sexta-feira, 22 de julho de 2011

Catástrofe em África

O continente africano tem passado tempos muito difíceis: guerras, conflitos, exploração descarada dos seus recursos e povos pelas multinacionais dos países ricos, pobreza, revolta, fome.

Como se isso não chegasse, a seca severa fustiga há dois anos a região de Corno de África, de tal modo mais de 11 milhões de pessoas não têm o que comer e meio milhão de crianças está em risco de morte iminente por fome. Plantações, animais e pessoas morrem sem água nem alimento. Nada cresce naquelas terras a não ser a fome, a sede, o desespero, o número de refugiados nos campos, e a morte. É a crise humanitária mais grave dos últimos 60 anos.

Na Somália, onde foi decretado o estado de fome pela ONU, cerca de um terço da população precisa de ajuda alimentar de emergência. Mas o Quénia, o Uganda, a Etiópia e o Djibouti também estão seriamente afectados pela seca.



O texto que se segue dá indicações de como ajudar à distância, e foi transcrito da notícia de anteontem no Público:

"Como ajudar a Somália?

A pior seca dos últimos 60 anos está a deixar em risco cerca de 12 milhões de pessoas no Corno de África. Na Somália, mais de 3000 pessoas atravessam todos os dias a fronteira para a Etiópia ou o Quénia, em busca de ajuda. As Nações Unidas declararam formalmente a existência de fome em duas regiões do Sul do país. É uma corrida contra o tempo, a mais grave tragédia humanitária no mundo, garante o Alto Comissariado da ONU para os refugiados. Várias organizações lançaram campanhas, em todo o mundo. Eis como pode ajudar:

A Unicef em Portugal (www.unicef.pt) está a recolher fundos, os donativos podem ser feitos no site ou nas caixas multibanco. Selecciona-se “Transferências”, depois “Ser solidário” e finalmente “Unicef”. Para efeitos fiscais, escolhe-se depois a opção “Factura” e introduz-se o número de contribuinte.

Também podem ser enviados cheques para a morada Comité Português para a UNICEF, Av. António Augusto de Aguiar, 21 - 3º Esquerdo 1069-115 Lisboa.

Também é possível contribuir por telefone, através do número 760 501 501, chamada de valor acrescentado que custa 60 cêntimos. Ou fazer depósitos para a conta no banco Millenium BCP (NIB 0033 0000 5013 1901 2290 5)

- O Comité Internacional da Cruz Vermelha também tem uma página na Internet dedicada à Somália onde se podem efectuar donativos (http://www.icrc.org/eng/where-we-work/africa/somalia/index.jsp)

- O Alto Comissariado das Nações Unidas para os refugiados lançou, também na Internet, uma campanha para ajudar a Somália, à qual se pode aceder em http://www.unhcr.org/emergency/somalia/

- O Programa Alimentar Mundial está a efectuar recolha de donativos para ajudar as vítimas da seca no Corno de África em http://www.wfp.org/crisis/horn-of-africa

- A Oxfam (http://www.oxfam.org/eastafrica) também está a aceitar donativos para as vítimas da fome.

- A Care lançou a sua campanha na página http://www.care.org/index.asp

- Os Médicos sem Fronteiras recolhem também donativos em https://www.doctorswithoutborders.org/donate/"

8 comentários:

  1. Querida Manuela,
    Fiz link... e agradeço!
    Bem-haja!
    Um beijinho e bom fim-de-semana.

    ResponderEliminar
  2. Muito obrigada, amiga Ana Paula :)

    Beijinhos e bom fim de semana para si também!

    ResponderEliminar
  3. E no Brasil o desperdício de alimentos chega a 30%. E na nossa casa quanto colocamos fora???

    ResponderEliminar
  4. Convém lembrar do que acontece quando temos a pretensão de nos intitular "paises desenvolvidos".

    Vejam este trailer do documentario
    "Taste the Waste"

    http://www.youtube.com/watch?v=JCojaGk6gXw

    Somos todos nos, enquanto consumidores sem consciência, os que contribuem e deixam que tudo isto aconteça.

    Esta economia não tem "ponta que se lhe pegue".

    E se não "nos pusermos a pau", amanhã seremos nos "os africanos".

    A engrenagem da moeda e virtual, neste momento existem grandes "buracos" no sistema financeiro de quase todos os paises. Ao tentarem tapar estes "buracos", insistem na produção de todo o tipo de consumo cuja matéria prima é tirada da natureza, principalmente aos paises mais pobres.

    Se todos os animais humanos do planeta, tivessem o mesmo padrão de vida dos americanos, seriam necessárias 4,5 Terras para responder as suas necessidades. Apesar de tudo, o que é incentivado é este padrão (é o que chamam de crescimento economico), o unico possivel para alimentar este modelo de economia .

    Não falando do lixo que sobra deste enorme consumo. Este lixo, para além de ficar no pais de origem da produção, também é exportado para os paises mais pobres, neste caso, o lixo mais poluente e perigoso.

    Existe um estudo que diz que 1 carga de produto produzido/fabricado, equivale a 32 cargas de lixo.

    Assim sendo, como é possivel falar-se de crescimento economico segundo este padrao?

    Pior, é ver politicos, governantes e economistas a propagandearem este crescimento como se isto fosse possivel sem comprometer toda a base de vida deste planeta. Actualmente já estamos a pagar por isso, embora "passe ao lado" de uns tantos, não é o caso dos paises mais pobres.
    Por outro lado, verificámos uma quantidade de paises que estão a empobrecer.

    A maioria quando acordar, será tarde demais.

    Será isto que queremos???

    Para acabar, como fazendo parte dos habitantes de um pais que já foi mais desenvolvido (um exemplo simples, éramos muitos mais autosuficientes na nossa alimentação), não consigo deixar de me sentir também responsável por tudo isto.

    Deixo esta frase que resume a loucura e cegueira:

    "Quem acredita que o crescimento pode continuar para sempre num mundo que é finito, ou é doido ou economista"

    Atenção as noticias nos "veiculos de propaganda de massas", não contam toda a verdade, nem abordam muitos assuntos importantes. Servem para acharmos que estamos "por dentro" do que acontece e os interesses do modelo vigente (salvo raras excessões).

    Tentei passar o que vai na minha alma "acordada".

    ResponderEliminar
  5. Manuela,
    Acabei de "postar" a Petição... com a indicação que a "levei" daqui :))
    Obrigada!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Alexandre e Alana

    É uma incongruência muito grande, é muito injusto: enquanto uns morrem de fome outros tanto que desperdiçam.

    Obrigada pela visita :)

    ResponderEliminar
  7. Ana Teresa

    Ontem publiquei esse seu comentário como um post no blogue, com o título Fome, desperdício e crescimento contínuo
    . Um alerta muito importante que merece ficar em primeiro plano.

    Obrigada!

    ResponderEliminar
  8. Ana Paula

    Eu é que agradeço, mais uma vez: muito obrigada pelos alertas que continua a dar na sua/nossa candeia, e também pela referência ao Sustentabilidade é Acção

    Beijinhos

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.