sexta-feira, 19 de agosto de 2011

20 de Agosto - o mundo em defesa da Amazónia

Amanhã, sábado, dia 20 de Agosto, no Brasil e no mundo inteiro pessoas sairão ás ruas em defesa dos povos, da floresta e dos rios da Amazónia, contra a construção da barragem de Belo Monte.

Em Portugal, as manifestações ocorrerão junto ao Consulado do Brasil, no PORTO -  Av. FRANÇA nº 20 e em LISBOA -  Praça de Luís de Camões - CHIADO, entre as 15:00h e as 18:00h


Saiba mais aqui sobre o impacto desta barragem nos povos, na floresta e no ecossistema da Amazónia, na zona do Rio Xingu, ou na página do Movimento Xingu Vivo para Sempre.

6 comentários:

  1. Os governos serão sempre cegos e
    surdos.Só o capital conta.Mas
    tem que se agir.Sempre.
    Saudações

    ResponderEliminar
  2. Oi Manuela!!!

    Mais uma importante divulgação, vou levar a informação lá para o meu blog para compartilhar e vou deixar o link do teu blog. Quem derá mais pessoas fossem conscientes e fizessem sua parte com certeza a vida seria melhor para todos. Parabéns pelo excelente trabalho!!!
    Bjus
    Bia :)

    ResponderEliminar
  3. Nao nos esquecendo que temos tb um plano nacional de barragens a que TODOS nos nos deveriamos (enviando a nossa opiniao, por exemplo) opor porque:

    Porque é uma má opção a construção de mais barragens

    (nao nos podemos esquecer que os rios sao as veias e arterias do nosso planeta)

    Fonte:Quercus

    O impacto ambiental

    Actualmente, as grandes barragens são consideradas como uma forma de produção de electricidade altamente nefasta para o ambiente. Entre os seus principais impactos encontram-se:
    - a submersão de habitats muito importantes e desaparecimento de espécies ameaçadas de fauna e flora;
    - Isolamento de populações animais (impedindo, por exemplo, a reprodução de peixes migradores);
    - Diminuição da qualidade da água de um rio, devido ao aumento da temperatura, e consequente diminuição do oxigénio dissolvido, e ao
    armazenamento de compostos de azoto e fósforo;
    - Desenvolvimento excessivo de cianobactérias com graves consequências do ponto de vista da saúde pública, associado a um elevado período de residência da água;
    - a retenção de sedimentos e nutrientes, reduzindo o volume útil e eficácia da barragem e originando uma perda gradual da fertilidade dos solos situados a jusante;
    - a produção de gases produtores de efeito de estufa através da deterioração da matéria orgânica submersa, que contribuem significativamente para as alterações climáticas.

    O impacto social

    As grandes barragens apresentam também graves consequências sociais, uma vez que:
    - provocam a inundação de terrenos agrícolas de elevada fertilidade;
    - levam à deslocação de inúmeras populações humanas (entre 40 e 80 milhões de pessoas em todo o mundo);
    - provocam o empobrecimento económico e cultural das comunidades deslocadas.

    As populações atingidas deparam-se normalmente com um amplo espectro de riscos de empobrecimento, que passam pela perda de terras, falta de emprego, perda de habitações, marginalização, aumento da morbidez e desarticulação da comunidade, que pode resultar numa impossibilidade de recuperação sócio-cultural. De um modo mais global, sociedades inteiras têm perdido o acesso a recursos naturais e heranças culturais que foram submersos por barragens.

    Pára por favor, Escuta por favor, Olha por favor
    Pára, escuta e olha. Eu parei, eu escutei, eu olhei. E no final do documentário tive vergonha das pessoas que tomam as decisões de fundo no meu país. O Plano Nacional de Barragens. Provavelmente, um dos maiores erros estratégicos para Portugal. É um falhanço total. Um desrespeito perante as populações afectadas.

    O documentário Pare, Escute e Olhe em exibição em 3 salas de cinema (apenas 3, mas porquê?) no nosso país retrata de forma verdadeiramente sublime as incoerências do poder político. Os interesses de uns poucos que se colocam de forma desumana por cima dos interesses de quase todos. Uma crítica feroz ao Plano Nacional de Barragens que traduz uma imensa falta de visão económica e ambiental. A arrogância da destruição da zona do Tua. Por um punhado injustificável de quilowatts de energia se quer destruir os valores mais profundos da ecologia daquela região. E submergir a Linha do Tua.

    Com muitíssimo menos dinheiro se apostava realmente na Poupança Energética, na Eficiência Energética e na criação de muitíssimos mais postos de trabalho.

    As pessoas daquela região estão a ser abandonadas, esquecidas e desrespeitadas de uma forma tão cruel e violenta por um sistema político podre, desonesto e degradado.

    Se realmente estas 10 barragens vierem a ser construídas mais uma vez se comete um atentado ambiental e social sem precedentes.

    Por que fazem eles isto?

    Deixo aqui algumas páginas que estão relacionadas com o assunto do Plano Nacional de Barragens

    http://www.pareescuteolhe.com/ - Página Oficial do documentário Pare, Escute e Olhe

    http://savetua.blogspot.com/ - Blogue - Salvar o Tua

    http://salvarotamega.wordpress.com/ - Blogue - Salvar o Tâmega

    ResponderEliminar
  4. E neste tema, como em muitos outros, nao existe o lado bom.

    Mas a Manuela sabe disto, muita gente e que nao sabe.

    (desculpem me a falta de acentos, ainda)

    ResponderEliminar
  5. Deixo aqui este video, para mim, inspirador:

    http://www.youtube.com/watch?v=Drx8cwG-aKE&feature=player_embedded#!

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.