domingo, 4 de setembro de 2011

De que lado está nesta partida?

Imagem obtida em Fiojovem
O texto que se segue é de Março 2009, da autoria de um escritor brasileiro, António Brás Constante, e foi-me enviado pela Emília Pinto, do blogue conterrâneo Começar de Novo, onde também já o publicou. 



Desde o tempo em que os misteriosos mecanismos evolutivos permitiram a existência da raça humana neste mundo, sem perceber começamos a participar de uma partida pelo futuro da Terra, pelo nosso futuro, e pelo futuro daqueles que amamos.

Nesta disputa o nome “partida” define bem o que está acontecendo ao nosso redor, pois vários animais estão partindo rumo a derradeira extinção. Troncos de árvores vão sendo partidos em nome da ambição. O solo está se partindo sob nossos pés, vítima da implacável erosão, causada por nossos atos insensatos. Mas principalmente, estamos partindo para um caminho sem volta no que diz respeito à salvação do meio ambiente e, conseqüentemente, de nossas vidas.

Realmente parece que não estamos entendendo (ou querendo entender) o jeito correto de se participar desta competição, e isso é péssimo, pois para se competir, é desejável que os participantes demonstrem um mínimo de aptidão e competência (algo que parece estar nos faltando). Se alguém dúvida, basta olhar para o nosso comportamento, como por exemplo: mesmo sabendo dos recursos finitos em nosso planeta, estamos sempre jogando fora tudo o que aparentemente já não serve aos nossos caprichos superficiais, demonstrando muito pouco interesse em elaborar, aperfeiçoar ou mesmo praticar formas de reciclagem, que tentem aproveitar o que já tiramos da natureza através da reutilização de materiais.

Estamos competindo por nossa sobrevivência de forma individual, ignorando regras essenciais ao bem-estar geral, talvez por acharmos que não exista uma punição para estes tolos atos irresponsáveis. Quantos rios terão que morrer para criarmos consciência da importância de mudar nosso comportamento frente à utilização dos recursos naturais? Quantas florestas necessitarão ser devastadas para percebermos o quanto estamos errados? Quanto tempo ainda irá demorar até conseguirmos escutar os apelos de socorro da natureza?

Somos Bilhões de indivíduos vivendo em uma sociedade consumista, pensando de forma egoísta coisas do tipo: “eu posso deixar a luz acesa”, “eu posso deixar a torneira aberta”, “eu posso jogar lixo na rua”, etc. E assim o ser humano vai poluindo, esbanjando e destruindo os recursos que estão a sua disposição, por achar que não precisa fazer a sua parte para evitar o desperdício. E com isso contribui para agravar cada vez mais a derrocada de todos, empurrando-nos diretamente ao precipício.

Para piorar a situação, a cada dia aumentamos o número de jogadores em campo, sem perceber que quanto mais jogadores nascem pior o jogo fica para todos, pois os recursos são limitados frente a um consumo cada vez mais desenfreado.

Muitos chamam a natureza de mãe, mas agem com ela como verdadeiros filhos da mãe. Atuando como seres ingratos, que não sabem retribuir tudo que recebem de seu ventre de terra no qual pisamos, e por onde a vida corre em forma de água cristalina, bem como se renova de tantas maneiras milagrosas o ar que se respira, isso entre tantos outros presentes que destruímos tal qual crianças mimadas, que não sabem dar o devido valor ao que tem.

Gastamos tempo e dinheiro construindo piscinas para diversão, mas somos incapazes de construir reservatórios que captem a chuva, visando a preservação. Nos calamos frente à ganância mundial que impede a criação de fontes alternativas de combustível, obrigando-nos a continuar envenenando o meio ambiente para que eles possam continuar lucrando com seus gigantescos poços de petróleo inglório.

Enfim, neste campeonato com trejeitos de guerra, onde o inimigo utiliza alcunhas como “desmatamento” e “poluição”, devemos rever nossas ações e atitudes, deixando de agir como atacantes vendidos, que ficam ajudando o time adversário, passando a atuar na defesa e preservação da natureza, pois somente assim poderemos ganhar uma chance de futuro. Caso contrário, ao invés de desenvolvimento, seremos a primeira espécie a ser algoz de sua própria extinção."

10 comentários:

  1. Oi Manuela!!!

    Puxa vida!!! Maravilhoso este texto!!! Eu não conhecia... ou melhor ainda não tinha lido... deveria espalhar em outdoors por toda a cidade para ver se entra um pouco de conscientização na cabeças das pessoas. Como sempre mais uma importante divulgação!!!
    Tenha uma ótima semana!!!
    Bjus
    Bia :)

    ResponderEliminar
  2. Olá jovem,

    Primeiramente gostaria de agradecer a divulgação de minha pérola textual em seu blog, e convidar para conhecer outros textos de minha autoria, ok?

    A propósito, produzi dois pequenos vídeos de humor e postei no Youtube, se quiser assistí-los e quem sabe dar boas risadas, basta acessar o Youtube e procurar por: “3D – Hoje é seu aniversário” ou “Livro Maldito”, ou utilizar os links:


    http://www.youtube.com/watch?v=IEHnTRFR0Dg


    http://www.youtube.com/watch?vArquivos=lv0DJRp94NM&feature=feedwll&list=WL

    ResponderEliminar
  3. Olá BIA

    Também gostei do texto, é um alerta sem papas na língua, muito bem dito!

    Obrigada pela visita e pelo apoio :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Antonio

    Antes de mais, agradeço a disponibilização do seu excelente texto - uma pérola mesmo, que já tem mais de dois anos, mas continua actualíssimo!

    De seguida, agradeço a parte da "jovem" :)

    Em terceiro lugar, agradeço a visita e o comentário, seja bem vindo.

    E por último, já vi um dos vídeos :))) o outro não consegui.

    Um abraço e até breve

    ResponderEliminar
  5. Gostei de ver aqui a visita do autor deste texto, Manuela. Foi assim que comecei a receber os textos dele; um dia agradeceu-me a publicação de um texto que me tinham enviado e depois ofereceu-se para me envia vi e-mail, aliás em Agosto publiquei 2 no Começar de Novo que achei interessantes. Beijinhos e um bom fim de semana
    Emília

    ResponderEliminar
  6. Olá Emília

    Muito obrigada por me ter enviado o texto, que é muito bom, e muito obrigada pelo comentário também. Também gostei da atenção do autor, vindo aqui comentar, e com boa disposição :) Não sei é como ele cá chegou ;)

    Beijinhos e obrigada

    ResponderEliminar
  7. Olá novamente meninas (Manuela e Emilia),

    Respondendo a sua pergunta Manuela, eu costumo pesquisar na web onde saem meus textos, e sempre que encontro algum blog prestigiando eles, dou uma passadinha para agradecer, e assim conhecer novas e maravilhosas pessoas por todos os cantos deste imenso globo azul.
    Grande abraço.
    ABC

    ResponderEliminar
  8. Olá Antonio

    Pois, essa é uma maneira de encontrar :) já nem me lembrava, mas acho que foi assim que há uns tempos descobri um blogue que copiava este, até no nome ...

    Obrigada, mais uma vez, pela simpatia :)

    Abraço e boa semana!

    ResponderEliminar
  9. Boas...
    Depois de uma semana de trabalho e quando procurava algo de diferente caí aqui e fiquei a vasculhar...
    Aliaz vou continuar por aqui, continuar a remecher, só porque sim, só porque achei algo de interesante, obrigado pela diferença.

    ResponderEliminar
  10. Campista Selvagem

    Obrigada pelo incentivo, ainda bem que gostou!

    Boa semana

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.