos, como perigosos ao seu domínio, por isso não se cansaram de persegui-los, fazendo crer que a intuição não é boa. Por não mais disporem dessa capacitação, queriam anulá-la nos outros, transformando os humanos em obedientes robôs sem vontade. Temos de permitir que, sem influência, as novas gerações se tornem aquilo a que estavam destinadas, sem estragá-las desde a infância.

As novas gerações, desde cedo, são impactadas pela percepção da existência de uma crise que se evidencia na continuada decadência humana a qual é, diuturnamente, explorada pela mídia de forma exaustiva mostrando os mais absurdos comportamentos. No entanto, elas também percebem que nada é feito para a compreensão e a reversão desse lamentável estado de coisas, fazendo-as crer que a vida é assim mesmo e que não há esperança de melhoras. Que espécie de seres humanos estamos gerando mostrando-lhes um mundo de falsidades e mentiras? As crianças nascidas no final no século 20 e início do século 21 só viram ataques terroristas, aumento das guerras, misérias, dificuldades, e redução da esperança. Enfim, a deterioração da realidade social, agravada pelas catástrofes naturais. É tempo de examinarmos atentamente os efeitos do processo de alienação ao qual os humanos têm sido submetidos há séculos e pensarmos, construtivamente, nas atitudes que poderão impulsionar a humanidade para suas finalidades essenciais.

O ser humano desenvolvido pode produzir obras dez vezes melhores e mais benéficas. Chega de caminhar para o abismo. Chega de induzir as novas gerações para a decadência. Mais do que assegurar a continuidade do consumismo supérfluo e de um sistema de vida falido, devemos buscar o saber do fenômeno da Criação, da origem do planeta e do ser humano, pois isso é um dever e um direito de todos. Para não deixarmos para a próxima geração um mundo ainda mais caótico, não podemos continuar desviando ou impedindo a busca do saber real, livre de teorias inverossímeis e dos artifícios que moldam os desejos humanos para atender egoísticos interesses, acelerando a queda.

* Benedicto Ismael Camargo Dutra, graduado pela Faculdade de Economia e Administração da USP, é articulista colaborador de jornais e realiza palestras sobre temas ligados à qualidade de vida. Atualmente, é um dos coordenadores do www.library.com.br, site sem fins lucrativos, e autor dos livros Encontro com o Homem Sábio , Reencontro com o Homem Sábio, A Trajetória do Ser Humano na Terra e Nola – o manuscrito que abalou o mundo, editados pela Editora Nobel com o selo Marco Zero. E-mail: bidutra@attglobal.net "

6 comentários:

  1. Excelente. Sabe que acabo de vir de ler um post sobre tema parecido?, e onde se escreve:

    "A ideia clássica de “educação para a inteligência” que visa transformar a criança num homem/mulher inteligente ao nível do raciocínio lógico, revela-se imperfeita porque ignora a necessidade básica de uma educação para a sensibilidade promotora da expressão da individualidade de cada um, num processo que é, simultaneamente, de integração."

    De resto, o seu tema enfileira em cheio na minha agenda de preocupações. Cinco netos exigem que assim faça...

    ResponderEliminar
  2. Cara manuela.
    Antes demais devo agradecer o convite para a o filme "HOME" por cuincidencia já tinha visto excertos do mesmo, nunca na sua tutalidade, além de me facultar a entrada no auditório da fundação, coisa que nunca tinha acontecido até à data.
    Devo referir que o tema foi(é) excelente mas tem pelo meio alguns dados detorpados.
    A sua palestra final, um pouco a medo (sem nececidade pois estava a defender algo nosso, algo com que todos nos devemos preocupar)mostrou uma pessoa um pouco diferente da que aparece aqui no blog, no entanto força é preciso alguém com iniciativa...
    o meu bem haja.

    ResponderEliminar
  3. Olá Rogério

    Sem dúvida que a educação precisa de uma reforma profunda e ensinar as crianças e jovens cooperação em vez da competição, e, como diz, para dar valor à sensibilidade e solidariedade.

    Obrigada pela visita e uma boa semana.

    ResponderEliminar
  4. Olá Campista Selvagem

    Obrigada por ter estado presente no Encontro em Famalicão, e pelas sua palavras de incentivo.

    Quanto à pessoa diferente da daqui do blogue, além de ser uma pessoa reservada por natureza, não estou habituada a falar em público, e recuso-me a tomar os típicos "calmantes" para o efeito. No entanto, faço um grande esforço por ultrapassar, embora com dificuldade, pois acho que o ambiente merece esse esforço. Se é que é por isso que achou diferente :)

    Mais uma vez, obrigada e uma boa semana

    ResponderEliminar
  5. Oi Manuela!!!

    Quantas verdades neste texto. Um dos melhores texto que li sobre o assunto pois esta nova geração tem mesmo crescido e se desenvolvido num mundo de falsidades e mentiras no qual "se evidencia a decadência humana mostrada pela mídia de forma exaustiva dando como exemplo os mais absurdos comportamentos." Concordo plenamente!!! Também li o texto do link que fala sobre a SOCIEDADE DOENTE que "da mais ênfase às aparências, valorizando mais o ter do que o ser, a grande doença está na educação das novas gerações que foram direcionadas para um enrijecimento e acabaram ficando afastadas do sentido da vida." Nossa!!! Tudo isto deveria ser exposto em outdoors para que as pessoas possam ter mais consciência e deixarem de serem tão bitoladas e excessivamente consumistas. Perfeito este post!!!
    Bjus
    Bia :)

    ResponderEliminar
  6. Olá BIA

    Tem toda a razão, as novas gerações têm sido criadas com os valores trocados, e até me admiro que tantos haja que conseguem pensar por si e não aderir, tal é a força do marketing doentio com que são bombardeados!

    Também gostei muito do texto, embora achasse que o autor devia trocar o
    "Mais do que assegurar a continuidade do consumismo supérfluo e de um sistema de vida falido..."
    por
    "Em vez de assegurar a continuidade do consumismo supérfluo e de um sistema de vida falido..."!

    Beijos e bom fim de semana :)

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.