sexta-feira, 6 de abril de 2012

2012 - Tempo de Mudança


"Imagine um carro sem travões e com o volante quebrado. Quando bater, vão dizer que a culpa é do motorista. Ninguém questiona se o problema era a máquina. Não importa o quão astuto seja o motorista, ele vai bater. É isso que está a acontecer ao sistema financeiro."

Estas são palavras de  Bernard Lietaer, um dos muitos entrevistados ao longo do documentário "2012 - Tempo de Mudança". Realizado por João Amorim, o filme acompanha o jornalista Daniel Pinchbeck  na busca de um novo paradigma para a sociedade.

Um largo espectro de temas são abordados, começando com os impactos negativos das monoculturas,  desflorestação, perda de biodiversidade, alterações climáticas,  contaminação do solo, escassez e privatização da água, consumismo desenfreado, aumento populacional etc. , passando por profecias antigas, experiências psicadélicas, ioga, meditação etc., até à permacultura, bioconstrução, energia renovável, diversidade de moedas, e bancos de tempo. De seguida, ficam mais algumas frases extraídas do documentário:

"Somos parte da natureza e precisamos de escutar as mensagens que ela nos traz. Elas estão por toda a parte só precisamos de estar atentos."

"A transformação de consciência de que somos capazes como indivíduos e como espécie vem das acções que praticamos no tempo que dispomos para causar uma enorme transformação no planeta"

"Você vai fazer alguma coisa?"

"Acorde!"



«Sinopse

O filme "2012: Tempo de Mudança" apresenta uma visão otimista e alternativa para o apocalítico ano de 2012. Dirigido por João Amorim, diretor indicado ao Emmy Awards 2010 o filme acompanha o jornalista americano Daniel Pinchbeck, autor do bestseller "2012: The Return of Quetzalcoatl", em busca de um novo paradigma entre a sabedoria arcaica de culturas tribais e o método científico. Segundo o povo maia, o ano de 2012 marcaria o nascimento de uma cultura de regeneração do planeta, onde a colaboração substitui a competição, onde a exploração da psiquê e do espírito torna-se o novo conceito da era, substituindo o materialismo estéril que tem conduzido o mundo que todos conhecem hoje. O documentário mistura animações com depoimentos especialistas de diferentes áreas, que chamam a atenção para a ação do homem sobre seu ambiente. O filme conta ainda com participações de cientistas, antropólogos e artistas engajados em diferentes causas, como a atriz Ellen Page, o músico Sting, o diretor David Lynch e o músico brasileiro Gilberto Gil. » (fonte: site oficial)

Post publicado inicialmente em 06/09/2011, republicado em  06/04/2012

17 comentários:

  1. Minha Boa Amiga Manuela Araújo,
    Belo e precioso tema que nos obriga a pensar seriamente no caminho que estamos trilhando e que condiciona o nosso futuro. Tomei a liberdade de levar este tema para a minha "Tulha" e julgo que não se sentirá melindrada por tal facto pois é mais uma forma de ir alertando cada vez mais as pessoas dos perigos que correm com a manutenção das atitudes erradas que vimos tendo. É um grito de Alerta e como tal deve ser difundido!
    Os meus parabéns por este este seu Blogue sempre muito atento à Sustentabilidade e Acção do nosso Planeta.
    Um beijinho muito amigo.

    ResponderEliminar
  2. Olá Amigo Luís

    Faço sempre muito gosto de ter aqui a sua sempre amável visita. Ainda bem que gostou do documentário - eu também gostei, pela mensagem de alerta mas ao mesmo tempo positiva.

    E faz muito bem levá-lo para a sua Tulha do Atílio, pois o que interessa é divulgar a mensagem!

    Um abraço e muito obrigada :)

    ResponderEliminar
  3. Manuela

    Vamos, então, divulgar no nosso blogue também. Poderoso mesmo este vídeo. Muito obrigada Manuela por tudo e tanto que nos dá. Um abraço

    ResponderEliminar
  4. Olá Manuela!!!

    Ainda não assisti o documentário mas parece ser excelente. Como sempre mais conscientização e conhecimento a ser divulgado. Amo o teu blog e amei esta frase: "A transformação de consciência de que somos capazes como indivíduos e como espécie vem das acções que praticamos no tempo que dispomos para causar uma enorme transformação no planeta"
    "Você vai fazer alguma coisa?"
    "Acorde!"
    Precisaríamos divulgar estas coisas em outdoor, aliás se pudesse transformaria o teu blog em um grande outdoor e espalharia pelo mundo, se bem que a internet já é um meio de fazer isto né? Só queria que o dia tivesse 48 horas para ter tempo de fazer mais coisas ainda.
    Tenha um ótimo fim de semana!!!
    Bjus
    Bia :)

    ResponderEliminar
  5. A verdade sobre o Iraque e outras guerras. Vejam pois a vímeo já retirou a versão inglesa. Contem muitas verdades!

    ResponderEliminar
  6. Olá "optimismo em construção" :)

    Obrigada pela visita e por divulgarem também no vosso inspirador blogue.


    Abraços e bom fim de semana :)

    ResponderEliminar
  7. BIA

    Também gostei dessas frases, penso que dão a ideia que o filme transmite: precisamos de mudar nas acções para gerar a mudança. Acho que vai gostar do documentário.

    Muito obrigada pelas amáveis palavras de incentivo :)

    Beijos e bom fim de semana :)

    ResponderEliminar
  8. Olá Fada

    Espero que tenhas gostado do documentário "2012-Tempo de Mudança".

    Beijinhos e bom fim de semana :)

    ResponderEliminar
  9. Antes de mais, Manuela, as minhas deculpas pela demora a visitá-la. Estive sempre na Pócvo e não tinha a disponibilidade de internet que aqui tenho e isso fez com que as minhas visitas se atrasassem. Vi este video no blog da Teresa onde deixei o meu comentário. É como um " pontapé no estomago", é um ALERTA sem qualquer piedade, sem qualquer tipo de camuflagem..direto e reto como se costuma dizer. Ainda quero acreditar que o ser humano vai fazer desta nossa época, uma mudança para melhor; tem obrigação de ter aprendido alguma coisa com o homem de lama, com o homem de madeira, com o homem de milho. Afinal somos feitos de um material mais nobre e pt com mais obrigações do que os outros; temos muitos mais conhecimentos e meios para podermos alterar as coisas; falta só a vontade de mudar. Um grande beijinho e obrigada por teres publicado o texto que te enviei. Um bom fim de semana e até breve
    Emília

    ResponderEliminar
  10. Emília

    Não peça desculpas, porque se aqui vier dizer alguma coisa de longe a longe, além de lhe agradecer, ainda fico muito aquém disso, porque eu vou ao "Começar de Novo" muito menos vezes do que o blogue e suas autoras merecem. Por isso, eu bem sei que o tempo não estica, não dá para tudo. Como eu disse no blogue Optimismo em Construção", "entre trabalho, família, hortas, transição e o blogue, pouco resta para visitar blogues de que gosto"!
    Eu gostei muito de ver o documetário, mas, face ao que já tenho visto na investigação que vou fazendo sobre estes temas, até o achei suave. Porque a realidade é muito pior do que ele retrata, já que num curto tempo aborda tantas questões, é óbvio que não poderia aprofundar, nem era o objectivo. E acho que o objectivo a que se propunham foi muito bem conseguido, pois a mensagem passa com clareza e também com o tal efeito "pontapé no estômago" de que fala, para dar o "Alerta". Mas de leve, para não colocar a plateia KO.

    Haja vontade de mudar!

    Muito obrigada e por ter visto e apreciado o documentário, e sobretudo por dar o seu testemunho sobre o mesmo aqui.

    Um beijinho e continuação de bom fim de semana :)

    ResponderEliminar
  11. Gostar gostei, mas deixei aí essa reportagem, para que as pessoas saibam que não acedem ao conhecimento e sabedoria quando são constantemente enganadas! Não vai para a frente um mundo melhor, não.
    Tenho lido sobre as profecias, tenho lido sobre o milenarismo cristão e sua escatologia e chego à conclusão que enquanto o carcinoma e suas metásteses, da sociedade capitalista não forem extirpados, o que considero impossível, não poderemos evoluir como Humanidade. A humanidade não terá soluções diferentes das de há dois séculos para cá.
    O que eu vislumbro, é que esses senhores estão a actuar por trás das crenças... e a guerra, até catástrofes naturais através de armas climáticas, vão desempenhar o seu papel na despopulação em massa do Planeta, (não sei se sabes, a UE pediu para que fossem regulamentadas as perigosíssimas armas climáticas e os EUA não acataram o pedido). Vão fazer coincidir catástrofes e guerra com crenças e no final, a culpa será das catástrofes naturais... é o que rezará para a História, pois esta é feita pelos vencedores.
    Porque estamos aprisionados? Por isto:
    Institutos como Carnegie, Rockefeller e Ford têm uma influência corrosiva na sociedade democrática, eles representam concentrações de poder e riqueza desregulados e irresponsáveis, que compram talentos para promover causas, e, com efeito, estabelecer uma agenda do que merece atenção da sociedade. Eles servem de agências de "cooling-out" atrasando e impedindo as mudanças radicais e/ou , estruturais. Eles ajudam a manter uma ordem econômica e política, de âmbito internacional, o que beneficia os interesses da classe dominante de filantropos e philanthropoids - um sistema que ... trabalhou contra os interesses das minorias, da classe trabalhadora e os povos do Terceiro Mundo [8].

    Esses Institutos foram centrais na promoção da ideologia da "globalização", que lançou as bases para organizações como o Conselho de Relações Exteriores e do Grupo de Bilderberg.
    A Fundação Rockefeller, em particular, apoia diversas organizações que promovem uma filosofia dos "internacionalistas liberais", cujo objectivo é:
    Apoiar uma política externa dentro de uma nova ordem mundial, o imperialismo, que foi a característica dos Estados Unidos como a principal potência - um programa definido pela Fundação Rockefeller como "desinteressada", "objetiva" e mesmo "não-política" ... A construção de um novo consenso internacionalista exigiu o financiamento, consciente de indivíduos alvo, organizações que as questionavam e minaram os partidários da "velha ordem", enquanto, simultaneamente, promovem a "nova" Ordem [9].


    O financiamento das principais fundações e institutos criados não só orientam a política, como grupos de reflexão, mas também foram fundamentais na organização e construção de universidades e da educação em si, em particular, o estudo das "relações internacionais". [10] A influência da Fundação ou Instituto na educação e universidades é substancial e, assim o "conhecimento" em si, é incomparável. Como foi observado no livro do imperialismo Filantropia Cultural:

    ResponderEliminar
  12. As fundações filantrópicas criadas por grandes industriais da América "robber baron" e pelos banqueiros não foram estabelecidas em benefício da humanidade, como era seu propósito declarado, mas para beneficio d os banqueiros e das elites industriais, a fim de poderem envolver-se em engenharia social.
    Através dos bancos, estas poderosas famílias controlam a economia global; através de grupos de reflexão, que gerem os estabelecimentos da política e de política externa, e através das fundações, gerem a sociedade de acordo com seus projetos e interesses próprios. Através dessas fundações, as elites têm vindo a moldar os processos, ideias e instituições de ensino, garantindo assim a sua hegemonia sobre a sociedade. O processo continua através da produção e controle do conhecimento. As instituições de ensino são a auto-estrada das elites futuras para o governo, economia, ciências, e outros ambientes profissionais, bem como produzir académicos que compõem o principal componente de think tanks, como o Grupo Bilderberg.

    O poder da fundação não é a de ditar o que será estudado. O seu poder consiste em definir parâmetros profissionais e intelectuais, na determinação de quem receberá apoio para estudar. E o poder da fundação ou instituto, reside na sugestão de certos tipos de atividades que favorece e está disposta a apoiar. Como [teórico político e economista Harold] Laski observou, "as fundações não controlam, simplesmente porque, no sentido direto e simples da palavra, não há necessidade de o fazer. Eles têm apenas de indicar a direção do angulo da bússola intelectual e utilizar as "suas mentes" priveligiadasa para ensinar o mundo universitário inteiro. Assim descobrimos que a educação gravita sempre de acordo com os interesses das fundações.(...)

    E ainda:
    A Constituição Europeia ( Tratado de Lisboa) foi um movimento para criar um super-Estado europeu, a criação de um ministro das Relações Exteriores da UE e com ele, a política externa coordenada, com a UE assumir o lugar da Grã-Bretanha no Conselho de Segurança da ONU, representando todos os Estados membros da UE, forçando as nações para “activamente e sem reservas” e seguir uma política externa da UE; estabelecem o quadro para criar uma política europeia de defesa, como um apêndice ou separadas da OTAN, a criação de um sistema de Justiça Europeu, com a UE definir “padrões mínimos para definir crimes e estabelecer penas”, e criar um asilo comum de imigração, e seria também entregar à UE o poder de “garantir a coordenação das políticas económicas e de emprego”. A legislação da UE supera todas as leis dos Estados-Membros, tornando assim os países membros, em meras províncias dentro de um sistema de governo centralizado federal.(...)
    Em Dezembro de 2010, ministro das Finanças alemão, Wolfgang Schäuble declarou que, "Em 10 anos teremos uma estrutura muito mais forte do que se descreve hoje como união política."
    2009 é também o primeiro ano de governação global, com a criação do G20, no meio da crise financeira, a conferência do clima em Copenhague é mais um passo para a gestão global do nosso planeta "Herman Van Rompuy, Speech Upon Accepting the EU Presidency, BBC News, 22 November 2009:

    ResponderEliminar
  13. Neste momento foi mobilizada a EUROGENDFORCE uma polícia federal que é ilegal segundo as Constituições dos Países europeus e a STRIKE FORCE, uma força de intervenção rápida da NATO, ambas para Portugal. Se não estamos em revoltas sociais, para que será tanta força policial?

    Entretanto dos EUA é melhor nem falar!!! mas se quiseres saber o que está a acontecer depois do golpe de Estado dos neocons, no dia
    2 de Agosto deste ano, vais aqui e terás uma pequena idéia, ainda a acrescentar que a Goldman Sachs está a tirar um lucro estupendo dos tickets refeição que são distribuidos pelos pobres!
    Quanto à consciencialização da maioria... é impossível.
    Tenho quase a certeza que não viste a reportagem que deixei no comentário anterior, por se tratar de guerra, assim como a maioria das pessoas farão o mesmo, pois o mal alheio não lhes faz bem e daí não poderem estar consciencializadas para o que se passa na realidade! A TV mostra-vos o que quereis ver, senão não tinham audiência, não será?
    Muito haveria mais a dizer, mas fico por aqui... :)
    Visão realista.

    ResponderEliminar
  14. O documentário completo foi retirado do youtube, substitui pelo trailer. Quem não viu e quiser ver, pode comprar o DVD (ver site oficial) ou dar uma espreitadela no
    Permateresina

    ResponderEliminar
  15. Voltei a encontrar o filme legendado no Youtube, no site oficial, com legendas em português. Assim, substitui o trailer pelo filme, novamente, e republico o post.

    Porque acho que o documentário merece ser visto e divulgado.

    Boa Páscoa

    ResponderEliminar
  16. Oi Manuela!!!

    Vim lhe desejar uma FELIZ PÁSCOA!!! Não tenho conseguido ler o teu blog... todos os blogs com fundos de paisagens está ofuscando as letras... não dá para enxergar o que está escrito porque está super escuro com as imagens ao fundo... desde que eu troquei de computador alguns blogs estão assim... devido a isto não consigo visualizar as letras... não sei o que acontece...
    Uma FELIZ PÁSCOA repleta de alegrias e mais conscientização para um mundo melhor!!!
    Bjs :)

    ResponderEliminar
  17. Olá Bia

    Muito obrigada, e espero que tenha tido uma boa Páscoa! Espero que esse problema com os fundos de blogues se resolva logo, pois a sua visita é sempre muito bem vinda!
    Beijinhos :)

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.