terça-feira, 8 de março de 2011

Uma em cada três mulheres é vítima de violência

Uma em cada três mulheres é vítima de violência.

Numa parte do mundo, e nos últimos 100 anos, as mulheres já melhoraram o seu estatuto, já têm mais direitos, mais oportunidades, mais liberdade e mais voz que as suas antepassadas; mas ainda estão longe de chegar à igualdade de género.
Mas em outras partes do mundo, mulheres e meninas continuam a ser discriminadas, violentadas, caladas, escravizadas, assassinadas.

Mais lá. Mas também cá!

Fazer leis para as proteger não basta, é preciso mudar culturas.



No passado mês de Julho de 2010, a Assembleia Geral das Nações das Nações Unidas criou a  UN Women (ONU Mulher), órgão das Nações Unidas para a Igualdade de Género e Capacitação da Mulher. Assim, este 100º Dia Internacional da Mulher é o primeiro após a criação desta instituição que integra quatro outras instituições preexistentes, entre as quais a UNIFEM. Uma das prioridades deste organismo é a eliminação da discriminação e violência contra as mulheres.

"A igualdade de género não é apenas um direito humano básico, mas a sua concretização traz enormes implicações sócio-económicas. Capacitar as mulheres faz prosperar a economia, estimulando a produtividade e o crescimento.
No entanto, as desigualdades de género permanecem profundamente enraizadas em todas as sociedades. As mulheres têm mais dificuldade no acesso a trabalho decente e enfrentam a segregação e disparidades salariais entre homens e mulheres. Em muitos lugares do mundo, a elas é negado o acesso à educação básica e à saúde. Mulheres em todas as partes do mundo sofrem violência e discriminação. Elas estão sub-representadas nas camadas decisórias da política e da economia" (Fonte: UN Women)

Mais de 1,8 milhões já disseram não à violência contra as mulheres em Say NO UNitE. - End Violence against Women. Junte a sua voz e diga você também NÃO. Lembre-se do poder das palavras.

7 comentários:

  1. Encontro excelente e oportuna forma de lembrar esta data. Poucas foram as mulheres (amigas) na blogosfera que optaram por falar de direitos...

    Deixo a minha homenagem, com (quase) tudo o que haverá que dizer sobre a mulher

    Mulher é mãe, de ter
    Mulher é mão, de afagar
    Mulher é pão, de comer
    Mulher é trabalho barato
    Mulher é doce, de beijar
    Mulher é agasalho, de enternecer
    Mulher é querida
    Mulher é tudo na vida
    Mulher até é pai
    Quando isso de ser mulher
    é de todo em todo esquecida

    ResponderEliminar
  2. Rogério

    Nem sei como lhe agradecer o seu comentário, com as amáveis palavras e o belíssimo poema, mas apenas o farei do modo mais simples e sincero que sei:

    OBRIGADA!

    ResponderEliminar
  3. Sou iniciante no assunto mas acredito que bons exemplos de engenharia são: Engenharia Comercial / Industrial e Engenharia Civil

    ResponderEliminar
  4. 1 em 3, é um número muito triste.
    A mim parece-me que enquanto não mudarmos de sistema, isto continuará.
    Está tudo interligado.
    Ética é preciso, sem ela, a solidariedade esvai-se.

    ResponderEliminar
  5. Querida Manuela,
    Faço link e agradeço... solidária, amiga e de todo o coração.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  6. Ana Teresa

    Uma em três é um número triste, violento e injusto. Mas neste caso, julgo que o problema maior não é este sistema que nos mina em tantas frentes. Julgo que a ignorância é mesmo a maior razão, aliada, claro está, a maus instintos!

    Por isso, concordo consigo quando diz que é preciso ética, que tanto falta no mundo.

    ResponderEliminar
  7. Ana Paula

    Um sincero agradecimento pela referência no seu blogue A Nossa Candeia, que muito me honra.

    Obrigada e beijinhos :)

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.