sábado, 6 de agosto de 2011

Reutilização de manuais escolares

No ano passado foi criada, por Miguel António Albuquerque, da AVE - Associação Verde Esperança, uma rede para facilitar a obtenção, troca ou doação de manuais escolares usados. Essa plataforma, passou entretanto da plataforma ning, onde teria de ser paga, para a plataforma grouply, gratuita.

Para aceder, vá a Manuais Escolares Usados,  consulte e registe-se, caso queira deixar a sua mensagem, e verifique se encontra os manuais que precisa ou liste os manuais que pretende doar ou trocar.

A ideia é que a plataforma seja um ponto de convergência para troca de informação, de forma a reduzir os gastos e o desperdício de livros e a proteger o ambiente.

O novo Acordo Ortográfico é aplicável ao sistema educativo no ano lectivo de 2011/2012, bem como aos respectivos manuais escolares a adoptar. No entanto, mantém-se a vigência dos manuais escolares já adoptados até que sejam objecto de reimpressão ou cesse o respectivo período de adopção (nºs 3 e 4 da Resolução de Conselho de Ministros n.º 8/2011).

Muitas Câmaras Municipais, Bibliotecas e Escolas têm tido parte activa na troca e doação de manuais escolares usados. Sobre projectos para facilitar a reutilização de manuais escolares, ficam aqui listados alguns sites e notícias recentes que encontrei na Internet: 
Projecto Dar de Volta (Região de Setúbal) -   Almada, Barreiro, Palmela, Seixal, Setúbal;
Projecto Dê P'rá Troca (Lisboa) - Freguesias de São Francisco Xavier e Santa Maria de Belém;  
Cartaxo; Castro Marim; Chamusca; Mangualde; Oeiras;
Funchal (Madeira)~; Praia da Vitória (Ilha Terceira, Açores).

2 comentários:

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.