sábado, 4 de junho de 2011

Refexão na véspera do Dia Mundial do Ambiente

Amanhã é o Dia Mundial do Ambiente e hoje é dia de reflexão em Portugal porque amanhã é dia de eleições legislativas. Aproveito para reflectir em questões ambientais mundiais, porque os problemas de Portugal não são apenas os derivados da incompetência que por cá impera, mas são também os resultantes da infinita estupidez humana que grassa por todo o globo. Vejamos, pois, alguns dos títulos e resumos de acontecimentos e notícias dos tempos mais recentes, no Ano Internacional da Floresta:

"A Agência Internacional de Energia (AIE) divulgou ontem as estimativas de emissões de dióxido de carbono (CO2) em 2010, registando-se como as maiores da história." Em Portal Ambiente, 31-05-2011. Esta notícia põe em causa as estratégias de combate às alterações climáticas e denuncia quão insuficientes são os esforços para redução de emissões de gases com efeito de estufa!

"SERIA CÔMICO, se não fosse trágico: em plena semana do meio ambiente, às vésperas do Dia Internacional em Defesa da Amazônia, o Ibama concedeu a Licença de Instalação (LI) para a construção da Usina Hidrelétrica (UHE) Belo Monte." Em Movimento Xingu Vivo Para Sempre, 02/06/2011.  E assim se destrói a vivência dos indígenas, da comunidade local, a floresta e toda a biodiversidade da região (antes) protegida da Volta Grande do Rio Xingu, na Amazónia!

"Parque Escolar. Consumos energéticos triplicaram nas escolas requalificadas". Em ionline, 7/03/2011. Ou "Todas as escolas reabilitadas pela Parque Escolar mais do que triplicaram os consumos energéticos", no programa Biosfera(RTP2) de 27/04/2011 (ver resumo em Reflexões Planetárias). E assim o Estado Português dá o mau exemplo diminuindo drasticamente a eficiência energética dos edifícios escolares, quando se fala "no ar" de aumento da eficiência energética!

"Desflorestação da Amazónia aumentou mais de 5 vezes em Março e Abril", em GreenSavers, 22/05/2011. Ou "CÓDIGO FLORESTAL: Avanço ou retrocesso. Ao mesmo tempo em que beneficia setor agrosilvopastoril, novo texto permite o desmatamento de área equivalente ao Estado do Paraná." Em CorreiodoNorteonline, 03/06/2011. Como 410 deputados brasileiros aprovaram alterações ao Código Florestal do Brasil, de modo a favorecer os grandes produtores agrícolas e a desflorestação, amnistiando aqueles que já abateram ilegalmente a floresta, e prejudicando populações locais, pequenos agricultores, a natureza, o ambiente e a floresta no Brasil. E assim se vai facilitando a destruição de biomas essenciais ao equilíbrio do mundo, como são o caso da Amazónia e da Mata Atlântica!

"Quando o homem morre pela floresta. Hoje, dia em que seria votada a alteração do Código Florestal, um de nossos palestrantes, Zé Claudio Ribeiro, foi assassinado junto com sua esposa, Maria do Espirito Santo, quando voltava para casa, no Assentamento Agroextrativista Praia Alta Piranheira, em Nova Ipixuna, no sul do Pará." Em TEDxAmazónia, 24/05/2011. Não tenho palavras para comentar este acto bárbaro! Digo apenas que Zé Claudio defendia a floresta e sabia que estava ameaçado de morte pelos que a destroem.

"Barragem do Tua: uma pedra sobre 'defunto' e um 'insulto'. A associação ambientalista Quercus considerou hoje que o início da construção da barragem de Foz Tua «simboliza» a «morte» da linha do Tua e de «todas as potencialidades do vale do rio Tua». No jornal Sol, 18/02/2011.  Mais um caso, em Portugal, em que se atenta contra o património natural e cultural e contra as comunidades locais, a favor de uma empresa detentora de um monopólio e de lucros imorais.

Poderia continuar indefinidamente... mas tal não cabe numa mensagem de blogue. 

Uma conclusão óbvia se pode tirar desta amostra do rol de tragédias relacionadas com o ambiente, que afectam comunidades directamente e afectarão indirectamente muitos mais no futuro, se não toda a humanidade, nalguns dos casos: Não se olha a causas, a consequências ou a meios, quando o fim é o chamado "crescimento económico", nem que na realidade apenas seja o enriquecimento de alguns. O capitalismo no seu pior!

10 comentários:

  1. Estes relatos são meras gotas no Oceano de Atrocidades para qual todos Nós contribuímos, uns mais que outros, mas todos espetamos a faca na Mãe Natureza...

    E que venha o meteorito...

    ResponderEliminar
  2. ... parece impossível... dá vontade de chorar...

    ResponderEliminar
  3. Prometo que amanhã publico algo de positivo: 45 milhões de árvores plantadas. Não chega para equilibrar a balança, mas não podemos ver só o que está mal, temos que ver os bons exemplos para animar. Ou piramos de vez!

    ResponderEliminar
  4. Sempre atento ao seu trabalho... Amanhã estarei ocupado numa acção de cidadania que não me deixará tempo para a net. Mas se puder virei espreitar. Prometo

    ResponderEliminar
  5. Não me digas Manuela que estás como o outro puto, o das árvores!!!

    ResponderEliminar
  6. Já tinha visto isto e pelos vistos há mais como eu... Realistas!

    Quanto ao livro... não gosto muito de ler traduções... manias!

    ResponderEliminar
  7. Rogério, Fada e Voz

    Obrigada pela visita, pelos comentários e sugestões.

    Espero que tenham um bom fim de semana prolongado :)

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.