sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Agrofloresta com Ernst Gotsch

 
O texto que se segue provém de um e-mail do Sítio, e refere-se a duas formações essencialmente práticas sobre Agrofloresta no próximo mês de Outubro, com Ernst Gotsch:
 
"O Sítio está a organizar dois workshops de Agrofloresta com Ernst Gotsch em Portugal (Mangualde, Viseu).

A Agrofloresta (ou floresta de alimentos) é um método agrícola que procura imitar a sucessão natural de espécies que ocorre nas florestas. Combina culturas alimentares com culturas florestais que não enriquecem apenas quem produz mas, também, todo o ecossistema. A ideia é que o homem deixe de lutar contra a Natureza, recorrendo a químicos e maquinaria pesada, passando a participar de forma harmoniosa nos processos naturais que têm sempre como objectivo o aumento da quantidade e qualidade de vida em todas as suas formas. A agricultura transforma-se numa actividade extremamente produtiva e variada, fonte de prazer e bem estar que para além de exigir pouco esforço de quem trabalha, é uma ferramenta de regeneração dos solos e do meio ambiente. É uma prática ideal para pequenos produtores e para soluções de auto-sustentabilidade. Nestes workshops orientados por Ernst vamos arregaçar as mangas e pôr as mãos na terra, vamos atrás do que funciona, do que gera recursos e vida. Não vamos falar de escassez, mas agir no caminho da abundância!
Vamos plantar uma Agrofloresta!

Os workshops de carácter essencialmente prático vão ser realizados na Quinta de Darei em Mangualde que dispõe de 150ha de reserva ecológica junto ao rio Dão e instalações de alojamento convertidas de um turismo rural.

Ernst Gotsch é um agricultor e pesquisador suíço que começou por trabalhar,nos anos 70, com melhoramento genético de plantas forrageiras. Esta pesquisa permitiu que concluísse que poderia obter melhores resultados na agricultura criando agro-ecosistemas que promovam uma lógica de cooperação entre as várias espécies vegetais. Em 1982 fixou-se no Brasil onde iniciou um projecto de recuperação de uma área de 500ha extremamente degradada. Desde 1993, depois de alcançar resultados extraordinários, tem-se dedicado ao ensino e transmissão dos seus métodos em todo o mundo.
Para mais informações sobre Ernst Gotsch e Agrofloresta veja: TEXTOS e VÍDEOS."

Para inscrições e mais informações : www.sitiocoop.com  / http://www.sitiocoop.com/workshops/agrofloresta/

7 comentários:

  1. Pois é... continuamos a Iludir-nos...

    Isto é viável, pois é, mas a que escala?

    Imaginemos que agora decidimos todos optar por este estilo de VIDA (estou louco, mas imaginem que são loucos como eu enquanto estão a ler isto)... Abandonamos as cidades, vamos para os campos, mas os campos têm "donos" seja ele o Estado ou Privados. Que terreno escolhemos? Podemos escolher à nossa vontade? Ou temos que comprar? Se calhar temos que comprar... mas não tenho dinheiro!

    Não faz mal... vendes a casa, se for tua óptimo, se não, pior, mas liquidas o empréstimo e... estás quase sem dinheiro outra vez! Como compras o terreno? Será que arrendam? Mas se arrendam pedem dinheiro ou posso pagar em géneros tipo batata, couve, cenoura?!? Não... só dinheiro... então tenho que pedir um empréstimo para comprar um terreno... raios! e como pago o valor do empréstimo? Mas espera lá... se vamos todos para o campo... quem fica a trabalhar nos bancos? Quem é que me empresta o dinheiro?...

    eheh, bem vou parar por aqui!!!!!

    Redução da População Naturalmente (Somos Inteligentes ou não?), extinção do Sistema Monetário e Religiões... antes que nós nos auto-extingamos!

    ResponderEliminar
  2. Mais um estudo... que confirma a realidade... ver aqui...

    O mais triste é que só sabemos fazer estudos. Para que servem? Para dar empregos...

    ResponderEliminar
  3. Adorei o tema dá que pensar por ser controverso e aliciante ao mesmo tempo :)

    ResponderEliminar
  4. Olá Voz

    A agricultura natural ou ecológica, a permacultura, a agrofloresta são tudo modos de agricultura bem mais viáveis do que a actual agricultura de monocultivos e venenos.

    O caminho? Não há um caminho para todos! Há muitos caminhos para muitos percorrerem no bom sentido. NA cidade, no campo, na agricultura, na cooperação, mas de tantas formas.

    Os caminhos são muitos, importa é seguir no sentido certo, não às recuas...

    Quanto a esse estudo, parece interessante, mas nas próximas semanas não vai dar tempo para ler. Mas vou guardar.

    ResponderEliminar
  5. Olá Rosarinho

    Obrigada pela visita, e parabéns pela sua Sementeira de Ideias.

    Mas confesso que me deixou um pouco confusa, porque não acho controvérsia neste tema da agrofloresta.

    Abraço e até breve :)

    ResponderEliminar
  6. Descobri o Ernest hoje, na TV Escola, e fiquei muito feliz por encontrar outras pessoas que estão trabalhando a terra desssa forma. Comecei há dois anos, inspirada pela família que criou o Freedon Gardens e recebi ajuda do Jorge Studart, que recuperou dessa mesma forma uma vasta área aqui das montanhas, onde produz para a família e comercializa na Feira Agroecológica. Como ele, pretendo declarar meus dois mil metros uma RPPN e já como alguma coisa daqui. Encontrei tudo degradado, a terra pisada até parecer cimento, toda forração arrancada, toda mata intermediária destruída e expondo o solo, uma plantação de mandioca, outra de milho, maltratada e infeliz, e várias áreas parecendo o Atacama. Hoje está tudo verde, tenho 28 árvores nativas novas crescendo, acabei com a monocultura, com a separação entre jardim e horta, hoje o que como nasce e cresce junto a flores e árvores. Obrigada por existirem!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu é que agradeço o seu testemunho, Ana Lagoa: Obrigada e bem haja!

      Eliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.