terça-feira, 26 de julho de 2011

Fome, desperdício e crescimento contínuo

O seguinte texto é de aNaTureza (Ana Teresa Simões) e foi deixado como comentário na mensagem sobre a Catástrofe no Corno de África
O alerta dado é importante e urgente, e pode ajudar a acordar.  Ajude também as pessoas que conhece a acordar do estado letárgico a que nos induzem.

«Convém lembrar do que acontece quando temos a pretensão de nos intitular "países desenvolvidos". Vejam este trailer do documentário "Taste the Waste"



Somos todos nós, enquanto consumidores sem consciência, os que contribuem e deixam que tudo isto aconteça. Esta economia não tem "ponta que se lhe pegue". E se não "nos pusermos a pau", amanhã seremos nós "os africanos".

A engrenagem da moeda é virtual, neste momento existem grandes "buracos" no sistema financeiro de quase todos os países. Ao tentarem tapar estes "buracos", insistem na produção de todo o tipo de consumo cuja matéria prima é tirada da natureza, principalmente aos países mais pobres. 

Se todos os animais humanos do planeta, tivessem o mesmo padrão de vida dos americanos, seriam necessárias 4,5 Terras para responder as suas necessidades. Apesar de tudo, o que é incentivado é este padrão (é o que chamam de crescimento económico), o único possível para alimentar este modelo de economia .

Não falando do lixo que sobra deste enorme consumo. Este lixo, para além de ficar no país de origem da produção, também é exportado para os países mais pobres, neste caso, o lixo mais poluente e perigoso. Existe um estudo que diz que 1 carga de produto produzido/fabricado, equivale a 32 cargas de lixo. Assim sendo, como é possível falar-se de crescimento económico segundo este padrão? Pior, é ver políticos, governantes e economistas a propagandearem este crescimento como se isto fosse possível sem comprometer toda a base de vida deste planeta. Actualmente já estamos a pagar por isso, embora "passe ao lado" de uns tantos, não é o caso dos países mais pobres.

Por outro lado, verificamos uma quantidade de países que estão a empobrecer. A maioria quando acordar, será tarde demais. Será isto que queremos???

Para acabar, como fazendo parte dos habitantes de um pais que já foi mais desenvolvido (um exemplo simples, éramos muitos mais auto-suficientes na nossa alimentação), não consigo deixar de me sentir também responsável por tudo isto.

Deixo esta frase que resume a loucura e cegueira: "Quem acredita que o crescimento pode continuar para sempre num mundo que é finito, ou é doido ou economista"

Atenção às noticias nos "veículos de propaganda de massas", não contam toda a verdade, nem abordam muitos assuntos importantes. Servem para acharmos que estamos "por dentro" do que acontece e os interesses do modelo vigente (salvo raras excepções). 

Tentei passar o que vai na minha alma "acordada"
aNaTureza, 25/07/2011

1 comentário:

  1. Passou muito bem!
    Obrigada por ter partilhado, amiga Manuela.
    Já pensou em partilhar este texto na Permacultura? Acho-o muito pertinente.

    Beijinho

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.