quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Aula de compostagem caseira

"O que é a compostagem?

A compostagem é um processo de valorização da matéria orgânica. Consiste na decomposição dos resíduos domésticos por acção de microrganismos que na presença de oxigénio (processo aeróbio), originam uma substância designada composto.

O composto que se obtém no fim do processo poderá ser utilizado como adubo, uma vez que melhora substancialmente a estrutura do solo. O composto possui fungicidas naturais e organismos benéficos que ajudam a eliminar os organismos patogénicos que perturbam o solo e as plantas.

A compostagem doméstica é um processo que não requer conhecimentos técnicos, é simples, é economicamente e ecologicamente sustentável, uma vez que implica a redução dos resíduos domésticos a enviar para o aterro sanitário, através da sua transformação num composto fertilizante que pode ser usado como nutriente e correctivo do solo nos jardins, hortas e quintais, bem como, em vasos e floreiras, não estando este processo confinado a todas as pessoas que têm a sua vida compartimentada em espaços urbanos, com o jardim reduzido a uns vasos e a umas floreiras na varanda ou mesmo em casa. " (Fonte: Guia Prático de Compostagem Doméstica da APASADO)

Na compostagem industrial entram praticamente todos os resíduos orgânicos, mas na compostagem caseira há que evitar certos restos para não causar maus cheiros ou chamar insectos indesejáveis ou ratos. Há também que ter cuidados com o arejamento e a humidade, alternar secos com verdes. Os tipos de compostores são os mais variados, e até se pode fazer compostagem sem contentor.

Para saber mais sobre compostagem e compostores, consulte o manual Compostagem Doméstica - Na Natureza tudo se transforma ou o Guia Prático de Compostagem Doméstica  e veja a seguinte aula de compostagem caseira na Horta da Formiga da Lipor. (imagens obtidas na net)
 

15 comentários:

  1. Minha Boa Amiga,
    Quando a visito aprendo sempre algo muito importante para melhorar o mundo em que vivemos! Bem haja por tal espírito!
    Continue na divulgação destes procedimentos para bem do nosso Planeta.
    Beijinhos amigos e solidários.

    ResponderEliminar
  2. Olá amigo Luís

    Tenho sempre muito gosto em tê-lo por aqui, e agradeço muito as suas simpáticas palavras de incentivo.

    Volte sempre, e um abraço :)

    ResponderEliminar
  3. A minha caixa de compostagem está ao Sol, o que prejudica um bocado a coisa, mas vindo o Inverno a coisa melhora e a compostagem volta a correr bem!
    Obrigada pelas dicas Manuela!
    Agora que tenho o Chrome e consigo abrir o teu blogue mais rapidamente, vais ter-me aqui outra vez a comentar e não só a ler! :-)
    Beijinhos e bom fim-de-semana!

    ResponderEliminar
  4. Boa tarde colega de blog.
    Meu nome é Guilherme e sou brasileiro e estou iniciando um blog sobre Sustentabilidade e Educação Ambiental, e estava olhando o seu blog para ter algumas ideias e gostei bastante do conteúdo publicado por você.
    Se tiver um tempo passe no meu blog para me dar uma credibilidade. Muito obrigado.
    susambiental.blogspot.com

    ResponderEliminar
  5. Entrem nesse blog, também é sobre sustentabilidade http://greenpeppersco.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  6. Outro blog sobre sustenhttp://greenpeppersco.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  7. Oi Manuela!!!

    Uma aula mesmo sobre compostagem, é incrível como se pode fazer a diferença com atitudes que provocam um benefício geral, ao mesmo tempo em que se aproveita o lixo se faz a reciclagem que vai se transformar numa vitamina para o solo evitando também a poluição do ambiente e a proliferação de bactérias, realmente quem desenvolveu esta idéia é um gênio!!! Este processo natural e caseiro é uma ótima solução mesmo. Lembrei com isso dos alimentos que chegam a nossa mesa às vezes cheios de agrotóxicos ... comemos veneno sem nem imaginar.
    Tenha uma boa semana!!!
    Bjus
    Bia :)

    ResponderEliminar
  8. Obrigado Manuela, ando também muito entretido nos últimos tempos com esta questão da compostagem.

    E resulta ... se resulta !

    ResponderEliminar
  9. Sempre quis ir à Horta da Formiga, mas agora com o video e com estas explicações ainda fiquei com mais vontade de fazer compostagem :)

    ResponderEliminar
  10. Olá Sónia

    Bom ver-te por aqui! Então espero que apareças quando puderes, muitas ou poucas vezes, és sempre muito bem vinda :)

    Quanto à compostagem, sábado de manhã estive numa aula prática, no curso de verão da Católica do porto sobre hortas biológicas; também sobre vermicompostagem, mas eu ainda não consigo pegar naqueles bichinhos ;)

    Beijinhos e boa semana :)

    ResponderEliminar
  11. Olá Guilherme,

    Já fui espreitar o seu blogue, e gostei muito das novidades que por lá divulga. Vou tentar acompanhar sempre que puder.

    Obrigada e uma boa semana

    ResponderEliminar
  12. Olá BIA

    Pois é, tão fácil, e estava esquecido há décadas. Felizmente que a compostagem volta agora a ser falada e usada :) E para espaços interiores, há a vermicompostagem!

    Obrigada e uma boa semana :)

    ResponderEliminar
  13. Olá Eduardo

    Claro que resulta, basta ter uns cuidados mínimos como deixar ter ar, humidade, etc.... e depois, não só reduzimos os resíduos com temos fertilizante limpo para a horta ou jardim :)

    ResponderEliminar
  14. Olá Rosarinho

    Ainda bem, como vê é fácil :)

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.