segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Localização - a economia da felicidade

"A economia global (e as suas grandes distâncias) é responsável pela pobreza e pelo agravamento do fosso entre ricos e pobres, em todos os países."  

Esta é uma frase de Helena Norberg-Hodge que destaco do vídeo da sua palestra TED, abaixo incorporado (e que infelizmente não encontrei legendado em português).

Helena Norberg-Hodge é a fundadora e directora da Sociedade Internacional para a Ecologia e Cultura (ISEC) e do seu antecessor, o Projecto Ladakh. É a autora de Ancient Futures: Learning from Ladakh e co-autora de Bringing the Food Economy Home. O seu trabalho pioneiro na região do Himalaia de Ladakh é reconhecido internacionalmente, tendo-lhe valido o Right Livelihood Award (1986), também conhecido como o "Prémio Nobel Alternativo".

Para Helena, a solução para as crises que vivemos é a localização da economia. No fundo é a Transição que já muitas vezes aqui foi abordada. Comunidades que produzem o essencial para a sua sustentação, comunidades que se interajudam, comunidades que consomem muito menos energia e que produzem muito menos resíduos.

"A localização é uma solução multiplicadora que oferece uma alternativa sistémica de longo alcance ao capitalismo corporativo, assim como ao comunismo. É uma forma de reduzir drasticamente as emissões de CO2, o consumo de energia de todos os tipos, e a produção de resíduos. A actividade económica localizada pode restaurar a biodiversidade, assim como a diversidade cultural.  É uma maneira de criar postos de trabalho significativos e seguros para toda a população global. E talvez o mais importante de tudo, porque trata de reconstruir redes de conexão, o tecido da comunidade entre pessoas e entre pessoas e o seu meio ambiente local: é a economia da felicidade". (tradução daqui)



"Localização é uma estratégia poderosa para ajudar a reparar o nosso fracturado mundo – os nossos ecossistemas, as nossas sociedades e nós próprios. Longe das velhas instituições de poder, as pessoas estão a começar a construir um futuro muito diferente ..."

Este é o mote do documentário de Helena Norberg-Hodge, Steven Gorelick e John Page denominado "The Economics of Happiness", com testemunhos de Vandana Shiva, Bill McKibben, David Korten, Michael Shuman, Juliet Schor, Richard Heinberg, Rob Hopkins, Andrew Simms, Zac Goldsmith, Samdhong Rinpoche, e outros. Veja o trailer aqui.


5 comentários:

  1. Vou passar a seguir com mais atenção o tema...

    ResponderEliminar
  2. Sem dúvida que o único caminho a seguir seria este...mas as pessoas acham este caminho muito "miserável", mal sabem elas o que será mais miserável daqui a uns anos se não mudarem os seus hábitos.
    Existe uma falha qualquer nas suas cabeças, que as impede de perceber que a solução passa pelas suas acções.
    Bem sei que estas mudanças levam tempo, mas simplesmente estão á espera de um milagre...
    Mas apesar de tudo, não existe nada que nos impeça de divulgar tudo o que é benéfico para TODOS e o que de mal se faz.

    REPENSAR, RESPEITAR,
    Reduzir, Reutilizar e Reciclar...

    Viva a Vida!

    ResponderEliminar
  3. Já agora (e porque tem tudo a ver com o post) e pelos Açores Zona Livre de Transgénicos, se quiserem enviar e divulgar o texto abaixo:

    Exmo. Senhor Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores (ALRAA)


    Exmo. Senhor Presidente do Governo Regional dos Açores


    Exmos. Senhores Deputados


    Como é do conhecimento público, 60% dos europeus sentem que precisam de mais informações e de estudos independentes, antes que seja autorizada a plantação de Organismos Geneticamente Modificados (OGM), pois quem decide tem dado mais importância ao lobby das empresas do que ao interesse público.

    Actualmente, olhando para países produtores de OGMs, existem grandes indícios de que o seu impacto na saúde, nos ecossistemas e nas comunidades é antagónico ao que estas empresas divulgam.

    A plantação de OGMs nos Açores, não se coaduna com a imagem de "turismo da natureza", "ilhas de turismo sustentável", "destino de natureza por excelência".

    Alertamos que relativamente aos produtos de qualidade promovidos pela região, essa mesma qualidade não estará garantida se tanto as indústrias de lacticínios como as da carne, usarem animais cuja alimentação será proveniente de plantações de variedades geneticamente modificadas.

    Considerando que já são suficientemente conhecidos alguns efeitos prejudiciais dos OGM na saúde dos animais e nos ecossistemas e até que a ciência garanta que os mesmos não têm efeitos negativos, venho solicitar que a Assembleia Legislativa Regional dos Açores declare, a Região Autónoma dos Açores como Zona Livre de cultivo de OGM.

    Para estas "moradas":

    presidente@alra.pt, presidencia@azores.gov.pt,apascoal@alra.pt, alsilva@alra.pt, aparreira@alra.pt, bchaves@alra.pt, boliveira@alra.pt, bmessias@alra.pt, cmendonca2@alra.pt, cfurtado@alra.pt, cpavao@alra.pt, dcunha@alra.pt, dmoreira@alra.pt, fcesar@alra.pt, fcoelho@alra.pt, gnunes@alra.pt, hjorge@alra.pt, irodrigues@alra.pt, jmgavila@alra.pt, jlima@alra.pt, jrego@alra.pt, jsan-bento@alra.pt, lmachado@alra.pt, lrodrigues@alra.pt, hrosa@alra.pt, namaral@alra.pt, pbettencourt@alra.pt, plalanda@alra.pt, rcabral@alra.pt, rveiros@alra.pt, vbettencourt@alra.pt, asantos@alra.pt, amarinho@alra.pt, apcosta@alra.pt, aventura@alra.pt, cbretao@alra.pt, calmeida@alra.pt, clopes@alra.pt, cmeneses@alra.pt, dfreitas@alra.pt, falvares@alra.pt, jbcosta@alra.pt, cpereira@alra.pt, jmacedo@alra.pt, jfernandes@alra.pt, lgarcia@alra.pt, mmarques@alra.pt, pgomes@alra.pt, rramos@alra.pt, alima@alra.pt, prosa@alra.pt, lsilveira@alra.pt, prmedina@alra.pt, amoreira@alra.pt, jcascalho@alra.pt, zsoares@alra.pt, apires@alra.pt, pestevao@alra.pt, amigosdosacores@amigosdosacores.pt, gequesta@gmail.com, terralivreacores@gmail.com

    Agradecemos, pois toda a ajuda é necessária.

    Poderão usar outro texto se acharem conveniente.

    ResponderEliminar
  4. Rogério

    A "localização" ou a "transição", que são semelhantes, a agricultura natural e a permacultura são a possibilidade que temos de começara a mudar este sistema. É preciso mudar, recusar uma globalização selvagem e predadora.

    ResponderEliminar
  5. Ana Teresa

    E já agora, fica aqui o link para a Petição Açores livres de Transgénicos, que está ali também no banner das petições.

    Viva a vida natural!

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.