quinta-feira, 28 de abril de 2011

Pare a directiva sobre produtos tradicionais à base de plantas!

É já no princípio da próxima semana que entra em vigor uma directiva europeia que pretende acabar com o livre comércio da maioria dos produtos à base de ervas medicinais.  No entanto, venenos como o glifosato (vulgarmente conhecido Roundup, da Monsanto), e tantos, tantos, outros continuam livremente à venda. Dá para entender? Eu não consigo, a não ser se tiver em conta que grandes multinacionais estão por trás disto tudo.

Se acha que merecemos o direito a escolher livremente produtos à base de ervas medicinais, assine as petições da GAIA HEALTH e da AVAAZ contra esta directiva.

Petição GAIA HEALTH:
"Solicitamos à União Europeia que ponha fim à directiva sobre produtos medicinais tradicionais e de origem vegetal (sigla inglesa ‘THMPD'), Directiva 2004/24/EC, que se prepara para remover o acesso à grande maioria de produtos à base de plantas a partir de 30 de Abril de 2011.
A 'THMPD' reduz os direitos de auto-determinação na gerência de saúde de cada cidadão europeu. Ultrapassa os controlos razoáveis sobre produtos perigosos, e entra na dimensão de coerção ao limitar as opções para tratamento de problemas de saúde.
O acesso do público a produtos à base de plantas medicinais que tradicionalmente têm estado livremente à disposição tem de continuar ininterrupto."

Petição AVAAZ:
"As concerned EU citizens, we call on the Commission to amend the THMPD Directive, suspending the draconian measures against herbal medicines and removing all barriers to traditional remedies with a long history of use inside and outside Europe. We further call on our governments to refuse to comply with this Directive until it is amended. We have a right to choose among all remedies and medicines that can keep ourselves and our families healthy."

2 comentários:

  1. Está tudo cada vez mais perigoso.
    Não há coerência de nenhuma espécie. A única via que nos rege, é a do capitalismo sem nenhum tipo de ética e muito menos, humanidade.
    É triste para além de que se deixarmos para trás e a maioria não querer saber, irá ser muito difícil voltar para trás.
    Já perdemos muitas coisas na natureza e não só, sem a maioria de nós se dar conta.
    Mais triste, é a resposta que muita gente dá: se for a pensar nestas coisas, é uma chatice, não vale a pena...
    Mas há uma minoria que não se dá por vencida e segue em frente.
    E as grandes mudanças, têm sido feitas, exactamente por minorias com sentido ético.
    E claro, já fiz a divulgação disto.

    A favor do nuclear, dos OGMs, dos "venenos", mas plantas naturais e medicinais é que não.

    A incongruência e a falta de ética pairam sobre nós.

    ResponderEliminar
  2. Olá Manuela,

    Peço desculpa, mas peguei no teu texto e postei-o no "cronicas".
    Penso que é da maior importância que todos assinemos, daí...
    Beijinho, e obrigada por mais este alerta.

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.