sexta-feira, 22 de abril de 2011

Dia da Terra 2011 - O tempo chegou ...---... de SOS



"Reconhecer que todos os seres são interdependentes e cada forma de vida tem valor, independentemente de sua utilidade para os seres humanos."

Este é o primeiro dos princípios da Carta da Terra, de que falei aqui há um ano atrás. E para assinalar o Dia da Terra 2011, deixo-vos dois belos presentes que me foram oferecidos: o vídeo O Tempo Chegou de Voz a 0 db (do blogue O Tempo Chegou...) e o poema S.O.S. de Maria Letra (do blogue Caminhos de Cristal), que a ambos, e mais uma vez muito agradeço.
S.O.S.

Me chamo Planeta Terra!
Socorro! Estou-te gritando!
Estou sofrendo . .. Estou aflito …
Contra o mal, eu estou em guerra,
Porque me está sufocando,
O meu derradeiro grito.

Me chamo Planeta Terra!
Socorro! Eu estou clamando,
Que cuides de mim, agora.
Do que a minha dor encerra,
Perdi a força, o comando,
O meu fim já não demora …

Me chamo Planeta Terra!
Socorro! Que eu estou sofrendo!
No mal, que me está matando,
Há um calor que me aterra,
E que o mundo não está vendo,
Mas que sei estar aumentando.

Me chamo Planeta Terra!
Socorro! Façam mudanças,
No vosso errado viver.
Há uma loucura, aferra,
A vis hábitos de heranças,
Que me estão a corroer.

Me chamo Planeta Terra!
Socorro! Cortem nos gases,
Na carne e na energia.
Plantem árvores. Não erra
Aquele que corta, nas bases,
Os podres da vilania.


Salvem o Planeta Terra!
Organizem debates!
Cultivem árvores!
Observem o inimigo!
Recorram ao que é Natural!
Reciclem sempre que possível!
Optem pela conservação do Planeta!

Maria Letra
Março de 2011

20 comentários:

  1. Manuela,
    Não posso deixar de me sentir grato por constatar que há pessoas que fogem à "pequenez" de certos olhares e conseguem ter uma perspectiva global das coisas, intervindo de acordo com a sua consciência cívica. É o seu caso. O seu trabalho neste espaço é de salientar.

    Bj

    ResponderEliminar
  2. Olá, Manuela. Vim te dizer que Arauto da Consciência mudou de nome (mas não de link): agora é Consciencia.blog.br

    Te peço que mude o nome no blogroll pra Consciencia.blog.br (é assim mesmo, o link virou o nome).

    Abs

    ResponderEliminar
  3. Manuela
    Muito tenho reflectido sobre esta interligação, este entretecer do cosmos, esta ligação recíproca de laços de interdependência. Creio que só a consciência da interligação entre todos os seres e a tudo o que existe levará a uma maior responsabilização em cada um dos nossos actos neste nosso planeta. Como disse no "Optimismo" - e passo a transcrever - tudo nos convoca para uma mudança, para uma reconciliação.
    Em vez de nos consagrarmos unicamente à busca de soluções técnicas para poluir menos, devemos reflectir profundamente na nossa interdependência numa mesma “CASA”. A mudança, para a qual somos convocados, exige um alargamento da nossa consciência individual e colectiva. Como nos diz Marie Romanens: “Uma escuta atenta de si e do outro, um questionamento profundo dos nossos actos, da nossa forma de ser numa relação, de nos alimentarmos, de consumirmos e ocuparmos o lazer”.
    Marie Romanens interpela-nos com os seguintes convites:
    - Recusar a lógica da separação ao investir em laços mais humanos com os nossos próximos, estrangeiros e natureza.
    - Reconhecer a natureza como o espelho das nossas almas – imergirmo-nos regularmente nela, para nos sentirmos plenamente (re)ligados e responsáveis pelo seu futuro.
    - Descobrir o prazer de ser – investir em domínios que solicitem a nossa criatividade, singularidade.
    - Potencializar, o mais possível, os nossos talentos na família, trabalho, amigos ou associações.
    Convites a “viver de uma forma mais humana, mais responsável, mais alegre”, com um sentido que, por vezes, tanta falta nos faz.

    Não pretendia postar hoje, mas o seu post inspirou-me e vou fazê-lo. Obrigada, Manuela, sempre. Uma feliz Páscoa para si.
    Teresa

    ResponderEliminar
  4. No dia da Terra, podemos homenagear aqueles que morreram por causa das energias verdes:

    http://ecotretas.blogspot.com/2011/04/acidentes-eolicos-em-portugal.html

    Ecotretas

    ResponderEliminar
  5. A sua dedicação a esta causa, que defende com tanta garra, nunca desanimando, enche o meu coração de alegria, Manuela. Saber que há pessoas assim, motiva-nos a continuar numa luta cujo primeiro objetivo, numa fila interminável de outros, é a necessidade de mudança de hábitos. Há que, urgentemente,DEFENDER O NOSSO PLANETA, esse globo - mais redondo ou menos redondo, não importa - que nos permite ocupá-lo dando-nos tudo o que tem, quantas vezes negligenciado por quem deveria amá-lo INCONDICIONALMENTE!
    Um grande, grande abraço, Manuela e obrigada por ter reconhecido, no meu poema, algum mérito para ser colocado num blog com tanto valor e que nem sempre, por falta de tempo, visito. Má administração do meu tempo? Não recusaria aceitar essa culpa.

    ResponderEliminar
  6. Não me lembrava que hoje era o dia mundial da terra. Obrigada por nos lembra a todos que o nosso planeta pede socorro e que só unindo esforços conseguiremos melhorar este nosso mundo; todos juntos seremos capazes. Um beijinho e mais uma vez obrigada pelo seu incansável trabalho a favor de uma causa que deveria ser de todos nós. Uma boa Páscoa.
    Emília

    ResponderEliminar
  7. Eu continuo, pacientemente, esperando ver desaparecer deste blogue as ligações (contas) do Facebook e do Twitter...

    Eu já ajudei um bocadinho o Planeta e a Mãe Natureza... a contar comigo já 2 pessoas abandonaram o FaceCOALBook... é pouco? É... mas é melhor que nada!

    ResponderEliminar
  8. Caetano Veloso e a Terra

    http://www.youtube.com/watch?v=9YgDmt1FoT0&playnext=1&list=PL06D17F0A2C2A39C2

    Viva a Terra! Viva a Vida!

    ResponderEliminar
  9. Desculpem-me, aconteceu um erro.
    O que eu queria deixar aqui, é isto:

    http://www.youtube.com/watch?v=9YgDmt1FoT0

    Um hino á "nossa" Terra pelo Caetano Veloso

    ResponderEliminar
  10. AC

    Muito obrigada por gostar deste espaço e de o manifestar aqui, o que me dá mais força para continuar (e responsabilidade também, claro).

    Um abraço

    ResponderEliminar
  11. Olá Robson

    Gostei do novo nome e visual do seu blogue; também não gostava muito do “Arauto” exactamente pelas mesmas razões que você apontou no seu blogue. Está muito melhor. Mudei já no blogroll, mas o “banner” fica o mesmo até você mandar um novo.

    Bom fim de semana

    ResponderEliminar
  12. Teresa

    Não sei que lhe dizer, a não ser que adorei o texto do seu comentário :) É mesmo isso!

    Muito obrigada, boa Páscoa para si também, e em breve faço uma visita o seu "optimismo em construção".

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  13. Ecotretas

    Não me parece que o Dia da Terra seja o dia ideal para homenagear pessoas.

    De qualquer modo, e apesar de as pessoas serem os maiores causadores dos problemas da Terra, podemos sempre homenagear em qualquer altura aqueles que morreram ou sofreram por a defenderem. À Terra ou à Humanidade. Podemos homenagear todos aqueles que morreram por acidentes nas eólicas, nas barragens, nas centrais nucleares, ou vítimas de doenças causadas pela poluição motivada pela queima do carvão e do petróleo, de doenças causadas pela alimentação errada e envenenada imposta pela sociedade de consumo e pelas mega-corporações, ou vítimas de desastres causados por sismos, por excessos climáticos, por inundações, sejam eles de origem humana ou natural.

    Podemos também homenagear todos aqueles que morreram vítimas da guerra e estupidez humana, que é infinita! Em qualquer dia, em qualquer hora. Porque são muitos, muitos mesmo!

    ResponderEliminar
  14. Maria Letra

    Eu é que tenho de lhe agradecer o seu intenso e apelativo poema, dando voz à Terra e ao pedido de socorro que ela grita a plenos pulmões, mas que a maioria parece não saber descodificar.
    Quanto ao seu tempo, tenho a certeza que faz um óptima gestão, pois com todas as suas actividades ainda arranja um tempinho para vir aqui fazer uma visita de vez em quando.

    Por isso, uma abraço e muito obrigada :)

    ResponderEliminar
  15. Emília

    Muito obrigada pela visita e pelo comentário. Penso que este "Dia da Terra" serve para recordar às pessoas de que deviam lembrar-se todos os dias de proteger a Terra. Porque, na realidade, somos nós, humanos, que precisamos dela, e não o contrário. Quando ela se "encher" das nossas "barbaridades" (e falta pouco), ela pura e simplesmente nos elimina (se nós não nos eliminarmos antes)!

    Beijinhos e boa Páscoa para si também :)

    ResponderEliminar
  16. Olá Voz

    Antes de mais, obrigada pelo vídeo que ofereceu de presente a quem o quis (que foi o meu caso) e por permitir divulgá-lo. Está muito bem conseguido!

    E quanto ao facebook, enquanto eu considerar que ajudo mais o planeta passando a mensagem às pessoas que por lá andam do que em cancelar a conta, por lá continuarei. Bem sabe que a mensagem que procuro transmitir pode não ser muito bem transmitida, mas vai muito além da redução do consumo de carvão.

    ResponderEliminar
  17. Olá Ana Teresa

    Adoro essa música do Caetano Veloso, parece feita de propósito para o dia da Terra. Obrigada por lembrá-la :)

    "Viva a Terra! Viva a Vida!"

    Um abraço :)

    (Nota: os dois links funcionaram bem e levaram ao mesmo vídeo)

    ResponderEliminar
  18. Pois é, Manuela, esta música comove-me cada vez mais. É uma música de infância...Quando a ouvia, sentia-a como se todos sentissem as palavras do Caetano. Hoje, ouço-a com um sentimento ambíguo: por um lado, vejo o "homem", como um mágico que me encanta, enquanto percursor de actos e sentimentos tão bonitos e profundos, por outro lado, completamente o oposto.
    É assim...fosse o carinho pela nossa casa TERRA, as palavras do Caetano e a correspondência deste poema, da nossa parte (humanidade), em acções.

    Um abraço muito, muito grande...

    ResponderEliminar
  19. 1 O Voz tem assim um dom para encontrar coisas belas... O filme é um must! e está também de Parabéns pelas fotos que escolhe lá no seu blogue.
    Quanto ao teu post, está como sempre, o máximo e vendo aí o Floco, o gatarrão maluco, ainda mais bonito ficou. O texto da Maria Letra foi muito bem escolhido!
    Enfim, estão todos de Parabéns! :)
    Já agora:
    Cultivo árvores, vivo da reciclagem, desde roupa até móveisreciclo, só uso tecnologia em 2ª mão, de salientar que nunca comprei um tlm... uso os que já passaram de moda e ninguém quer e têm durado! calhamaços?! quero lá saber.
    Observar o inimigo?... tenho um dom! poucos me batem nesse campo, excepto ali o Voz, claro! :)
    Recorrer ao que é Natural, penso ser algo que nasceu comigo.
    A Natureza tem-me compensado IMENSO! porque sou FELIZ! :)
    Um beijinho e Parabéns pelo post!

    ResponderEliminar
  20. Ana e Lena

    Tenho tido pouco tempo, de modo que só agora pude responder: OBRIGADA às duas pela participação e por ajudarem a preservar esta Terra que é única e finita!
    Obrigada também pelo comentário e inspiração :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.