domingo, 15 de maio de 2011

Car sharing ecológico

No passado mês de Dezembro, em Milão, foi lançada uma rede de aluguer de veículos em sistema car-sharing para aluguer à hora - a e-vai - que se estenderá pela região da Lombardia, em Itália, até 2013.  Os veículos são levantados num ponto e podem ser deixados em outros pontos da rede. A frota é composta por automóveis eléctricos Fiat 500, Fiat Panda e  pelo quadriciclo de 2 lugares Teener.  O vídeo e as fotos são na cidade de Como, onde o serviço arrancou no passado mês de Abril.

Em Lisboa e no Porto já existe "car-sharing" para aluguer à hora, mas falta a parte do "ecológico". A rede de abastecimento Mobi.e lá vai avançando lentamente em Portugal, estando prevista a conclusão da rede piloto para Julho deste ano. Entretanto, já existem quadriciclos eléctricos fabricados em Portugal, como é o caso do Little 4.

Que tal seguir o exemplo de Itália e usar estes veículos menos poluentes e de preferência fabricados no nosso país para o car-sharing? Menos emissões, menos poluição, menos ruído, mais flexibilidade e promoção da economia nacional, que bem precisa!



Claro que há que ter em atenção que os carros eléctricos só poderão ser minimamente ecológicos se as fontes energéticas que abastecem a rede de electricidade o forem! 
Em Portugal, de acordo com dados de Março 2011 disponibilizados pela EDP, a percentagem de fontes de energia renovável na energia comercializada é superior a 50%, portanto, estes veículos são de longe preferíveis aos tradicionais a gasolina ou gasóleo.

12 comentários:

  1. Devagar, devagarinho, querida Manuela, poderemos lá chegar, estou certa disso.
    Tenha uma boa semana.

    ResponderEliminar
  2. Muito bacana a reportagem do carro, mas com certeza, chegamos lá!

    Siga o meu blog tbm, www.praticosustentabilidade.blogspot.com

    Obrigada!

    ResponderEliminar
  3. Minha Querida Amiga Manuela Araújo,
    Adorei o seu post e ainda mais porque referiu o nosso carro ecológico que como eu a maioria do nosso povo desconhece! Numa altura de crise em especial a nossa devemos ter em atenção todos os pormenores e foi o caso! Bem haja por este seu alerta!
    Um beijinho amigo e solidário!
    PS: Tentei mas não consegui levar para a minha Tulha o quadriclo Little 4 mas tive pena pois há que difundir o produto nacional!

    ResponderEliminar
  4. Desculpem o tom de brincadeira, mas os UMM não eram nada ecológicos :)

    Temos veículos de duas rodas, que tem emissões ridiculamente baixas, gastam 2L/100km, mas tem o inconveniente de não mostrar "status" social e de não terem o conforto necessário nem a protecção contra a chuva.

    São fáceis de estacionar, ocupam pouco espaço, escoam bem o transito e são mais rápidos. Italia também os usam em grande numero.

    Porque não começamos por ai!

    Andem de mota, é mais ecológico, mais rápido, mais divertido e estão em contacto directo com todos os elementos da natureza.

    Produzir carros eléctricos não é sustentável, o gasto em energia na produção das baterias, o tempo de carregamento e o valor proibitivo dá para comprarem uma mota por 10% do valor e ainda vos sobra dinheiro para gasolina durante uns valentes 5 anos!

    ResponderEliminar
  5. Olá Maria

    Pois é, devagarinho poderá não ser suficiente, mas parece não existir outro meio (a não ser que cheguemos ao colapso)

    Obrigada pela visita, beijinhos e boa semana :)

    ResponderEliminar
  6. Karen

    Obrigada pela visita. Logo que possa, visitarei seu blogue.

    ResponderEliminar
  7. Olá amigo Luís

    OS carros eléctricos são uma boa alternativa aos a gasolina, a gasóleo e mesmo aos híbridos, quando não se faz grandes viagens. E segundo li, já não me lembro é onde, a média das viagens das pessoas que utilizam carro nas cidades parece que não ultrapassa 30 km nos dias em que pegam no carro. Por isso, seriam adequados para muita gente.

    E o Car sharing com estes carros só pode é melhorar o ambiente poluido das grandes cidades!

    Não sei como não conseguiu levar o Little 4, mas talvez possa levar aqui


    Obrigada, um abraço e uma boa semana :)

    ResponderEliminar
  8. Carlos Vieira

    Claro que é tudo muito relativo: os carros eléctricos são mais sustentáveis que os outros, as motas eléctricas são mais sustentáveis que os carros eléctricos, e as bicicletas são mais sustentáveis que as motas eléctricas :)

    Cada um desses veículos tem o seu campo de acção, a questão é que cada um perceba qual o mais indicado ao menor custo para o bolso e para o ambiente.

    ResponderEliminar
  9. Manuela querida, ando meio ausente por excesso de trabalho, mas voto no seu blog por puro merecimento. Um abraço carinhoso, Liete.

    ResponderEliminar
  10. Querida amiga Manuela tens todo o mérito em ganhar o prémio. Parabéns. Maria

    ResponderEliminar
  11. Querida Manelinha

    O seu blogue merece, indiscutivelmente, este prémio. Tanti auguri e um grande abraço
    Alda

    ResponderEliminar
  12. Queridas Liete, Maria e D. Alda

    É, de facto, um bom reconhecimento este post ter sido nomeado para os Green Blogger Awards de Maio 2011 :)

    Muito obrigada pela vossa mensagem, que é essa que a mim realmente importa: o vosso apoio.

    Mas para o concurso, o voto que conta é o comentário com o título do "post" favorito no site do LX Sustentável, Green Blogger Awards - Maio 2011 (AQUI

    Se puderem ir lá votar, óptimo, se não, agradeço na mesma :)

    Beijinhos e bom fim de semana

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.