sábado, 28 de maio de 2011

Rob Hopkins: Transição para um mundo sem petróleo

Rob Hopkins é co-fundador da Rede de Transição. Permacultor e professor, Rob Hopkins é um empreendedor que passou à acção a nível global, agindo localmente. Começando com a Transição na cidade do Reino Unido de Totnes (Transition Town Totnes), a rede de Transição espalhou-se pela Europa, pela América e por todo o mundo.  Mas de que transição estamos a falar?  Ouça a palestra de Rob Hopkins de 2009 no TED para entender essa transição para um mundo para além do petróleo, onde os consumos energéticos são minimizados e as comunidades se tornam mais conectadas e resilientes.
(Nota: tem legendas também em português do Brasil, em a palavra oil, que significa petróleo, foi traduzida para óleo).



Em Portugal já existem 13 comunidades em Transição registadas na rede internacional: Paredes, Pombal, Telheiras, Portalegre, Gaia, Sintra, Rio Tinto, Coimbra, Cascais, Linda-a-Velha, Aldeia das Amoreiras, e também na na Universidade do Minho e na FCUL - Univ. Lisboa. Espreite a Rede Transição e Permacultura Portugal.

6 comentários:

  1. Antes de irmos a um mundo sem petróleo, que para já considero utópico e antes mesmo da transição, toda a gente devia ver este filme Debtocracy e divulgar! É o futuro dos nossos filhos que está em risco. Na Grécia este filme tornou-se "virulento" pena que cá não aconteça o mesmo, porque os M.C.S. não passariam nunca um filme destes! Os Media pertencem ás corporações ou governos.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  2. Gstei muito da palestra!!
    precisamos pensar no futuro e agir no prresente.

    ResponderEliminar
  3. Transição, transformação, transmutação. Já estou baixando o debtocracy e, na mesma linha, recomendo o ZEITGEIST.

    Precisamos entender que não somos mais os mesmos a cada segundo, dia de trabalho ou ano de vida... e precisamos projetar e propulsionar mudanças para melhor, sempre!

    Juntos somos mais fortes, na web e fora dela.

    Abraços,
    CE
    www.RepensarBrasil.Org
    Uma iniciativa sem fins lucrativos para divulgar pessoas, marcas e projetos sustentáveis.

    ResponderEliminar
  4. @Fadinha: Tás frenética!! eheheheh

    Castiga... Castiga...

    (Duvido é que a Manada deixe de ir pastar aos pastos do costume... acho que a erva destes pastos é OGM e tem químicos viciantes!!)

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.