quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Curadores Planetários

"Somente quando a última árvore for cortada;
  Somente quando o último rio for envenenado;
  Somente quando o último peixe for pescado;
  Somente então vocês descobrirão que dinheiro não pode ser comido!"

Provérbio Indígena Americano

7 comentários:

  1. Estou muito céptica... a tecnologia está na mão de meia dúzia de carrascos e não é como eles dizem... não sai tudo, nem para lá caminha nos noticiários, pelo contrário, infelizmente.
    O Planeta está pior do que se pode imaginar... :(

    ResponderEliminar
  2. Força positiva para uma transição para a localização é o que é preciso, porque não vão haver "salvadores da pátria" nem mundo - cada um deverá fazer a sua parte, dar o exemplo e divulgar. O negativismo não ajuda, é preciso levantar o ânimo e ter pensamento e acções positivas!

    ResponderEliminar
  3. Minha linda... quem me dera... mas da vez que soube que provocaram deliberadamente o aquecimento global com as suas armas climáticas para poder extraír o petróleo do Ártico, não consigo ser positiva.
    Infelizmente esse acto de ganância obrigará a Mãe Terra a expulsar-nos de cá. O impensável foi feito e as consequências são devastadoras e irremedáveis, senão diz-me como poderemos resolver Fukushima, ou isto?! É humanamente impossível.

    ResponderEliminar
  4. Fada

    Há coisas que julgamos que sabemos que na realidade não têm nada de verdade.

    Recentemente vi este texto no cabeçalho de um blogue chamado "Conhecendo a Verdade":

    "CUIDADO. Inicialmente não acredite no que estamos divulgando aqui, pois você não sabe se nós também estamos querendo lhe manipular. Leia, pesquise, se informe, e tire suas próprias conclusões. Não permita que ninguém, nenhum formador de opinião como: jornalistas, escritores, políticos, padres, pastores, ou quem quer que seja, coloque conceitos e "verdades" sem que você questione e passe pelo filtro de sua consciência."

    Posso não concordar nem "acreditar" em muita coisa que vai nesse blogue e em muitos outros sites, mas esse conselho é, sem dúvida, muito acertado.

    Estão-nos a tentar manipular de muitas maneiras, por isso, o melhor é usar o cepticismo para todos os lados, sem deixar de ter assentes os pés na terra. É preciso cuidado, e não dos deixarmos cair no pessimismo fundamentalista que tolhe a acção e manieta o pensamento. Talvez este kit ajude um pouco...

    É difícil manter a serenidade e o equilíbrio com tanta informação, mas há que manter o espírito positivo para que possamos andar em frente, errando e corrigindo os erros.

    Beijos e pensamento positivo :)

    ResponderEliminar
  5. Pois... eu questiono tudo e como já deves ter visto o filme que deixei não é muito enganador. Quanto ás armas climáicas, este blogue é bastante esclarecedor e deixa à nossa interpretação. Penso que sendo édico não está para enganar, mas até isso se pode colocar em questão...
    Depois temos a sucessão de acontecimentos económicos e políticos, extremamente acelerados e ainda estas movimentações militares que são muito estrnhas e misteriosas e penso que não auguram nada de bom.
    Entretanto este filme é por demais realista e se és susceptível, aconselho a ter coragem. Isto é real.
    Um beijinho e obrigada.

    ResponderEliminar
  6. Ups... desculpa as gralhas... o m fez greve. :)

    ResponderEliminar
  7. Queria agradecer à Atimati Mukti Ma pela divulgação deste vídeo através do Facebook, onde surgiram os seguintes comentários em diálogo, que transcrevo pelo importante testemunho que contém:

    Daniela V.: Muito inspirador, faz-nos acreditar...

    Atimati M.: Não precisamos de acreditar Daniela, basta ver o que se passa. Por cada acção de desrespeito contra a Mãe, logo mais gente toma consciência e muda de hábitos. Logo logo, será tipo avalanche...eu cá sou optimista :-)

    Daniela V.: Eu também Ati :)

    Maria João F.: Não sou tão optimista quanto à quantidade de pessoas que mudam, Atimati... mas não deixo de acreditar que é possível.

    Atimati M.: ‎Maria João F., durante muitos anos como activista foquei sempre nas coisas negativas e nas pessoas do Mal. Habituei-me a ser do contra e a ter uma visão muito negativa. Um dia acordei e um pensamento cruzou a minha mente: "atimati, és a favor de quê?"???? Fiquei em estado de choque...só sabia ser contestatária e descobrir os problemas mas não fluir com a Vida nem trabalhar nas soluções. Isso mudou a forma como faço o meu activismo agora e até a minha espiritualidade (não separo uma coisa da outra. Não tapei o sol com a peneira mas, olho para onde estão as pessoas do Bem, as que fazem por si e pelos outros e vejo esse número aumentar. Bem sei que os do Mal, têm cada vez mais capacidade de destruição mas acredito mesmo que o Bem sempre triunfe. E, nesta época de grandes mudanças planetárias, sociais e económicas, porque não acreditar que vamos conseguir vencer as forças da ganancia, do ódio, e da exploração?

    Maria João F.: ‎Atimati M. como eu partilho da tua forma de estar. É uma forma de estar muito mais do que uma questão de acreditar ou não. Há pessoas que estão despertas, há pessoas que estão no caminho e há outras que nunca o iniciarão sequer... Mas tal não me incomoda. "Meu Deus, dá-me forças para aceitar o que não posso mudar". E a Humanidade é assim mesmo. Eu não sou do contra há muito tempo, muito tempo mesmo, porque também eu percebi isso. É bom, para nós e para os outros sermos antes a favor. A favor do que é belo, a favor da ética, a favor das boas práticas, a favor de quem faz mal mas quer mudar! E desde há muito que est postura, quer em termos pessoais, quer profissionais, me tem dado tranquilidade e alegria. Não sou cega, nem o quero ser. Não acredito que a humanidade mude a uma velocidade muito grande como um todo, mas que há gente mais desperta, disso não tenho dúvidas. Venceremos as forças da ganância, do ódio, e da exploração se as vencermos em nós próprios, disso tb não tenho dúvidas. "Não podes mudar o mundo, mas podes mudar-te a ti própria. E mudando-te a ti própria, mudarás o mundo". Esta foi a minha primeira grande verdade, que me foi transmitida por uma Grande Mestre e esta foi a grande aprendizagem, há muitos anos atrás. Continua a ser a minha grande aprendizagem ainda hoje. Beijinhos Atimati!!!

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.