quarta-feira, 20 de julho de 2011

Kit de detecção de tretas

O método científico, crenças, e tretas: Ouça Michael Sherner explicar as 10 pistas para detectar se está perante ciência ou perante crenças ou tretas.

6 comentários:

  1. Bela ideia, Manuela :) ... para que se nãoperca o discernimento - já tão escasso nos dias que correm...
    Farei link no próximo Leituras Cruzadas :)
    Obrigada.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. O vídeo toca num tema interessante. A ciência é importante. Tem contribuído muito para o conforto das nossas vidas, mas também para muito das nossas misérias.
    Eu nunca vi a ciência explicar a existência de sentimentos humanos, o amor, a alegria, o ódio ou a tristeza, e, no entanto, todos nós sabemos que eles existem.
    Ela não só não os provou ainda, como também não os soube quantificar e provavelmente nunca o fará.
    A ciência tem-se ocupado bastante em descobrir a "criação" e o seu fracasso nessa matéria, talvez seja uma prova de que não tem sido a abordagem mais indicada.
    Duma coisa estou certo. Somos ainda muito primitivos. A sociedade está doente e a ciência também.

    Obrigado por partilhar :)

    ResponderEliminar
  3. Ana Paula

    São tantas teorias com que nos vemos confrontados, tantas tretas com que nos tentam anestesiar, tantas crenças que nos tendem a assustam, que é preciso parar para reflectir, e como diz, tentar recuperar algum discernimento. Penso que este vídeo ajuda nisso.

    Obrigada por tudo :) Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Smythe

    Estou quase plenamente de acordo consigo, talvez não na parte de explicar os sentimentos e emoções humanas, pelo menos depois de ler parte de livros de António Damásio.

    De resto, a sociedade está doente e a ciência, se por um lado melhora a nossa vida, por outro lado é utilizada para o pior também. O mal não está na ciência, mas em quem a usa da pior maneira. Como julgo já já ter dito por aqui, a especialização de muitos dos cientistas faz com que não consigam ter uma visão integrada da ciência e das consequências que outro podem explorar das suas descobertas.

    No fundo, o mal da ciência é o mal do resto da sociedade: é estar dominada pelos grandes grupos económicos que usam o "bem estar" como bandeira quando na realidade só querem é maximizar o lucro e o poder. É a falta de ética e a hipocrisia!

    Muito obrigada pelo sensato e interessante comentário :)

    ResponderEliminar
  5. Acredito profundamente no conceito ciencia, mas não como fonte de lucros e protagonismos, infelizmente, é o que se passa na maioria dos casos.
    Só no dia em que os humanos conseguirem equilibrar o seu ego (no modelo de sociedade em que vivemos, o que se tem, tb faz parte do ego), é que acreditarei na ciencia "solidária", e nessa altura, as descobertas serão exclusivamente para beneficio da natureza á qual fazemos parte (será que se esse dia chegará?).

    O comentário da Manuela diz tudo.

    Quanto ao vídeo, é o mínimo que temos que fazer, mas mesmo assim, vamos continuar com tantas incertezas, pois vivemos num mundo de muita mentira.
    Bastante triste esta constactação...

    ResponderEliminar
  6. Ana Teresa

    Também aguardo o dia em que a ciência estará ao serviço do bem. Sei perfeitamente que não verei esse dia, mas espero pelo menos ver o rumo da sociedade inverter. Se não, há pelo menos que continuar a luta contra o oportunismo, o ego e a mentira.

    Muito obrigada!

    Beijinhos

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.