sábado, 18 de junho de 2011

Falta de ética na internet

Hoje encontrei na Internet um blogue denominado "Sustentabilidade é Ação" (http://acaoesustentabilidade.blogspot.com/), nome copiado deste blogue. Poderia até ser mera casualidade, não fosse muitos dos widgets laterais serem copiados daqui (petições, ligações, sites recomendados, etc), e mesmo muitos (não sei quantos) dos posts, que ainda assim lá estão com o meu nome.

Aparecem também posts escritos por outras pessoas, o dito blogue  não tem qualquer contacto, e não dá saber quem foi o autor do plágio.

Não sei qual é o objectivo de tal façanha, mas não é ético, não é responsável, e como a sustentabilidade abarca também questões sociais, éticas e humanas, seguramente que não é sustentável. Acho muito bem que se divulguem questões ambientais e de sustentabilidade, mas não desta forma, que considero um abuso.

Tentei participar ao blogger aqui, mas não consigo porque me pede que preencha dois campos que não se adequam ("Company Name" e "Copyright holder you represent"). Não sei como  proceder num caso destes, se alguém tiver dicas ou sugestões, agradeço.

23 comentários:

  1. hahahahahah GANDA LATA!!! Imagina que neste post, até os comentadores foram de requitó!!!! ahahah que palermas!!!
    E agora que vais fazer? Eu digo-te uma coisa... há gente capaz de tudo!

    ResponderEliminar
  2. UI... o link vai dar directo ao teu blogue!! mas tirei-o do que foi plagiado!... que diabo é isto?!

    ResponderEliminar
  3. Nem sei que te diga... até o meu e o do Voz, ele levou os nossos blogues todos atrelados! :)))

    ResponderEliminar
  4. Pois é, Fada, grande lata, mesmo! quanto ao link, quando procuras pelas "etiquetas ou labesls" como é este caso, os posts aparecem lá, como se fossem daquele blogue fantasma. Mas se carregares nos títulos, vêm parar aqui. Não sei como fizeram isso... mas não me parece que tenham sido boas intenções.

    ResponderEliminar
  5. Lol! agora entendo porque é que recebo tantos emails de brasileiros a perguntar se vendo isto ou aquilo... se arranjo isto ou aquilo... nem respondo, claro...
    Mas que coisa do arco da velha!...

    ResponderEliminar
  6. Pode ser, mas também pode ser por causa deste blogue, que tem quase tantas visitas do Brasil como de Portugal. Como os nossos mails estão ou estiveram disponíveis, os disseminadores de spam não hesitam em usá-los para enviar mails publicitários.

    ResponderEliminar
  7. Manuela, vou ver se encontro alguma pista. Digo qq coisa depois. Tá?

    ResponderEliminar
  8. Isto há gente para tudo!
    Vai ser difícil o contacto com o Blogger... já tentei uma vez.

    Grande lata mesmo!

    ResponderEliminar
  9. CASTIGA...

    Utiliza ESTE link para denunciar... segue os passos que considerares os aplicáveis..

    Abr

    ResponderEliminar
  10. Obrigada Isa.

    Voz, tentei, mas vai dar ao mesmo sítio, que me pede a "Company name" :(

    Obrigada

    ResponderEliminar
  11. Olá, Manuela. Sou autor do Blog http://www.investimentosesustentabilidade.blogspot.com/ e vi que copiaram tanto o meu blog quanto o seu em um novo blog, mas utilizando meu nome. Precisamos descobrir quem fez isso e tomar as providências. Peço que retire meu nome do seu post porque está denegrindo minha imagem, sendo que também fui vítima de plágio. Cordialmente, Bruno Serafm.

    ResponderEliminar
  12. Bruno Serafim

    Peço desculpa por ter apontado seu nome no blogue, que apontei por ser o único que vi no blogue "copiador", pois tratava-se apenas de uma dedução sem qualquer certeza, tal como referi.

    Não o teria feito se não tivesse ficado tão alterada quando me apercebi do que tinha sucedido.
    Se eu tivesse ficado calma, teria pensado que outras pessoas poderiam ter sido vítimas de plágio também. Se eu tivesse ficado calma, pensaria que quem faz um plágio destes provavelmente não seria capaz de escrever posts como os que estão assinados por si.

    Reparei depois do seu comentário, que o comentário que lá deixei foi parar ao seu blogue, assim como um comentário que deixei lá num dos posts que fiz, veio parar ao meu blogue e à minha caixa de correio.

    No fundo, parece que o autor do plágio é um fantasma mesmo.

    E não entendo porque o Blogger não deixa participar sem um "nome da companhia", quando a maioria dos blogues são individuais.

    Mais uma vez, peço desculpa por ter mencionado seu nome no post, que, como pode ver, já foi emendado. Obrigada por ter ajudado a esclarecer.

    Manuela Araújo

    ResponderEliminar
  13. Minha Querida Amiga Manuela Araújo,
    Pelos vistos anda "mão estranha" a mexer na Net. Também tive problemas com um meu site que sofreu um "apagão" por razões que o blogger definiu como necessário em virtude de terem entrado nele e enviado mensagens estranhas e querem ser esclarecidos de tal procedimento! Procurei saber quem as teria enviado pois não tinha conhecimento que alguém o tivesse efectuado mas não me respondem e continuam bloqueando-o! Também isso aconteceu com um amigo e agora está acontecendo consigo. Parece que estão incomodados com as nossas ideias e tentam criar problemas. Boa sorte pois merece pelo que nos trás ao conhecimento!
    Um beijinho amigo e solidário.

    ResponderEliminar
  14. Olá Manuela, gostaria através deste comentário, manifestar o meu apoio em nome do Diário do Verde para com o seu blog, Sustentabilidade é Acção. Recomendo que encaminhe um pedido de denúncia para o fórum oficial do Blogger, notificando o plágio do conteúdo aqui publicado. Neste artigo, do Dicas para Blogs, você encontrará maiores informações, espero que lhe ajude! Abraços =)

    ResponderEliminar
  15. Caro amigo Luís

    Muito obrigada! Efectivamente, muitas coisas estranhas acontecem na net. Há tempos, estive impedida de ir ao blogger, mas parece que foi geral. Antes disso, tive um vírus por aqui, que não deixava parte das pessoas abrir o blogue, mas após umas semanas descobri donde era (uma ligação a um outro blogue que estava com o vírus e que acabou sendo desactivado).

    Agora, descubro este disparate... Não faço ideia da razão, mas enfim.

    Obrigada e um grande abraço.

    ResponderEliminar
  16. Olá António Gabriel

    Muito obrigada pelo seu apoio!
    Já participei ao Blogger, coloquei o meu nome no "Company name" e enviei. Avisaram logo que iria demorar, mas que veriam o assunto.

    Esss dicas parecem-me também bastante importantes para prevenir. Vou tentar ver melhor para ver como é.

    Obrigada e abraço :)

    ResponderEliminar
  17. Obrigado por compreender a situação, Manuela. Provavelmente, pelo fato de meu blog estar com o código fonte visível (clicando com o botão direito sobre a página e depois em exibir código fonte), o contraventor provavelmente copiou o código tanto do meu blog quanto do seu. Ele o fez cegamente, tanto é que nem alterou no código o e-mail de envio dos comentários do blog, por isso acabei recebendo seu comentário mesmo sem ser dono do blog plagiador. Agora entendo porque meu blog parou de receber visitas há algumas semanas. Provavelmente o contraventor encontrou uma forma de direcionar todas as visitas do meu blog para o dele, ao criar um espelho do meu blog. Notificarei o Google e farei um boletim de ocorrência na delegacia contra este cidadão, aqui no Brasil isso é crime eletrônico.

    ResponderEliminar
  18. Bruno Serafim deixou um novo comentário na sua mensagem "Falta de ética na internet":

    Obrigado por compreender a situação, Manuela. Provavelmente, pelo fato de meu blog estar com o código fonte visível (clicando com o botão direito sobre a página e depois em exibir código fonte), o contraventor provavelmente copiou o código tanto do meu blog quanto do seu. Ele o fez cegamente, tanto é que nem alterou no código o e-mail de envio dos comentários do blog, por isso acabei recebendo seu comentário mesmo sem ser dono do blog plagiador. Agora entendo porque meu blog parou de receber visitas há algumas semanas. Provavelmente o contraventor encontrou uma forma de direcionar todas as visitas do meu blog para o dele, ao criar um espelho do meu blog. Notificarei o Google e farei um boletim de ocorrência na delegacia contra este cidadão, aqui no Brasil isso é crime eletrônico.


    Publicada por Bruno Serafim em Sustentabilidade é Acção a 19 Junho, 2011

    ResponderEliminar
  19. Bruno Serafim

    Transcrevi o seu comentário, que me apareceu na caixa do correio, mas que, não sei porquê, ainda não apareceu aqui no blogue.

    Também já notifiquei o Blogger, com a sua denúncia e com a minha, espero que apaguem o blog plagiador, pelo menos.

    Quanto ao autor, não consegui saber nada sobre a sua identidade.

    Obrigada pela colaboração

    ResponderEliminar
  20. Esperemos que o Blogger resolva o assunto!

    ResponderEliminar
  21. Assunto resolvido :)

    Obrigada a todos pelas dicas e apoio :)

    ResponderEliminar
  22. Afinal o 2º comentário do Bruno Serafim tinha ido directo para SPAM, não sei porquê, pois nunca tinha acontecido neste blogue. Já foi repescado!

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.