domingo, 24 de abril de 2011

Será que destruir a floresta no Brasil vai ser ainda mais fácil?

No Brasil, desde 2010 que está em cima da mesa a alteração ao Código Florestal, que desencadeou uma luta entre os chamados ambientalistas e os chamados ruralistas, com a discussão de um projecto de lei que já vem de 1999. Neste contexto, ruralistas são aqueles que querem continuar transformando zonas naturais e de floresta que deviam ser preservadas, em zonas de cultivo para a criação de gado, são os que querem ficar livres das multas pelo que destruíram até agora; ou seja, são os que querem alterar o Código Florestal, tornando-o bem mais permissivo. Por outro lado, os ambientalistas são os que querem manter o Código Florestal de forma a proteger o ambiente, o ordenamento do território e as florestas, não amnistiando os delitos velhos, mas antes fazendo cumprir a lei.

"A primeira versão do Código Florestal foi aprovada em 1934. A lei foi pensada por naturalistas e pessoas que, mesmo naquela época, tinham ampla visão da importância das florestas. O código surgiu com o intuito de racionalizar o rápido processo de derrubada das florestas nativas, para garantir reservas de lenha – como é alegado –, mas também para preservar as fontes de água, o regime de chuvas e evitar a ocupação de áreas de risco." (Fonte: SOS Florestas)

Para compreender melhor o que está em jogo, visite a página SOS Florestas, onde tudo está explicado e onde fui buscar o vídeo abaixo, bem claro e sucinto. Do outro lado, os argumentos dos produtores. E ainda, mais razões escondidas dos lobbies para esta alteração, que começam a aparecer (a corrupção, claro, uma boa porção de deputados a serem altamente beneficiados com a alteração ao Código Florestal).



No Brasil, o SOS Floresta prepara uma campanha de mobilização contra a alteração ao Código Florestal,  que terá o seu ponto alto a 28 de Abril. Veja aqui como.

Mais uma vez, a economia e os interesses de alguns ditam a destruição da natureza e de recursos fundamentais para o equilíbrio do planeta. Se coloca o ambiente, a sustentabilidade e o planeta Terra à frente dos interesses económicos, ajude os defensores do Código Florestal do Brasil e envie o seu pedido aos deputados brasileiros, através da petição da AVAAZ:


"Aos deputados brasileiros:
Nós pedimos que vocês rejeitem as propostas de alteração do Código Florestal Brasileiro que aumentam o desmatamento e anistiam crimes ambientais. Qualquer mudança nesta lei deverá fortalecer proteções ambientais e favorecer pequenos agricultores. Por favor, protejam o patrimônio natural e o futuro do Brasil."

É preciso reflectir numa coisa: ao continuar a querer (e a crer) que o crescimento económico se faça à custa da destruição da natureza e seus equilíbrios, está-se a pôr em causa o futuro das futuras gerações. Isto chama-se insustentabilidade! 

Além disso, tanto estamos numa época de urgente protecção da floresta que este  é o Ano Internacional  da Floresta, por isso alterar leis para a desproteger é um verdadeiro retrocesso na civilização!

7 comentários:

  1. Pouco mais há a dizer, Manuela. É por demais evidente o que está a passar-se. O que mais assusta qualquer pessoa amante da boa preservação da Natureza (e não só)é o que se consegue fazer à margem da lei, mesmo quando esta é bem clara.
    A propósito disso, convido-a a ver o que penso da Lei, seja em que caso fôr, neste meu poema:
    http://www.marialetra.com/visualizar.php?idt=2780911
    Nele digo o que penso.
    Não gostaria de repetir-me, mas continuo "agarrada" à minha conficção do que seria necessário fazer para que a lei fosse cumprida: começar pelas bases, formando novas gerações, reformando mentalidades nas gerações anteriores, viciadas em
    atitudes incorretas, sobretudo quando da Natureza se trata.
    Boa Páscoa, Manuela!

    ResponderEliminar
  2. Nós "riquinhos" continuamos a ser hipócritas. Todas as florestas, desde o Canadá, passando pelo Brasil, indo à Indonésia, estão a ser destruídas por nossa culpa. Nesses países as pessoas que lá vivem apenas querem o mesmo que Nós, dinheirinho para comprar bens fúteis, carros, casas boas, e energia com fartura.
    Nós, hipocritamente, andamos armados em Ecologistas. Aliás... se calhar alguns poderão estar a ler esta mensagem e a comer um Kit-Kat, ou a comer algo feito de soja, ou no fim vão dar uma volta de carro a (bio)gasóleo ... antes de nos preocuparmos com a miséria que se passa lá fora... devíamos era limpar a nossa miséria... Plano Nacional de Barragens tlim-tlim!!! Em vez de biocombustíveis: carros apenas com motores até 1000cc e limitadores de velocidade (e leves de preferência) e muitas outras coisas que nós poderíamos fazer para evitar o inevitável... mas simplesmente não fazemos, porque não queremos abrir mão da "boa vida" que pensamos que temos! Mas que em breve irá acabar...

    ResponderEliminar
  3. a luta é diária, constante e os efeitos em doses homeopáticas, tomara consigamos reverter o quadro para que no futuro que já chegou sejamos absolvidos ou condenados pra sempre!
    continuemos assim mesmo!
    bj manu e que as fadas da floresta te fortaleçam cada vez mais e que isso se expanda e contagiea nós e aos outros!

    ResponderEliminar
  4. Minha cara amiga, como eu entendo o seu estar e o seu dizer. Como compreendo que qualquer crime assim cometido em longínquo lugar nos atinge aqui, por inteiro. Como eu sei que a gana e os poderes são do mesmo ADN dos que aqui não nos dão tréguas. Mas não consigo a elasticidade de estar presente em tantas frentes. A prioridade é por mim dada ao que se passa aqui. Tem de ser. Socorrendo o quintal ao lado posso ver o meu assaltado. Egoismo? Talvez. Mas perder a cidadania é um risco que não podemos correr... por isso hoje não posso estar consigo. Tenho que estar comigo!
    Mas voltarei, as suas lutas são também as minhas (só que com outras prioridades...)

    ResponderEliminar
  5. Bola da neve... efeito bola de neve. A partir de agora, é um pulinho para o abismo e ninguém está muito ralado com as gerações futuras... pelo menos, quem tenha poder de decisão...
    Depois a culpa é dos fumadores... eheheheheh QUE SOCIEDADE HIPÒCRITA!
    Isto para não falar no total abandono em que está a floresta em Portugal!

    ResponderEliminar
  6. Concordo contigo, Voz!
    Há muito a fazer por cá. Plano Nacional de Barragens, transgénicos, animais (nós incluídos), nuclear, etc, etc. Vamos todos a isso?

    ResponderEliminar
  7. Dei-te um pequeno presente visita em:
    http://lilianacristina.wordpress.com/2011/04/26/sunshine-award-2011/
    Beijo

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.