terça-feira, 21 de junho de 2011

Para além do petróleo: biocompostos feitos por fungos

Nesta palestra TED, Eben Bayer apresenta novos materiais fabricados com desperdícios de cereais e agregados com o trabalho de fungos, para substituir os tradicionais plásticos derivados do petróleo para material de embalagem.  Totalmente biodegradáveis! (tem legendas em português)

7 comentários:

  1. A sustentabilidade do nosso planeta, requer muito menor consumo, seja do que for.
    Somos muitos e cada vez mais.
    O modelo de vida (económico/capitalista) não se adequa com o tamanho do planeta.

    ResponderEliminar
  2. Um chupa bio para a Ana Teresa...

    Mas... Ana... não te preocupes que os tipos já estão a trabalhar na solução para o excesso de bicharada humana!

    ResponderEliminar
  3. Sei disso...gosto +ou- da tua ironia.
    Qdo crescer, tb quero ser assim.

    ResponderEliminar
  4. Ana Teresa

    Estou de acordo consigo: há que consumir muito menos, não digo seja do que for, porque o essencial, como a alimentação, é essencial (passe o pleonasmo).

    O problema é que nas últimas 6 décadas, empresas, marketing e meios de comunicação andaram a convencer muita gente de que o supérfluo era essencial, e agora não é fácil separar.

    O modelo de vida capitalista não se adequa ao tamanho do planeta, fosse ele de que tamanho fosse: pura e simplesmente não se adequa a nenhum sistema finito.

    ResponderEliminar
  5. Manuela, mesmo a alimentação dos países que se dizem desenvolvidos, está completamente errada na sua base.
    Come-se mais do que é preciso e do que é menos fundamental para se ter saúde (assim vejo, pela maioria das pessoas). É cultural. Tb se desperdiça imenso.
    Comer menos e melhor, não é passar fome e até é mais barato do que a maioria dos produtos que se vendem nos supermercados que é aonde quase todos (os que não têm tempo e mesmo os que o têm), fazem. Claro que o biológico ainda é caro, mas se se comprar legumes e frutas nacionais e da estação, não se gasta tanto. Parece-me tudo tão errado. Acostumados estamos, a querer ter de tudo acima de qq outra coisa.
    Isto tb está a dar cabo do planeta e da saúde. Muitas pessoas até sabem disso, mas a política da economia acima de tudo, lá vai empurrando todas as "porcarias" que são possíveis e á conta do que nos vão enganando, as pessoas vão comprando.
    Pode soar estranho, pobreza é o que estamos a gerar com este consumo, mesmo na alimentação.

    ResponderEliminar
  6. Muito boa a palestra e o produto, pelo menos parece.

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.