quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Uma questão de perspectiva e de opção

O texto que se segue é de Tsering Paldron, transcrito do seu bloguecom a amável autorização expressa da autora, a quem agradeço o inspirador texto e a permissão de o aqui publicar.

O lado bom do mundo


"Olhar para o lado bom da vida não significa fechar os olhos às ameaças terroristas ou à crise económica, fazendo de conta que não existem. Olhar para o lado bom da vida é uma opção. É escolher olhar para as pessoas boas e corajosas de que a vida está cheia, para os acontecimentos, descobertas ou iniciativas que trazem bem e dignificam os seres humanos, dar-lhes importância e privilegiá-los em relação aos outros, aqueles que a comunicação social atira cá para fora às centenas, quotidianamente.

Olhar para o lado bom da vida não é mais irrealista do que olhar para o lado mau – é apenas uma questão de perspectiva e de opção. Quando escolho dar ouvidos àquilo que reforça a mediocridade e o medo, deixando que entrem pela minha casa os fermentos da desconfiança e do egoísmo, estou a afastar-me dos outros seres humanos com quem partilho este planeta, a arranjar desculpas para enraizar ainda mais a separação entre os de cá e os de lá.

Mas quando escolho ouvir preferencialmente falar dos pequenos e grandes casos de bondade, altruísmo e coragem, lembro-me do fantástico potencial humano que todos possuímos e de como, apesar das diferenças, todos somos iguais. Dando ouvidos àquilo que nos dignifica, aprendo a valorizar os outros aos quais estou, de toda a forma, intimamente ligada nesta viagem que é a vida, condóminos que somos neste soberbo planeta azul.

Há muito que sinto a falta de um jornal com notícias deste tipo, um jornal que desse gosto ler e contrastasse, pelo seu conteúdo, com a tristeza das notícias habituais. À falta de um tal meio de comunicação, faço os possíveis por veicular, à minha escala e à minha maneira, o que de melhor há no ser humano e no mundo."

Fonte:  Blogue de Tsering Paldron. Fotos obtidas na internet

"Tsering Paldron nasceu e estudou em Lisboa e viveu mais de vinte anos no estrangeiro. Tornou-se budista em 1974 e monja em 1999. Ensina o budismo há mais de 16 anos e é autora de dois livros: “A Arte da Vida, Valores humanos no pensamento Budista” e “A Alquimia da Dor, Conselhos budistas para transformar o sofrimento”. É ainda co-autora de um terceiro: “A dignidade e o sentido da vida”. É vice-presidente da União Budista Portuguesa e Presidente da AMARA, Associação pela Dignidade na Vida e na Morte." Fonte: GrandYoga

16 comentários:

  1. Com os agradecimentos à Atimati Mukti Ma, que me indicou este texto e o blogue de Tsering Paldron

    ResponderEliminar
  2. Posso sempre aprofundar questões e, se for o caso de ter que rever a minha opinião, não deixarei de o fazer. Para já, acho que a questão está colocada de forma distorcida. Na vida, o que acontece situa-se entre os dois lados e de modo muito complexo: Nada é inteiramente bom nem inteiramente mau; frequentemente o que é bom para uns não o é para outros. Por outro lado, colarmo-nos ao tendencialmente bom, leva-nos a uma atitude contemplativa e o afastamento do tendencialmente mau afasta-nos do conhecimento do mal, para intervir sobre ele. Tenho, sobre esta questão, um comportamento de profunda preocupação quanto ao entendimento do mundo em todas as sua dimensões e perspectivas...

    ResponderEliminar
  3. É assim mesmo... como se não estivessem já alienados demais com as facilidades da vida da sociedade de consumo, que se ausentem cada vez mais do que se passa no Médio Oriente, na Palestina inclusivamente, África especialmente Norte e no Nordeste, que deixem de andar informados e que façam os julgamentos, pelo que ouvem no "mainstream", de que os ocidentais é que são bons... e a vida cá é para curtir, pois azar dos que nasceram em África. Não concordo com o conteúdo do texto e sei que deve ter sido dirigido a mim, mas foi assim com o olhar só para o lado bom da vida, que conseguiram implantar a Nova Ordem Mundial.
    Como dizia o outro, pimenta no c... dos outros, é refresco. Deixa que falte a comidinha em cima da mesa, que o lado bom da vida deixa de ter significado. Ora como está mais perto do que nunca... as palavras dos sortudos irão deixar de ter significado.
    De qualquer forma, obrigada pela tua atitude, mas... com uma 3ª guerra à porta, quem não sente medo? Quem ainda não sabe que isso está a acontecer... e que acontece porque estava na agenda de alguém. Portanto, uma grande maioria dos ocidentais está ainda a leste; não do paraíso mas sim do inferno. Não deixo de ser corajosa... é natural o medo, é um sistema de defesa inerente à sobrevivencia. Pobres dos que vivem no medo constante, porque a isso os obrigam outros. A minha perspectiva não muda, embora digam que seja apenas questão de perspectiva...
    O meu altruísmo diz-me que foi essa atitude de conforto, que levou os ocidentais a devastar mais de meio mundo para que pudéssemos ter uma vida confortável e portanto, o Norte de África merece estar em guerra, porque precisamos de gás e petróleo e a Palestina merece ser bombardeada uma vez mais, antes de se poder candidatar à ONU, só porque Israel não quer!!! Coloco-me no lugar desses que perdem a vida e a paz!!! A seguir vai o Líbano e quando for o Irão tenho a impressão que o lado bom do Mundo deixará de ter significado, inclusive para muitos ocidentais, pois vão provar a receita dos líderes armados em Cruzados da Idade Média, para obterem o que querem, com o apoio/passividade e/ou alienação dos que só vêem o lado bom do Mundo!
    Não vou em maniqueísmos, mas neste momento o mal tem as rédeas nas mãos.

    ResponderEliminar
  4. Se apenas olharmos para o "lado bom" o que acontece ao "lado mau"? Será que desaparece? Evidente que não... O meu ciberespaço de loucura humana é bem prova disto.

    Podemos todos apenas olhar para o lado bom, isso não faz com que o "lado mau" deixe de existir... apenas optamos por não tomar dele conhecimento.

    Aliás, durante estes últimos 30 dias vivi no "Paraíso", pois sem Internet, Televisão, Telefones, etc... apenas Eu a minha Miúda e a Mãe Natureza... tudo o que vi foi o "lado bom"... No entanto o "lado mau" manifestou-se com grande opulência durante este meu estágio no "Paraíso"...

    Esta forma de estar até pode ajudar a resolver algumas coisas pequenas, mas fica muito aquém do ideal... é apenas mais uma forma de alguém procurar um pouco de paz interior no meio desta embrulhada nojenta, alguns chamam Civilização!, que todos ajudamos a Construir.

    ResponderEliminar
  5. Oi Manuela!!!

    Excelente texto!!! Ainda bem que surgiram os blogs e a internet que nos permite compartilhar e ter acesso a um número infinito de informações que não seria possível se não fosse este meio de comunicação, isto é maravilhoso dá uma dimensão maior a divulgação de assuntos importantes para conscientização de todos. Não sei se tu conheces o site da Yoko Ono: http://imaginepeace.com/ , ela continua até hoje a luta de John Lennon é uma incansável defensora da paz e das causas humanitárias, admiro sua luta.
    Teu blog é nota dez, viu? Quem derá existissem mais pessoas atuantes mesmo que seja virtualmente.
    Bom fim de semana!!!
    Bjus
    Bia :)

    ResponderEliminar
  6. se mais e mais pessoas se unirem, se engajarem nessa luta pelo bom e belo que é o viver nesse mundo, sejamos otimistas, chegará um dia em que o negativo não terá mais vez, força e lugar para existir, enfatizar o mundo que queremos é criar dentro de todos a bondade, a responsabilidade e o amor por nós, pelo outro e pelo planeta!
    "Nós todos somos um"
    bjão a vc manu e a Tsering pelo olhar além!
    em yoga aprendemos que evidenciar o mal é dar força a ele! não é o que queremos!
    namastê!

    ResponderEliminar
  7. Ola Manuela,

    penso que o "pessoal" ja se converteu ao budismo ha algum tempo, parecem-me todos tao comtemplativos...enfim, arranjaram uma maneira de nao "sofrer/ver" e nao e que da resultado??? De tanto verem o lado bom do que esta mal, ate colaboram...

    Bem, estou a brincar com coisas serias.

    Eu percebi o sentido do post.

    Este post, e exactamente para quem ja interiorizou o estado do mundo e nao descansa.

    Sao conselhos para mantermos um certo equilibrio, para nao "pifarmos" e continuarmos no "activo".

    Viva a Vida, apesar de tudo.

    ResponderEliminar
  8. Ja agora para divulgar isto:

    COMUNICADO DE IMPRENSA



    PROJECTO “QUINTA DA OMBRIA” AMEAÇA PARA O AMBIENTE

    Maior aquífero do Algarve e Sítio do Barrocal em perigo



    A Liga para a Protecção da Natureza reiterou esta semana à Direcção-Geral de Ambiente da Comissão Europeia as suas conclusões sobre estudos, pareceres e documentos oficiais na sequência da queixa contra o projecto de urbanização turística “Quinta da Ombria”, do grupo finlandês Pontos.

    A Declaração de Impacte Ambiental, de 29 de Setembro de 2010, com as suas propostas de mitigação para os efeitos negativos do projecto, é claramente insuficiente e não retira o perigo iminente que este projecto representa para o Ambiente na região.

    A maior reserva de água subterrânea do Algarve, o aquífero de Querença-Silves, é ameaçada pelo projecto de várias maneiras: haverá uma contaminação do aquífero pelos produtos químicos utilizados na instalação e manutenção do campo de golfe; uma esperada sobre-exploração das reservas de água pela extracção para o empreendimento turístico, que multiplicará a necessidade de água pelo menos 6,5 vezes (contando apenas as necessidades de água para uso directo pelos hóspedes e empregados); a descida do nível do lençol freático abaixo do rio Arade, que já esteve perto de ocorrer mais que uma vez, levará à entrada de água do mar no aquífero e a consequente destruição e perda desta reserva de valor inestimável. A perda desta reserva poderá ser a condenação desta região a uma desertificação física irreversível.

    O Sítio de Importância Comunitária do Barrocal, reconhecido património natural, não pode, como propõe o projecto, ser transplantado para os lotes das moradias a construir. Esta “medida de mitigação”, irrisória e sem qualquer valor natural, pressupõe a translocação de azinheiras e sobreiros da paisagem natural do Barrocal directamente para dentro da urbanização, para as moradias, um meio altamente artificializado e sem qualquer valor para a conservação da natureza. Além de se esperarem perdas a nível das árvores translocadas, esta medida é apenas uma operação cosmética em mais que um sentido: permitirá ao projecto “embelezar” a sua oferta turística em prejuízo de uma paisagem natural que destrói, aparentando no entanto que está a fazer algo para conservá-la. Estão previstos mais empreendimentos turísticos sobre este sítio protegido.

    Num clima de recessão económica, com campos de golfe a encerrar por todo o Algarve, tendo a Universidade do Algarve já apresentado estudos sobre o excesso de carga de campos de golfe na região e sendo manifesto o efeito devastador para o Ambiente na região, a Liga para a Protecção da Natureza apela à Comissão Europeia que desempenhe o seu papel de proteger o Ambiente e as Áreas Protegidas, fazendo cumprir a legislação europeia e nacional.

    Lisboa, 16 de Agosto de 2011



    A Direcção Nacional da LIGA PARA A PROTECÇÃO DA NATUREZA



    Para mais informações:

    Contactos: + 351 964656033

    ResponderEliminar
  9. Qual Budismo aNatureza?! Qual Budismo?! o "namastê"?! BUDISMO É ISTO! e ainda se baseia nisto:
    Ter PACIÊNCIA para aguentar aquilo que não posso mudar.
    Ter CORAGEM para mudar o que posso.
    Ter SABEDORIA para saber distinguir entre ambas.
    Este indiano não está alienado, está a arriscar a vida! Tem estes 3 requisitos!

    O NEW AGE é uma alienação da Nova Ordem!!! e caem na esparrela como patinhos esses alienados que misturam Mito, Tecnologia e Falso budismo!
    «Há na sociedade aquela teoria implatada : " temos que ser positivos " !

    Há um livro que é uma autêntica cosnpiração : "O segredo ".
    Aquele livrinho vendeu milhões e é um autêntico manifesto ideologico da "new age" e deste pensamento de o bem é que interessa.
    É um sedativo psicologico para que as pessoas mesmo que sejam espezinhadas no pescoço, vejam sempre a coisa pelo lado positivo !! " Se calhar Deus queria assim " dizem eles !! Ou então dizem , "nascemos para sofrer" !!»
    Conheces este comentário, aNatureza? Está no "fio de prumo" e é de alguém que sabe muito!

    ResponderEliminar
  10. Como não interessa já retiraram a filmagem! durou apenas umas horitas!

    ResponderEliminar
  11. Aqui vai o Novo Gandhi esperemos que não retirem a filmagem.

    ResponderEliminar
  12. Obrigada Fada,
    falei no budismo/sociedade de consumo. E o que abunda.
    Nao no budismo, ou seja la o nome que se quer dar, ao pensamento e acçoes mais harmonicas com a natureza e solidariedade, algum altruismo, conceitos cada vez mais escassos.

    E muito "in", tudo o que esteja ligado a espiritualidade, desde que se ganhe dinheiro com isto. Workshops, aulas de tudo e mais alguma coisa, pagos a preço elevado com a enganadora desculpa de "elevar" o espirito.
    Mais "objectos" de consumo.
    Nao tenho paciencia para isto tudo.
    No entanto levamos com tudo isso, quer queiramos ou nao. Por mais longe que estejamos.

    Nao sei qual o comentario no Fio de Prumo.

    Estou complectamente de acordo contigo, o nosso mundo esta num caminho de destruiçao de tudo o que tem mais valor.
    A "verdadeira" educaçao, anda a escassear. Mas penso que temos que nos tentar lembrar de equilibrar energias dentro de nos (sem pagar por isso, ehehehe), para nao "pifarmos". O que as vezes, e bastante dificil.

    Gostei muito desta frase do Conversa Avinagrada (blogue inspirador a todos os niveis, obrigada Rogerio):

    "Do rio que tudo arrasta, diz-se que é violento. Mas ninguém chama violentas às margens que o comprimem." Bertold Brecht

    E este o retrato mundo. Temos muito que trabalhar estas margens...e nao deixar que elas se consolidem mais ainda, apesar de tudo.

    ResponderEliminar
  13. Rogério, Fada, Voz, BIA, shan-Tinha, aNaTureza

    Os modos de ver o mundo que nos rodeia dependem de cada um, do seu modo de ser e da sua vivência.

    Não podemos, infelizmente, alterar a realidade do mundo, e a última coisa que está no espírito deste blogue é esconder a cabeça na areia. Não me parece que a Tsering Paldron tenha falado em não ver a realidade ou o seu lado "mau", acho que apenas falou em valorizar o lado bom do mundo. O que é o lado bom ou mau, cada um saberá distinguir, no seu código de valores. Julgo que aqui não se fala em pessoas boas ou más, já que todas têm os dois lados (de tamanhos diversos, como parece ser óbvio).

    Posso estar muito errada, mas estou convencida que só através da valorização da parte boa do mundo e das pessoas se consegue partir para a acção e fazer também algo que ajude a melhorar o mundo.

    Por outro lado, bem sei que o primeiro passo para a cura das actuais doenças da sociedade é a consciência de que ela está doente.

    Mas é preciso mais do que o diagnóstico. E como num corpo doente, se é essencial descobrir a verdadeira doença, mais importante ainda é fazer algo para a curar. E há por esse mundo fora muita gente a fazer coisas boas pelos outros, pela sociedade e pela natureza. Como os anticorpos, cada um a lutar contra uma bactéria invasora que seja, só a soma de pequenas contribuições de muitos poderão fazer a diferença.

    Por isso, não vou desvalorizar o lado bom do mundo, pois é esse lado que me move. Sem olhar para esse lado, não conseguiria viver com equilíbrio e sanidade num mundo tão injusto, porque o tal lado "mau" entra pelos olhos dentro a toda a hora!

    Este blogue pretende estimular as pessoas a reflectir sobre as doenças do planeta, dando a conhecer, de forma gradual e na medida dos conhecimentos e possibilidades da autora, os males e sintomas de que ele enferma, mas tentando sempre não perder a noção de que os bons exemplos merecem ser divulgados e de que o espírito positivo é fundamental para a acção.

    Obrigada a todos pelo vosso contributo.

    ResponderEliminar
  14. Estou contigo Manuela, que como quem diz, faço minhas as tuas palavras.

    "
    Por isso, não vou desvalorizar o lado bom do mundo, pois é esse lado que me move. Sem olhar para esse lado, não conseguiria viver com equilíbrio e sanidade num mundo tão injusto, porque o tal lado "mau" entra pelos olhos dentro a toda a hora!"

    Nao ha alternativa senao cultivar o optimismo. Ser optimista e ver o que esta mal sem deixar de se motivar para agir.

    ResponderEliminar
  15. Ninguém desvaloriza o lado bom do mundo... é um lado que exije sacrifício, sim mas para quem antes olhou para o mal; Ex: Madre Teresa de Calcutá, Ghandi, Nelson Mandela, Jesus...
    Descobrir, acusar o lado mau do mundo é que motiva à acção, porque não devemos ser coniventes. Não custa olhar para o que é bom, dá muito prazer, até. Ohar para o que é mau, fazer um juízo de valor e agir, isso sim é difícil e exige que se pense... Negar o mal para não ter de pensar é, o mais vejo hoje em dia em quase todos os que nos rodeiam. Não têm essa capacidade e quanto mais nos aproximamos de uma catástrofe, mais se nota. Talvez seja uma defesa humana mas que vai custar milhões de vidas.

    1945 – EUA lançam sobre civis duas bombas atômicas no solo japonês.Em Hiroshima são contabilizados 150 mil mortos na hora.

    Em Nagasaki são 70 mil seres humanos com a vida ceifada.

    Declaração do presidente estadunidense Truman em 1945.“… Agradecemos a Deus pela bomba ter vindo a nós ao invés de nossos inimigos; e oramos para que Ele nos guie para usá-la a Sua maneira e com Seus propósitos…” .

    1953 – EUA derrubam Mossadeq, 1ª Ministro do Irã e colocam Shah como ditador.

    1954 – EUA derrubam Arbenz, presidente da Guatemala. 200 mil civis são mortos.

    1963 – EUA apóiam assassinato do presidente Sul-vietnamita, Diem.

    1963 – 1975 – Exército Norte-Americano mata 4 milhões na Ásia.

    31 de março de 1964 – A Casa Branca apóia e financia o Golpe Militar no Brasil. O então Presidente João Goulart é derrubado e a ditadura se instala. No decorrer do regime centenas de pessoas são assassinadas, desaparecidas e exiladas.

    11/09/1973 – EUA armam um Golpe de Estado no Chile. Onde o presidente Salvador Allende é assassinado.O ditador Augusto Pinochet assume. 5.000 chilenos são assassinados.

    1977 – EUA apóiam o governo militar de El Salvador. O resultado são 70 mil salvadorenhos mortos e 4 freiras americanas.

    1980 – EUA treinam Bin Laden e terroristas para matarem soviéticos. A CIA investe US$ 3 bilhões nos extremistas.

    1981 – Governo de Reagan treina e financia o exército Contras. 30 mil nicaragüenses são mortos.

    1982 – EUA dão a Saddam Hussein armas para combaterem iranianos.

    1983 – Casa Branca dá armas ao Irã p/ matar iraquianos.

    1989 – o Agente da Cia, Manuel Noriega (presidente do Panamá) desobedece as ordens de Washington D.C.

    Os EUA invadem o Panamá, derrubam Noriega e deixam um rastro de 3.000 mil civis mortos.

    1990 – Iraque invade o Kwait com armas norte-americanas.1991 – EUA invadem o Iraque e Bush reempossa o ditador do Kuwait.

    Milhares de civis são mortos na Guerra do Golfo Pérsico enquanto eu me divertia com meus Comandos em Ação.

    A ONU estima que 500 mil crianças morram no Iraque devido as sanções.

    Entretanto, o Príncipe Filipe, co-fundador do WWF, afirma que gostara de reencarnar-se como "vírus letal para eliminar a superpopulação".
    Estarão as pessoas acordadas para estas realidades?!... e se estão, porque deixaram os ocidentais a escalada de guerra no Iraque e que já vai na Líbia?! Somos milhões contra um sistema, pergunto, o que andamos cá a fazer?!

    ResponderEliminar
  16. "Quem acredita no absurdo
    transcende a mediocridade.
    Embora, pior do que ser medíocre,
    é duvidar da incerteza da verdade.
    E acreditar no absurdo da mentira"

    O mundo esqueceu-se de tudo, preferem acreditar no absurdo da mentira e continuar a iludir-se, e o barco cada vez afunda mais.

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.